A Importância dos cuidados na gravidez, parto e pós-parto das mulheres Guarani Kaiowá da terra indígena Pirakua, Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Irene Reginaldo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5570
Resumo: Koa ko tembiapo oguereko kakuaa mbarete ore guarani kaiowápe, mbaeiko ha’e omombe’u kuña kuera oikóva tekoha Pirakuá, município de Bela Vista, Mato Grosso do Sulpe ohasáva imembyove ha imembyrire. Ohasa ára ha ava kuéra arandu tee ou ikãngy, ymã ndaha’éi akue upeicha ko’ãva jekuaapy oñemomba’etee va’ekue mayma pehengue kuérarupi, sy, túva, jari ha nhamõirupi. Mayma yvypóra oiporu hekópe va’ekue upe nhenhongatu ha onhembohasa joapyri pyri va’ekue umi kunumime ha guãcha mirĩ kuérape ha umi jari ha nhamõi kuéra he’i umi jekuaapy kunha hyeguasúva ha ipehengue kuéra ndo japóirõ hekópe mitã henhõi jave ndahekopái terã nonhe’ẽi. Ha tembi’u avei, kunha rye guasúva ndaikatui opaichaguarei ho’u ha nohenduséirõ, ipasy’aramo mitãre heo’ã rei rei upeichagua, kunha hyeguasu jave ha’e ha imena tekotevẽ o japopaite porã umi jekuaapyregra ou terã kunha ha mitã oiko asýta, ko’ãva ahai haguã anhomongeta umi jari, nhamõi, nhande ru, nhande sy ha opomomembykuaáva kuéra ndive. Upéva che ajapo ikatu haguãicha aikuaa porãve mba’eichapa ymave umi kunha kuéra oiko araka’e, hesãi haguã hye guasu jave ha avei aikuaa porãve haguã ha amomba’e guasu haguã teko ymaguare.
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Ohasa ára ha ava kuéra arandu tee ou ikãngy, ymã ndaha’éi akue upeicha ko’ãva jekuaapy oñemomba’etee va’ekue mayma pehengue kuérarupi, sy, túva, jari ha nhamõirupi. Mayma yvypóra oiporu hekópe va’ekue upe nhenhongatu ha onhembohasa joapyri pyri va’ekue umi kunumime ha guãcha mirĩ kuérape ha umi jari ha nhamõi kuéra he’i umi jekuaapy kunha hyeguasúva ha ipehengue kuéra ndo japóirõ hekópe mitã henhõi jave ndahekopái terã nonhe’ẽi. Ha tembi’u avei, kunha rye guasúva ndaikatui opaichaguarei ho’u ha nohenduséirõ, ipasy’aramo mitãre heo’ã rei rei upeichagua, kunha hyeguasu jave ha’e ha imena tekotevẽ o japopaite porã umi jekuaapyregra ou terã kunha ha mitã oiko asýta, ko’ãva ahai haguã anhomongeta umi jari, nhamõi, nhande ru, nhande sy ha opomomembykuaáva kuéra ndive. Upéva che ajapo ikatu haguãicha aikuaa porãve mba’eichapa ymave umi kunha kuéra oiko araka’e, hesãi haguã hye guasu jave ha avei aikuaa porãve haguã ha amomba’e guasu haguã teko ymaguare.Esta pesquisa tem a finalidade de valorizar os saberes e costumes tradicionais dos Guarani Kaiowá, a partir dos cuidados na gravidez, parto e pós-parto de mulheres indígenas da aldeia Pirakua, Bela Vista, Mato Grosso do Sul. Esses conhecimentos vieram se enfraquecendo com as mudanças ocorridas na vida dos indígenas na sociedade envolvente. Além das minhas experiências, numa metodologia de autoetnografia, este trabalho dialogou com as anciãs, os anciãos, as parteiras e as ñandesy (rezadeiras), para obter mais conhecimento em busca de informações relacionadas a isso, para compreender como eram as vivências naquela época; e qual era a maneira e as técnicas de um bom parto para a criança nascer saudável. Antigamente, essas regras de cuidado eram muito respeitadas pelas famílias na gestação. Esses costumes eram cumpridos por toda a família: pelo pai, mãe, avós paternos e maternos. Todos tinham que obedecer a essa regra de resguardo. Essa tradição era muito respeitada e repassada de geração a geração; os anciões relatam que, se a mulher grávida e a família não obedecerem à regra, pode haver uma má-formação na criança ou outros tipos de consequências das desobediências. As principais regras a serem cumpridas na gravidez de uma mulher são as responsabilidades específicas de resguardo, de saúde, de acordo com a cultura a ser praticada, e também cuidar dos alimentos consumidos para não dar efeitos como convulsões ou outras consequências, que na nossa língua denominamos pasy’a. Durante a gestação, os cuidados devem ser redobrados por parte dos pais. Se essas regras não fossem cumpridas, a mulher grávida poderia sofrer no dia do parto, e também a criança nasceria com alguma sequela. A partir dos resultados desta pesquisa, podemos contribuir para ampliar o conhecimento dos jovens para que essa prática seja fortalecida, por ser tão importante para as mulheres, e especialmente para as futuras mamães, conhecer e valorizar esses costumes e saberes.Esta investigación tiene como objetivo valorar los saberes y costumbres tradicionales del pueblo indígena Guaraní Kaiowá, a partir del estudio de los cuidados durante el embarazo, parto y puerperio entre mujeres indígenas de la aldea Pirakua, en Bela Vista, Mato Grosso do Sul, Brasil. Este conocimiento se ha ido debilitando debido a los cambios en la vida de los indígenas en la sociedad circundante. En el pasado, estas reglas de cuidado eran muy respetadas por las familias cuando las mujeres estaban embarazadas. Además de mis vivencias, relatadas en una metodología autoetnográfica, este trabajo dialogó con los ancianos, las parteras y las ñandesy (curadoras), para obtener más conocimiento en busca de información relacionada con este tema, con el fin de comprender cómo vivía la gente en ese tiempo, y cuál era la manera y las técnicas de un buen parto para que el niño naciera sano. Las costumbres eran seguidas por toda la familia: el padre, la madre, los abuelos paternos y maternos. Todos tenían que obedecer las reglas de cuidado. Esta tradición fue muy respetada y transmitida de generación en generación; los ancianos informan que, si la mujer embarazada y su familia no obedecen la regla, puede haber una malformación en el niño u otras consecuencias de la desobediencia. Las principales reglas a cumplir en el embarazo de una mujer, además de las responsabilidades cotidianas de salud según la cultura practicada, consisten en cuidar los alimentos consumidos para no causar efectos como convulsiones u otras consecuencias, que en nuestro idioma llamamos pasy'a. Durante el embarazo, los padres deben redoblar los cuidados. Si no se cumplieran estas reglas, la mujer embarazada podría sufrir el día del parto, o el niño nacería con defectos. A partir de los resultados de esta investigación, podemos contribuir a ampliar los conocimientos de los jóvenes para que esta práctica se fortalezca, pues es tan vital para las mujeres, y en especial para las futuras madres, conocer y valorar estas costumbres y saberes.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-06-06T22:46:01Z No. of bitstreams: 1 IreneReginaldoGomes.pdf: 3154317 bytes, checksum: bf995f454f10371fad85bd6f693a6864 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-06T22:46:01Z (GMT). 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