Modos, formas e costumes para a educação feminina nas páginas da Revista Popular – Rio de Janeiro (1859-1862)
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5791 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado tem o objetivo de compreender os modos pelos quais se processaram a educação das mulheres em meados dos oitocentos, a partir da difusão de práticas e valores no/por meio da Revista Popular. A publicação foi o primeiro periódico de Baptiste Louis Garnier, que circulou quinzenalmente entre os anos de 1859 a 1862, somando 16 tomos trimestrais e buscou contemplar um público diverso, dentre ele as mulheres, as quais foram direcionados assuntos considerados apropriados para a sua leitura. Dentre as seções e textos identificados na revista que se dirigiam ao público feminino e/ou sua educação, foram selecionados os da seção “Instrução e Educação”; “Chronica da Quinzena”; anúncios “Casas Recomendáveis”; “Economia Doméstica”; os textos “Brasileiras Célebres”, que integravam os “Esboços Biográficos”; e alguns textos da seção “Variedades”. Como procedimento metodológico, foi realizado o mapeamento do corpus das seções selecionadas nos 16 tomos para a realização de sua leitura e exame. A pesquisa se assenta nos pressupostos teóricos da História Cultural em diálogo com os estudos históricos sobre mulheres e sobre educação. Como postulado por Maria Helena Câmara Bastos (2002) as revistas, além de se constituírem um produto de consumo, são veículos de ideias e mensagens, que formam discursos e enunciados que produzem efeitos no dia-a-dia, nos laços sociais e na identidade das leitoras e leitores, chegando assim a noção de representação conforme forjada por Roger Chartier (1990). Pela pesquisa foi possível compreender que a Revista Popular, por meio de seus textos e seções, veiculou e propagou comportamentos, práticas e valores que contribuíram para a educação das suas leitoras. |
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A publicação foi o primeiro periódico de Baptiste Louis Garnier, que circulou quinzenalmente entre os anos de 1859 a 1862, somando 16 tomos trimestrais e buscou contemplar um público diverso, dentre ele as mulheres, as quais foram direcionados assuntos considerados apropriados para a sua leitura. Dentre as seções e textos identificados na revista que se dirigiam ao público feminino e/ou sua educação, foram selecionados os da seção “Instrução e Educação”; “Chronica da Quinzena”; anúncios “Casas Recomendáveis”; “Economia Doméstica”; os textos “Brasileiras Célebres”, que integravam os “Esboços Biográficos”; e alguns textos da seção “Variedades”. Como procedimento metodológico, foi realizado o mapeamento do corpus das seções selecionadas nos 16 tomos para a realização de sua leitura e exame. A pesquisa se assenta nos pressupostos teóricos da História Cultural em diálogo com os estudos históricos sobre mulheres e sobre educação. Como postulado por Maria Helena Câmara Bastos (2002) as revistas, além de se constituírem um produto de consumo, são veículos de ideias e mensagens, que formam discursos e enunciados que produzem efeitos no dia-a-dia, nos laços sociais e na identidade das leitoras e leitores, chegando assim a noção de representação conforme forjada por Roger Chartier (1990). Pela pesquisa foi possível compreender que a Revista Popular, por meio de seus textos e seções, veiculou e propagou comportamentos, práticas e valores que contribuíram para a educação das suas leitoras.The objective of this dissertation is to understand the ways in which the education of women during the 19th century is processed, through the dissemination of practices and values in the Revista Popular. That publication was the first periodical of Baptiste Louis Garnier, which circulated fortnightly between the years 1859 to 1862, it had 16 volumes quarterly and sought to contemplate a diverse public, among them the women, who were directed to subjects considered appropriate to read. Among the sections and texts identified in the magazine that were directed to the female audience and/or their education were those selected in the section "Instrução e Educação"; "Crônicas da Quinzena"; advertisements "Casas Recomendáveis"; "Economia Doméstica”; the texts “Brasileiras Célebres”, that integrated the "Esboços Biográficos"; and some texts of the varieties’ section. As a methodological procedure, the corpus of the selected sections was mapped in the 16 volumes to perform their reading and examination. The research is based on the theoretical assumptions of Cultural History in dialogue with historical studies on women and on education. As postulated by Maria Helena Câmara Bastos (2002), magazines, besides constituting a consumer product, they are vehicles of ideas and messages that form discourses and statements that produce effects in everyday life, in social bonds and in the identity of readers, men and women, inferring the representation's notion as forged by Roger Chartier (1990). Through the research it was possible to understand that Revista Popular transmitted and propagated behaviors, practices and values that contributed to the education of its readers, by means of texts and sections, transmitted and propagated behaviors, practices and values that it contributed to the education of its readers.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-10-25T13:19:00Z No. of bitstreams: 1 GabriellaAssumpçãodaSilvaSantosLopes.pdf: 2986730 bytes, checksum: 322edec1c34f97802a16e0441d7035a7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-25T13:19:00Z (GMT). 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