Consultoria colaborativa escolar na educação infantil: desafios da parceria escola-família durante a Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Adriana Sanches Sisto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4653
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFGD, na linha de Processos Comportamentais e Cognitivos, no conjunto de investigações do grupo de Pesquisa Processos de Saúde e Desenvolvimento: Investigações e Intervenções. A investigação teve os familiares como participantes, sendo direcionada a famílias com filhos de 1 a 3 anos de idade, frequentadores de um Centro de Educação Infantil de Dourados - MS, em atividades domiciliares durante o isolamento social em função da pandemia por Covid-19. Esse contexto exigiu o delineamento de novas estratégias junto às famílias, as quais passaram a atuar como mediadoras do processo educativo proposto pela Educação Infantil. A presente dissertação teve por objetivo geral o desenvolvimento de uma proposta de Consultoria Colaborativa Educacional à distância, possibilidades e desafios, junto às famílias de crianças da Educação Infantil no contexto da Covid-19. Especificamente, buscou-se: a) investigar as condições gerais de saúde e segurança de seus filhos de até 3 anos de idade durante a pandemia; b) estabelecer uma parceria escola-família que pudesse viabilizar a implementação das atividades propostas pela Educação Infantil no contexto natural das famílias. O estudo foi estruturado em duas fases, sendo a primeira de caracterização (Estudo 1) e a segunda de intervenção (Estudo 2). Na primeira fase, participaram 25 mães e seus respectivos filhos, de 1 a 3 anos de idade, matriculados em um Centro de Educação Infantil. A segunda fase foi disponibilizada a todas as famílias, com um recorte de 11 participantes para esta dissertação. Na Fase 1, a pesquisadora buscou identificar as necessidades e potencialidades percebidas pelas mães no contexto de isolamento social. Utilizou um grupo de WhatsApp para avisos coletivos e agendamento. Individualmente, em vídeo chamada do WhatsApp, realizou a entrevista inicial, com questões semiestruturadas sobre as condições de segurança da família durante a pandemia e observações acerca do desenvolvimento de seus filhos. As mães relataram com alta frequência estratégias de cuidado quanto à higiene e ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pela família. Sobre o desenvolvimento de seus filhos, indicaram avanços na área de Linguagem e Desenvolvimento Motor, mas pouco relacionaram as atividades da vida diária com as situações promotoras de desenvolvimento, o que indicou para esse grupo necessidades de intervenção nessa área. O protocolo do Inventário Portage Operacionalizado (IPO) foi utilizado pela pesquisadora como instrumento inicial para proposição de práticas educativas no contexto natural na Fase 2. A partir dos descritores do protocolo, organizados em três subclasses para a idade de um a 3 anos (vestuário, alimentação e higiene) e a subclasse evitar riscos para idade de 2 a 3, a pesquisadora, que também era professora das crianças, propôs, junto às mães, um plano individualizado de intervenção. Inicialmente, apresentou uma devolutiva sobre a entrevista inicial e foi avaliada a viabilidade de inserção das atividades de autocuidados no planejamento da rotina de seus filhos. A partir de então, iniciou-se uma avaliação-intervenção de três semanas. Cada mãe escolhia a área em que gostaria de começar, indicava as habilidades que seu filho já realizava, as que precisava de apoio e o que ainda não fazia (ou não tinha observado). Na sequência, a consultora conversou sobre estratégias a serem desenvolvidas no ambiente da criança, a partir da sua realidade e possibilidades. As mães demonstraram um bom envolvimento durante o processo de consultoria. Para o grupo, realizou-se uma comparação dos momentos pré e pós intervenção, a partir do teste de Wilcoxon, indicando ganho significativo para a área de autocuidados (p=0,005), principalmente nas subclasses vestuário (p=0,017) e higiene (p=0,008). A relação de atividades do cotidiano como inerentes ao processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil pode favorecer o diálogo entre os profissionais da educação infantil e as famílias, de forma participativa, sem que haja uma sobrecarga de atividades para os pais, visto que as atividades propostas ocorrem no contexto da família.
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A investigação teve os familiares como participantes, sendo direcionada a famílias com filhos de 1 a 3 anos de idade, frequentadores de um Centro de Educação Infantil de Dourados - MS, em atividades domiciliares durante o isolamento social em função da pandemia por Covid-19. Esse contexto exigiu o delineamento de novas estratégias junto às famílias, as quais passaram a atuar como mediadoras do processo educativo proposto pela Educação Infantil. A presente dissertação teve por objetivo geral o desenvolvimento de uma proposta de Consultoria Colaborativa Educacional à distância, possibilidades e desafios, junto às famílias de crianças da Educação Infantil no contexto da Covid-19. Especificamente, buscou-se: a) investigar as condições gerais de saúde e segurança de seus filhos de até 3 anos de idade durante a pandemia; b) estabelecer uma parceria escola-família que pudesse viabilizar a implementação das atividades propostas pela Educação Infantil no contexto natural das famílias. O estudo foi estruturado em duas fases, sendo a primeira de caracterização (Estudo 1) e a segunda de intervenção (Estudo 2). Na primeira fase, participaram 25 mães e seus respectivos filhos, de 1 a 3 anos de idade, matriculados em um Centro de Educação Infantil. A segunda fase foi disponibilizada a todas as famílias, com um recorte de 11 participantes para esta dissertação. Na Fase 1, a pesquisadora buscou identificar as necessidades e potencialidades percebidas pelas mães no contexto de isolamento social. Utilizou um grupo de WhatsApp para avisos coletivos e agendamento. Individualmente, em vídeo chamada do WhatsApp, realizou a entrevista inicial, com questões semiestruturadas sobre as condições de segurança da família durante a pandemia e observações acerca do desenvolvimento de seus filhos. As mães relataram com alta frequência estratégias de cuidado quanto à higiene e ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pela família. 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A relação de atividades do cotidiano como inerentes ao processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil pode favorecer o diálogo entre os profissionais da educação infantil e as famílias, de forma participativa, sem que haja uma sobrecarga de atividades para os pais, visto que as atividades propostas ocorrem no contexto da família.This study was developed with the Graduate Program in Psychology at UFGD, in the line of Behavioral and Cognitive Processes, in the set of investigations of the Research group on Health and development processes: Investigations and interventions. The investigation was directed to families with children from one to three years old, attending a Childhood Education Center in Dourados-MS, in household activities during social isolation due to the pandemic by Covid-19. . . This context required the design of new strategies with the families, who started to act as mediators of the educational process proposed by Early Childhood Education. The present dissertation had as its general objective the development of a proposal for Collaborative Educational Consultancy at a distance: possibilities and challenges, with the families of children in Early Childhood Education in the context of Covid-19. Specifically, we sought to a) investigate the general health and safety conditions of their children up to three years old during the pandemic; b) establish a school-family partnership that could enable the implementation of the activities proposed by Early Childhood Education in the natural context of families. The study was structured in two phases, the first being characterization (Study 1) and the second intervention (Study 2). In the first phase, 25 mothers and their respective children, from one to three years old, enrolled in a Center for Early Childhood participated. The second phase was made available to all families, with a cutout of 11 participants for this dissertation. In Phase 1, the researcher sought to identify the needs and potential perceived by mothers in the context of social isolation. Used a group of whatsapp for collective notices and scheduling. Individually, in a video call from whatsapp, he conducted the initial interview, with semi-structured questions about the family's safety conditions during the pandemic and observations about the development of his children. The mothers reported with high frequency care strategies regarding hygiene and the use of personal protective equipment (PPE) by the family. Regarding the development of their children, they indicated advances in the area of Language and Motor Development, but little related to the activities of daily living with the situations that promote development, which indicated intervention needs in this area for this group. The Operationalized Portage Inventory (IPO) protocol was used by the researcher as an initial instrument for proposing educational practices in the natural context in Phase 2. Based on the protocol's descriptors, organized into three subclasses for the age of one to three years (clothing, food and hygiene) and the subclass avoiding risks for the age of two to three, the researcher, who was also a teacher of the children, proposed to the mothers an individualized intervention plan. Initially, he presented feedback on the initial interview and evaluated with the mothers the feasibility of inserting self-care activities in the planning of their children's routine. Thereafter, a three-week intervention-evaluation began. Each mother chose the area that she would like to start, indicating the skills that her child already had, the ones that needed support and what she still didn’t (or hadn’t noticed). From then on, the consultant talked about strategies to be developed in the child's environment, based on their reality and possibilities. The mothers showed good involvement during the consulting process. For the group, a comparison of the pre and post intervention moments was made, using the Wilcoxon test, indicating a significant gain for the self-care area (p = 0.005), mainly in the clothing (p = 0.017) and hygiene (p) subclasses. = 0.008). The list of daily activities as inherent in the process of learning and child development can favor the dialogue between professionals in early childhood education and families, in a participatory way, without an overload of activities for parents, since the proposed activities occur in the family context.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-11-24T16:12:11Z No. of bitstreams: 1 AdrianaSanchesSistoLima.pdf: 1045263 bytes, checksum: 685baf577a1bc089a0576276be69db70 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-24T16:12:11Z (GMT). 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