Culpa e redenção na literatura de Andradina de Oliveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Selma Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1824
Resumo: Esta dissertação de Mestrado em Letras aborda a representação das personagens na sociedade patriarcal repressora do início do século XX, bem como a sua trajetória em uma narrativa reveladora do discurso dominante nesse período, que envolvia essas personagens em um sentimento de transgressão ao assumirem a sua sexualidade. Partindo da perspectiva dos estudos de gênero, buscamos evidenciar os questionamentos e rupturas das práticas de dominação vigentes na época, apresentados pela escritora Andradina de Oliveira em seus livros O Perdão (1910) e Divórcio? (1912). A primeira, um romance urbano ambientado na Belle Époque rio-grandense, a segunda, um livro contendo 25 cartas ficcionais trocadas entre personagens acerca da legalização do divórcio. De caráter exclusivamente bibliográfico, a pesquisa embasada em escritores da área da crítica feminista, se desenvolveu, por meio da análise das duas obras e do material teórico voltado para a compreensão da representação das personagens femininas. Como base teórica desta dissertação, foram utilizados investigadores de diferentes campos do conhecimento, como Simone de Beauvoir (1980), Cecil Jeanini Albert Zinani (2010), Rita Terezinha Schmidt (2008), Pierre Bourdieu (2012), Michelle Perrot (2013) e Michael Foucault (1979), que deram direcionamento às abordagens referentes aos seguintes pontos: o papel social da mulher em épocas distintas, a dominação masculina, a sociedade patriarcal e a invisibilidade da mulher escritora no final do século XIX e início do XX. O resultado aponta para a capacidade da escritora Andradina de Oliveira em antecipar temas complexos, como a questão do divórcio e do adultério, e de resistir, por meio da Literatura, ao discurso vigente em sua época.
id UFGD-2_a0da8f06c459a9a03f4a037c65b43ee8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/1824
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Pinheiro, Alexandra Santoshttp://lattes.cnpq.br/9511220028923806Suttana, Renato Nésiohttp://lattes.cnpq.br/4039751287219752Pressotto, Paulo Henriquehttp://lattes.cnpq.br/4765299826644354Farias, Marisa de Fátima Lomba dehttp://lattes.cnpq.br/2092414039602121http://lattes.cnpq.br/5069872912030080Souza, Selma Alves de2019-09-26T18:31:08Z2019-09-26T18:31:08Z2019-04-26SOUZA, Selma Alves de. Culpa e redenção na literatura de Andradina de Oliveira. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1824Esta dissertação de Mestrado em Letras aborda a representação das personagens na sociedade patriarcal repressora do início do século XX, bem como a sua trajetória em uma narrativa reveladora do discurso dominante nesse período, que envolvia essas personagens em um sentimento de transgressão ao assumirem a sua sexualidade. Partindo da perspectiva dos estudos de gênero, buscamos evidenciar os questionamentos e rupturas das práticas de dominação vigentes na época, apresentados pela escritora Andradina de Oliveira em seus livros O Perdão (1910) e Divórcio? (1912). A primeira, um romance urbano ambientado na Belle Époque rio-grandense, a segunda, um livro contendo 25 cartas ficcionais trocadas entre personagens acerca da legalização do divórcio. De caráter exclusivamente bibliográfico, a pesquisa embasada em escritores da área da crítica feminista, se desenvolveu, por meio da análise das duas obras e do material teórico voltado para a compreensão da representação das personagens femininas. Como base teórica desta dissertação, foram utilizados investigadores de diferentes campos do conhecimento, como Simone de Beauvoir (1980), Cecil Jeanini Albert Zinani (2010), Rita Terezinha Schmidt (2008), Pierre Bourdieu (2012), Michelle Perrot (2013) e Michael Foucault (1979), que deram direcionamento às abordagens referentes aos seguintes pontos: o papel social da mulher em épocas distintas, a dominação masculina, a sociedade patriarcal e a invisibilidade da mulher escritora no final do século XIX e início do XX. O resultado aponta para a capacidade da escritora Andradina de Oliveira em antecipar temas complexos, como a questão do divórcio e do adultério, e de resistir, por meio da Literatura, ao discurso vigente em sua época.Esta disertación de Maestría en Letras aborda la representación de los personajes en la sociedad patriarcal represora de principios del siglo XX, así como su trayectoria en una narrativa reveladora del discurso dominante en ese período que involucra a esos personajes en un sentimiento de transgresión al asumir su sexualidad. A partir de la perspectiva de los Estudios de género, buscamos evidenciar los cuestionamientos y rupturas de las prácticas de dominación vigentes en la época, presentadas por la escritora Andradina de Oliveira en sus obras O Perdão (1910) y Divórcio? (1912). La primera, una novela urbana ambientada en la Belle Époque rio-grandense, la segunda, un libro conteniendo 25 cartas ficticias intercambiadas entre personajes acerca de la legalización del divorcio. De carácter exclusivamente bibliográfico, la investigación basada en escritores del área de la crítica feminista, se desarrolló, por medio del análisis de las dos obras y del material teórico volcado para la compreensión de la representación de los personajes femeninos. Como base teórica de esta disertación, se utilizaron investigadores de diferentes campos del conocimiento, como Simone de Beauvoir (1980), Cecil Jeanini Albert Zinani (2010), Rita Terezinha Schmidt (2008), Pierre Bourdieu (2012), Michelle Perrot (2013) e Michael Foucault (1979), que dieron orientación a los enfoques referentes a los siguientes puntos: el papel social de la mujer en épocas distintas, la dominación masculina, la sociedad patriarcal y la invisibilidad de la mujer escritora en finales del siglo XIX e inicio del XX. El resultado apunta a la capacidad de la escritora Andradina de Oliveira en anticipar temas complejos, como la cuestión del divorcio y del adulterio, y de resistir, por medio de la Literatura, al discurso vigente en su época.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-09-26T18:31:08Z No. of bitstreams: 1 SelmaAlvesdeSouza.pdf: 1399049 bytes, checksum: 3df3307176a5d560f8b062a383b0fe42 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-26T18:31:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SelmaAlvesdeSouza.pdf: 1399049 bytes, checksum: 3df3307176a5d560f8b062a383b0fe42 (MD5) Previous issue date: 2019-04-26Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal da Grande DouradosPrograma de pós-graduação em LetrasUFGDBrasilFaculdade de Comunicação, Artes e LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRAMulheres - literaturaPatriarcadoOliveira, Andradina de Andrada e, 1878-1935Women in LiteraturePatriarchyCulpa e redenção na literatura de Andradina de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTSelmaAlvesdeSouza.pdf.txtSelmaAlvesdeSouza.pdf.txtExtracted texttext/plain289105https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1824/3/SelmaAlvesdeSouza.pdf.txt3fc48b12801c518cf55584fab7f24604MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1824/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALSelmaAlvesdeSouza.pdfSelmaAlvesdeSouza.pdfapplication/pdf1399049https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1824/1/SelmaAlvesdeSouza.pdf3df3307176a5d560f8b062a383b0fe42MD51prefix/18242023-09-14 01:50:42.936oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/1824TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T05:50:42Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Culpa e redenção na literatura de Andradina de Oliveira
title Culpa e redenção na literatura de Andradina de Oliveira
spellingShingle Culpa e redenção na literatura de Andradina de Oliveira
Souza, Selma Alves de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Mulheres - literatura
Patriarcado
Oliveira, Andradina de Andrada e, 1878-1935
Women in Literature
Patriarchy
title_short Culpa e redenção na literatura de Andradina de Oliveira
title_full Culpa e redenção na literatura de Andradina de Oliveira
title_fullStr Culpa e redenção na literatura de Andradina de Oliveira
title_full_unstemmed Culpa e redenção na literatura de Andradina de Oliveira
title_sort Culpa e redenção na literatura de Andradina de Oliveira
author Souza, Selma Alves de
author_facet Souza, Selma Alves de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro, Alexandra Santos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9511220028923806
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Suttana, Renato Nésio
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4039751287219752
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pressotto, Paulo Henrique
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4765299826644354
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Farias, Marisa de Fátima Lomba de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2092414039602121
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5069872912030080
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Selma Alves de
contributor_str_mv Pinheiro, Alexandra Santos
Suttana, Renato Nésio
Pressotto, Paulo Henrique
Farias, Marisa de Fátima Lomba de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Mulheres - literatura
Patriarcado
Oliveira, Andradina de Andrada e, 1878-1935
Women in Literature
Patriarchy
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres - literatura
Patriarcado
Oliveira, Andradina de Andrada e, 1878-1935
dc.subject.eng.fl_str_mv Women in Literature
Patriarchy
description Esta dissertação de Mestrado em Letras aborda a representação das personagens na sociedade patriarcal repressora do início do século XX, bem como a sua trajetória em uma narrativa reveladora do discurso dominante nesse período, que envolvia essas personagens em um sentimento de transgressão ao assumirem a sua sexualidade. Partindo da perspectiva dos estudos de gênero, buscamos evidenciar os questionamentos e rupturas das práticas de dominação vigentes na época, apresentados pela escritora Andradina de Oliveira em seus livros O Perdão (1910) e Divórcio? (1912). A primeira, um romance urbano ambientado na Belle Époque rio-grandense, a segunda, um livro contendo 25 cartas ficcionais trocadas entre personagens acerca da legalização do divórcio. De caráter exclusivamente bibliográfico, a pesquisa embasada em escritores da área da crítica feminista, se desenvolveu, por meio da análise das duas obras e do material teórico voltado para a compreensão da representação das personagens femininas. Como base teórica desta dissertação, foram utilizados investigadores de diferentes campos do conhecimento, como Simone de Beauvoir (1980), Cecil Jeanini Albert Zinani (2010), Rita Terezinha Schmidt (2008), Pierre Bourdieu (2012), Michelle Perrot (2013) e Michael Foucault (1979), que deram direcionamento às abordagens referentes aos seguintes pontos: o papel social da mulher em épocas distintas, a dominação masculina, a sociedade patriarcal e a invisibilidade da mulher escritora no final do século XIX e início do XX. O resultado aponta para a capacidade da escritora Andradina de Oliveira em antecipar temas complexos, como a questão do divórcio e do adultério, e de resistir, por meio da Literatura, ao discurso vigente em sua época.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-26T18:31:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-26T18:31:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Selma Alves de. Culpa e redenção na literatura de Andradina de Oliveira. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1824
identifier_str_mv SOUZA, Selma Alves de. Culpa e redenção na literatura de Andradina de Oliveira. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1824/3/SelmaAlvesdeSouza.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1824/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1824/1/SelmaAlvesdeSouza.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3fc48b12801c518cf55584fab7f24604
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
3df3307176a5d560f8b062a383b0fe42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042063989637120