Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4609 |
Resumo: | A população consumidora está habituada a optar por produtos de marcas já consagradas no mercado, o que dificulta o surgimento de novas empresas. Nesse contexto, as estratégias de marketing são ferramentas importantes para chamar atenção do consumidor. Esse trabalho tem o objetivo de discutir a importância do layout de produtos e branding na efetivação do sucesso na implantação de pequenas e médias empresas. Foram feitos dois questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram coletados com a utilização da ferramenta Google Forms. A pesquisa foi dividida em dois grupos, o de empresários e o de consumidores. Eles foram questionados quanto à importância de uma boa visibilidade de produtos na hora da compra, e deram opiniões sobre a relação da identidade visual da empresa com a qualidade do serviço. O consumidor é exigente na hora da compra e dá a devida importância aos quesitos de layout, embalagem e padronização da identidade visual das empresas. Identidade visual se mostrou sendo um fator considerado na hora da decisão de compra. Trazer a visão do consumidor para o empresário, revela a real importância da identidade como um mecanismo a ser considerado para o aumento de vendas. Os empresários percebem a necessidade de conhecer o marketing visual. Quanto maior for o diferencial de um produto em ternos de estudo do design da embalagem, maior será a chance de o mesmo ir para o carrinho do consumidor. |
id |
UFGD-2_a65eb39f1daa4f1a9654ac17ba78b64e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/4609 |
network_acronym_str |
UFGD-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFGD |
repository_id_str |
2116 |
spelling |
Romero, Enrique Duarte0000-00016594-8570http://lattes.cnpq.br/6524287739734094Mendonça, Lana Aquino Guedes dehttp://lattes.cnpq.br/3080558394449112Chiariello, Caio Luis0000-0001-9726-5133http://lattes.cnpq.br/6858881569501075http://lattes.cnpq.br/1093175917376641Gomes, Rogerio2021-08-31T21:29:50Z2021-08-31T21:29:50Z2021-05-28GOMES, Rogério. Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4609A população consumidora está habituada a optar por produtos de marcas já consagradas no mercado, o que dificulta o surgimento de novas empresas. Nesse contexto, as estratégias de marketing são ferramentas importantes para chamar atenção do consumidor. Esse trabalho tem o objetivo de discutir a importância do layout de produtos e branding na efetivação do sucesso na implantação de pequenas e médias empresas. Foram feitos dois questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram coletados com a utilização da ferramenta Google Forms. A pesquisa foi dividida em dois grupos, o de empresários e o de consumidores. Eles foram questionados quanto à importância de uma boa visibilidade de produtos na hora da compra, e deram opiniões sobre a relação da identidade visual da empresa com a qualidade do serviço. O consumidor é exigente na hora da compra e dá a devida importância aos quesitos de layout, embalagem e padronização da identidade visual das empresas. Identidade visual se mostrou sendo um fator considerado na hora da decisão de compra. Trazer a visão do consumidor para o empresário, revela a real importância da identidade como um mecanismo a ser considerado para o aumento de vendas. Os empresários percebem a necessidade de conhecer o marketing visual. Quanto maior for o diferencial de um produto em ternos de estudo do design da embalagem, maior será a chance de o mesmo ir para o carrinho do consumidor.The consumer population is used to choose products from brands already established in the market, which makes it difficult for new companies to emerge. In this context, marketing strategies are important tools to attract consumer attention. This work aims to discuss the importance of product layout and branding in effectively implementing small and mediumsized companies. Two questionnaires were made with closed questions. The data presented was collected using the Google Forms tool. The survey was divided into two groups; businessmen and consumers. They were asked about the importance of good visibility of products at the time of purchase, and gave opinions on the relationship between the company's visual identity and the quality of the service. The consumer is demanding at the time of purchase and gives due importance to the requirements of layout, packaging and standardization of the visual identity of the companies. Visual identity proved to be a factor considered when making a purchase decision. Bringing the consumer's vision to the entrepreneur, reveals the real importance of identity as a mechanism to be considered for increasing sales. Entrepreneurs realize the need-to-know visual marketing. The greater the differential of a product in terms of study of packaging design, the greater the chance that it will go to the consumer's cart.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-08-31T21:29:50Z No. of bitstreams: 1 RogerioGomes.pdf: 1474634 bytes, checksum: d7249eb81a38b998091aeb01a9e66d8b (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-31T21:29:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RogerioGomes.pdf: 1474634 bytes, checksum: d7249eb81a38b998091aeb01a9e66d8b (MD5) Previous issue date: 2021-05-28porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAMarcaDecision makingIdentidade visualTomada de decisãoVisual identityLayout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do SulLayout and design: how it impacts on the decision making of consumers and entrepreneurs in the city of Dourados – Mato Grosso do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTRogerioGomes.pdf.txtRogerioGomes.pdf.txtExtracted texttext/plain74063https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4609/3/RogerioGomes.pdf.txt0df761cff2d3a174097c1afe547b3368MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4609/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALRogerioGomes.pdfRogerioGomes.pdfapplication/pdf1474634https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4609/1/RogerioGomes.pdfd7249eb81a38b998091aeb01a9e66d8bMD51prefix/46092023-09-14 03:01:37.799oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T07:01:37Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Layout and design: how it impacts on the decision making of consumers and entrepreneurs in the city of Dourados – Mato Grosso do Sul |
title |
Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul |
spellingShingle |
Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul Gomes, Rogerio CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA Marca Decision making Identidade visual Tomada de decisão Visual identity |
title_short |
Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul |
title_full |
Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul |
title_fullStr |
Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul |
title_full_unstemmed |
Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul |
title_sort |
Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul |
author |
Gomes, Rogerio |
author_facet |
Gomes, Rogerio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Romero, Enrique Duarte |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
0000-00016594-8570 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6524287739734094 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mendonça, Lana Aquino Guedes de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3080558394449112 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Chiariello, Caio Luis |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
0000-0001-9726-5133 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6858881569501075 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1093175917376641 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Rogerio |
contributor_str_mv |
Romero, Enrique Duarte Mendonça, Lana Aquino Guedes de Chiariello, Caio Luis |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA Marca Decision making Identidade visual Tomada de decisão Visual identity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Decision making Identidade visual |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Tomada de decisão Visual identity |
description |
A população consumidora está habituada a optar por produtos de marcas já consagradas no mercado, o que dificulta o surgimento de novas empresas. Nesse contexto, as estratégias de marketing são ferramentas importantes para chamar atenção do consumidor. Esse trabalho tem o objetivo de discutir a importância do layout de produtos e branding na efetivação do sucesso na implantação de pequenas e médias empresas. Foram feitos dois questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram coletados com a utilização da ferramenta Google Forms. A pesquisa foi dividida em dois grupos, o de empresários e o de consumidores. Eles foram questionados quanto à importância de uma boa visibilidade de produtos na hora da compra, e deram opiniões sobre a relação da identidade visual da empresa com a qualidade do serviço. O consumidor é exigente na hora da compra e dá a devida importância aos quesitos de layout, embalagem e padronização da identidade visual das empresas. Identidade visual se mostrou sendo um fator considerado na hora da decisão de compra. Trazer a visão do consumidor para o empresário, revela a real importância da identidade como um mecanismo a ser considerado para o aumento de vendas. Os empresários percebem a necessidade de conhecer o marketing visual. Quanto maior for o diferencial de um produto em ternos de estudo do design da embalagem, maior será a chance de o mesmo ir para o carrinho do consumidor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-31T21:29:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-31T21:29:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Rogério. Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4609 |
identifier_str_mv |
GOMES, Rogério. Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021. |
url |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFGD |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFGD instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFGD |
collection |
Repositório Institucional da UFGD |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4609/3/RogerioGomes.pdf.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4609/2/license.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4609/1/RogerioGomes.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0df761cff2d3a174097c1afe547b3368 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b d7249eb81a38b998091aeb01a9e66d8b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798042093025755136 |