Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rogerio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4609
Resumo: A população consumidora está habituada a optar por produtos de marcas já consagradas no mercado, o que dificulta o surgimento de novas empresas. Nesse contexto, as estratégias de marketing são ferramentas importantes para chamar atenção do consumidor. Esse trabalho tem o objetivo de discutir a importância do layout de produtos e branding na efetivação do sucesso na implantação de pequenas e médias empresas. Foram feitos dois questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram coletados com a utilização da ferramenta Google Forms. A pesquisa foi dividida em dois grupos, o de empresários e o de consumidores. Eles foram questionados quanto à importância de uma boa visibilidade de produtos na hora da compra, e deram opiniões sobre a relação da identidade visual da empresa com a qualidade do serviço. O consumidor é exigente na hora da compra e dá a devida importância aos quesitos de layout, embalagem e padronização da identidade visual das empresas. Identidade visual se mostrou sendo um fator considerado na hora da decisão de compra. Trazer a visão do consumidor para o empresário, revela a real importância da identidade como um mecanismo a ser considerado para o aumento de vendas. Os empresários percebem a necessidade de conhecer o marketing visual. Quanto maior for o diferencial de um produto em ternos de estudo do design da embalagem, maior será a chance de o mesmo ir para o carrinho do consumidor.
id UFGD-2_a65eb39f1daa4f1a9654ac17ba78b64e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/4609
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Romero, Enrique Duarte0000-00016594-8570http://lattes.cnpq.br/6524287739734094Mendonça, Lana Aquino Guedes dehttp://lattes.cnpq.br/3080558394449112Chiariello, Caio Luis0000-0001-9726-5133http://lattes.cnpq.br/6858881569501075http://lattes.cnpq.br/1093175917376641Gomes, Rogerio2021-08-31T21:29:50Z2021-08-31T21:29:50Z2021-05-28GOMES, Rogério. Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4609A população consumidora está habituada a optar por produtos de marcas já consagradas no mercado, o que dificulta o surgimento de novas empresas. Nesse contexto, as estratégias de marketing são ferramentas importantes para chamar atenção do consumidor. Esse trabalho tem o objetivo de discutir a importância do layout de produtos e branding na efetivação do sucesso na implantação de pequenas e médias empresas. Foram feitos dois questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram coletados com a utilização da ferramenta Google Forms. A pesquisa foi dividida em dois grupos, o de empresários e o de consumidores. Eles foram questionados quanto à importância de uma boa visibilidade de produtos na hora da compra, e deram opiniões sobre a relação da identidade visual da empresa com a qualidade do serviço. O consumidor é exigente na hora da compra e dá a devida importância aos quesitos de layout, embalagem e padronização da identidade visual das empresas. Identidade visual se mostrou sendo um fator considerado na hora da decisão de compra. Trazer a visão do consumidor para o empresário, revela a real importância da identidade como um mecanismo a ser considerado para o aumento de vendas. Os empresários percebem a necessidade de conhecer o marketing visual. Quanto maior for o diferencial de um produto em ternos de estudo do design da embalagem, maior será a chance de o mesmo ir para o carrinho do consumidor.The consumer population is used to choose products from brands already established in the market, which makes it difficult for new companies to emerge. In this context, marketing strategies are important tools to attract consumer attention. This work aims to discuss the importance of product layout and branding in effectively implementing small and mediumsized companies. Two questionnaires were made with closed questions. The data presented was collected using the Google Forms tool. The survey was divided into two groups; businessmen and consumers. They were asked about the importance of good visibility of products at the time of purchase, and gave opinions on the relationship between the company's visual identity and the quality of the service. The consumer is demanding at the time of purchase and gives due importance to the requirements of layout, packaging and standardization of the visual identity of the companies. Visual identity proved to be a factor considered when making a purchase decision. Bringing the consumer's vision to the entrepreneur, reveals the real importance of identity as a mechanism to be considered for increasing sales. Entrepreneurs realize the need-to-know visual marketing. The greater the differential of a product in terms of study of packaging design, the greater the chance that it will go to the consumer's cart.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-08-31T21:29:50Z No. of bitstreams: 1 RogerioGomes.pdf: 1474634 bytes, checksum: d7249eb81a38b998091aeb01a9e66d8b (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-31T21:29:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RogerioGomes.pdf: 1474634 bytes, checksum: d7249eb81a38b998091aeb01a9e66d8b (MD5) Previous issue date: 2021-05-28porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAMarcaDecision makingIdentidade visualTomada de decisãoVisual identityLayout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do SulLayout and design: how it impacts on the decision making of consumers and entrepreneurs in the city of Dourados – Mato Grosso do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTRogerioGomes.pdf.txtRogerioGomes.pdf.txtExtracted texttext/plain74063https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4609/3/RogerioGomes.pdf.txt0df761cff2d3a174097c1afe547b3368MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4609/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALRogerioGomes.pdfRogerioGomes.pdfapplication/pdf1474634https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4609/1/RogerioGomes.pdfd7249eb81a38b998091aeb01a9e66d8bMD51prefix/46092023-09-14 03:01:37.799oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T07:01:37Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Layout and design: how it impacts on the decision making of consumers and entrepreneurs in the city of Dourados – Mato Grosso do Sul
title Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul
spellingShingle Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul
Gomes, Rogerio
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Marca
Decision making
Identidade visual
Tomada de decisão
Visual identity
title_short Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul
title_full Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul
title_fullStr Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul
title_full_unstemmed Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul
title_sort Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul
author Gomes, Rogerio
author_facet Gomes, Rogerio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romero, Enrique Duarte
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 0000-00016594-8570
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6524287739734094
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mendonça, Lana Aquino Guedes de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3080558394449112
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Chiariello, Caio Luis
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 0000-0001-9726-5133
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6858881569501075
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1093175917376641
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rogerio
contributor_str_mv Romero, Enrique Duarte
Mendonça, Lana Aquino Guedes de
Chiariello, Caio Luis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Marca
Decision making
Identidade visual
Tomada de decisão
Visual identity
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Decision making
Identidade visual
dc.subject.eng.fl_str_mv Tomada de decisão
Visual identity
description A população consumidora está habituada a optar por produtos de marcas já consagradas no mercado, o que dificulta o surgimento de novas empresas. Nesse contexto, as estratégias de marketing são ferramentas importantes para chamar atenção do consumidor. Esse trabalho tem o objetivo de discutir a importância do layout de produtos e branding na efetivação do sucesso na implantação de pequenas e médias empresas. Foram feitos dois questionários com perguntas fechadas. Os dados apresentados foram coletados com a utilização da ferramenta Google Forms. A pesquisa foi dividida em dois grupos, o de empresários e o de consumidores. Eles foram questionados quanto à importância de uma boa visibilidade de produtos na hora da compra, e deram opiniões sobre a relação da identidade visual da empresa com a qualidade do serviço. O consumidor é exigente na hora da compra e dá a devida importância aos quesitos de layout, embalagem e padronização da identidade visual das empresas. Identidade visual se mostrou sendo um fator considerado na hora da decisão de compra. Trazer a visão do consumidor para o empresário, revela a real importância da identidade como um mecanismo a ser considerado para o aumento de vendas. Os empresários percebem a necessidade de conhecer o marketing visual. Quanto maior for o diferencial de um produto em ternos de estudo do design da embalagem, maior será a chance de o mesmo ir para o carrinho do consumidor.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-31T21:29:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-31T21:29:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Rogério. Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4609
identifier_str_mv GOMES, Rogério. Layout e design: como impacta na tomada de decisão dos consumidores e empresários na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4609/3/RogerioGomes.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4609/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4609/1/RogerioGomes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0df761cff2d3a174097c1afe547b3368
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
d7249eb81a38b998091aeb01a9e66d8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042093025755136