Análise do consumo de combustível de um automóvel de passeio em trajeto com faixas elevadas para travessia de pedestres e trajeto livre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hellmann, Allan
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2827
Resumo: Neste trabalho são apresentados conceitos básicos de motores de combustão interna (MCI), fatores que influenciam o consumo de combustível e um estudo do impacto de faixas elevadas para travessia de pedestres no consumo de um automóvel de passeio. Programas governamentais de incentivo fiscal como o Inovar-Auto e o Rota 2030 visam otimizar a matriz energética brasileira e reduzir os impactos ambientais, medidos através de normas técnicas, porém o consumo e emissões reais podem variar drasticamente por fatores externos como intempéries, tráfego, modo de condução e condições da via. O estudo mostra que o automóvel levou 52 s (14,7%) e consumiu 21,2% de combustível, a mais, para percorrer um trajeto de 5400 m contendo 4 faixas elevadas para travessia de pedestres, comparado a um trajeto livre. Isoladamente, cada faixa adicionou, em média, 13 s (63,7%) ao trajeto. Além disso, cada faixa causou um aumento do consumo de combustível de 96,2%, equivalente a R$ 0,064, comparado com um trecho livre de mesma distância. Pelo significativo impacto, a instalação de dispositivos de redução de velocidade deve ser cuidadosamente estudada.
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Programas governamentais de incentivo fiscal como o Inovar-Auto e o Rota 2030 visam otimizar a matriz energética brasileira e reduzir os impactos ambientais, medidos através de normas técnicas, porém o consumo e emissões reais podem variar drasticamente por fatores externos como intempéries, tráfego, modo de condução e condições da via. O estudo mostra que o automóvel levou 52 s (14,7%) e consumiu 21,2% de combustível, a mais, para percorrer um trajeto de 5400 m contendo 4 faixas elevadas para travessia de pedestres, comparado a um trajeto livre. Isoladamente, cada faixa adicionou, em média, 13 s (63,7%) ao trajeto. Além disso, cada faixa causou um aumento do consumo de combustível de 96,2%, equivalente a R$ 0,064, comparado com um trecho livre de mesma distância. Pelo significativo impacto, a instalação de dispositivos de redução de velocidade deve ser cuidadosamente estudada.In this work is presented basic concepts of internal combustion engines (ICE), factor which influence fuel consumption, and a study about the impact of the elevated pedestrian crossings over a passenger car’s fuel consumption. Tax incentive governmental programs such as the Inovar-Auto and the Rota 2030 aim to optimize the Brazilian energy matrix and reduce environmental impacts, measured via technical standards. However, the real-world fuel consumption and emissions may drastically vary upon external factors such as climate conditions, traffic, driver behavior and road conditions. The study found that the automobile spent 52 s (14,7%) and consumed 21,2% more, to travel along a 5400 m route containing 4 elevated pedestrian crossings, compared to a route free of crossings. Alone, each crossing added, on average, 13 s (63,7%) to the course. Furthermore, each crossing caused an increase of 96,2% in fuel consumption, equivalent to R$ 0,064, compared to a free course of the same distance. Due to the significative impact, the installation of speed reduction dispositive must be carefully studied.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-04-14T12:32:43Z No. of bitstreams: 1 AllanHellmann.pdf: 2384829 bytes, checksum: 2efd3af8e5836fd96e4f293ede5a6f2e (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-14T12:32:43Z (GMT). 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