A Educação especial no estado de Mato Grosso do Sul: uma análise para o ano de 2015
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4012 |
Resumo: | A educação especial no estado de Mato Grosso do Sul é uma área pouco explorada por pesquisadores na área da Economia. O presente trabalho foi realizado por meio de pesquisas em sites do governo estadual, explorando suas publicações sobre orçamentos e planos, além das especificações dos gastos relacionados a educação especial presentes na responsabilidade fiscal. Além disso, também foram analisados os microdados disponibilizados pelo INEP do Censo Escolar do ano de 2015. De acordo com os objetivos propostos, foi possível identificar os planos e projetos do governo do Estado para esta modalidade de ensino. Um destes projetos é a criação de um concurso público para preenchimento das vagas de professores que irão atuar na área da educação especial, nas instituições especializadas nesta modalidade de ensino, diminuindo assim o número de professores convocados atuantes nas salas exclusivas de educação especial. Verificou-se que o FUNDEB é um dos principais programas de financiamento desta mobilidade de ensino. Com relação aos dados referentes às matrículas, observou-se a existência de 28.909 alunos com necessidades educacionais especiais. A maioria deles possui a deficiência intelectual, sendo 80% do total dos alunos com deficiência e cerca de 67% destes não estão matriculados no Atendimento Educacional Especializado. Quanto aos dados referentes aos docentes, pode-se observar que 2.347 são docentes de salas exclusivas de alunos com deficiência, destes, 89% possuem ensino superior, e dos que possuem ensino superior 48% possuem alguma especialização na área da educação especial. A prevalência das dependências administrativas das escolas são as municipais, e cerca de 6.593 escolas atendem alunos com algum tipo de deficiência. |
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O presente trabalho foi realizado por meio de pesquisas em sites do governo estadual, explorando suas publicações sobre orçamentos e planos, além das especificações dos gastos relacionados a educação especial presentes na responsabilidade fiscal. Além disso, também foram analisados os microdados disponibilizados pelo INEP do Censo Escolar do ano de 2015. De acordo com os objetivos propostos, foi possível identificar os planos e projetos do governo do Estado para esta modalidade de ensino. Um destes projetos é a criação de um concurso público para preenchimento das vagas de professores que irão atuar na área da educação especial, nas instituições especializadas nesta modalidade de ensino, diminuindo assim o número de professores convocados atuantes nas salas exclusivas de educação especial. Verificou-se que o FUNDEB é um dos principais programas de financiamento desta mobilidade de ensino. Com relação aos dados referentes às matrículas, observou-se a existência de 28.909 alunos com necessidades educacionais especiais. A maioria deles possui a deficiência intelectual, sendo 80% do total dos alunos com deficiência e cerca de 67% destes não estão matriculados no Atendimento Educacional Especializado. Quanto aos dados referentes aos docentes, pode-se observar que 2.347 são docentes de salas exclusivas de alunos com deficiência, destes, 89% possuem ensino superior, e dos que possuem ensino superior 48% possuem alguma especialização na área da educação especial. A prevalência das dependências administrativas das escolas são as municipais, e cerca de 6.593 escolas atendem alunos com algum tipo de deficiência.The Special Needs Education in Mato Grosso do Sul state is a not well explored area by economic researchers. This paper was developed through researches in the state government web sites, exploring their publications on budgets and plans, and spending specifications related to special needs education. Furthermore, we analyzed microdata provided by the 2015 school census from INEP. We identified the plans and government’s projects. One of these projects is the creation of a public tender procedure to fill the vacancies of teachers who will work in institutions specialized in special needs education. FUNDEB is one of the major funding programs. We found 28,909 students with special educational needs. Most of these students have intellectual disabilities, 80 percent of all students with disabilities. About 67 percent of these students are not registered in the Educational Service Specialist. We observed 2,347 teachers who work in classes exclusively for students with disabilities. About 89 percent of these teachers have higher education, and 48 percent have some specialization in the area of special needs education. Most schools are municipals schools, and about 6,593 schools have students with some sort of disability.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-09-03T13:16:36Z No. of bitstreams: 1 DaniloFerreiradeSouza.pdf: 1228147 bytes, checksum: 9d0ea0f79b19cd91cd2f26dcb49590d7 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-03T13:16:36Z (GMT). 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