A Supremacia do homem comum em Balaio de Bugre, de Hélio Serejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Mara Regina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/598
Resumo: O corpus desta pesquisa se compõe da analise de algumas narrativas das Obras completas de Hélio Serejo (2008), e em especial, treze contos da obra Balaio de bugre (2008) do escritor sul-mato-grossense Hélio Serejo. O aparato teórico-crítico se pauta em elementos centrais da reflexão no âmbito dos Estudos Culturais e Pós-coloniais, nos quais a questão da identidade e de sua construção importam a fim de gerarem emancipação, dignidade e protagonismo aos indivíduos. A compreensão da obra no geral é feita a partir do entendimento da história da região, da sua formação, através de um arquivo público-coletivo, bem como a análise do questionamento dos conceitos de identidade, representação, cultura, fronteira, origem e tradição. Dos contos emerge, com protagonismo, o homem comum, o homem simples, fruto da história de vida do “novo povo” no pós-guerra do Paraguai. Assim posto, nos propomos a compreender as estratégias literárias e culturais impregnadas nos textos desse autor ao elevar o homem comum (caboclo, campesino, sertanejo, andarilho, indígena, peão, migrante, dentre outros) ao status de supremo protagonista de suas histórias. Os personagens baseados em figuras emblemáticas do sertão, do pantanal, do chaco e da fronteira são pessoas supostamente comuns, para alguns, mas o autor as posiciona em primeiro plano, atribuindo-lhes a supremacia do protagonista, a atenção maior na narrativa.
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A compreensão da obra no geral é feita a partir do entendimento da história da região, da sua formação, através de um arquivo público-coletivo, bem como a análise do questionamento dos conceitos de identidade, representação, cultura, fronteira, origem e tradição. Dos contos emerge, com protagonismo, o homem comum, o homem simples, fruto da história de vida do “novo povo” no pós-guerra do Paraguai. Assim posto, nos propomos a compreender as estratégias literárias e culturais impregnadas nos textos desse autor ao elevar o homem comum (caboclo, campesino, sertanejo, andarilho, indígena, peão, migrante, dentre outros) ao status de supremo protagonista de suas histórias. Os personagens baseados em figuras emblemáticas do sertão, do pantanal, do chaco e da fronteira são pessoas supostamente comuns, para alguns, mas o autor as posiciona em primeiro plano, atribuindo-lhes a supremacia do protagonista, a atenção maior na narrativa.The corpus of this research consists of analysis of some narratives of the Obras Completas de Hélio Serejo (2008), and in particular, thirteen tales of the work Balaio de bugre (2008) by South Mato Grosso writer Hélio Serejo. The critical-theoretical apparatus is aligned to the core elements of the reflection in the context of Cultural Studies and Postcolonial, in which the issue of identity and its construction cares in order to generate empowerment, dignity and leadership to individuals. The overall understanding of the work is done from the understanding of the history of the region, their training, through a public collective archive, and the analysis of the questioning of the concepts of identity, representation, culture, borders, background and tradition. Tales emerges, the leader, the common man, simple man, fruit of the life history of the "new people" after the war with Paraguay. Thus said, we propose to understand the cultural and literary strategies steeped in texts of this author to raise the common man (rustic, peasant, swing, stroller, Indian, cowboy, migrant, among others) the status of supreme hero of their stories. The iconic characters based on figures from the wilderness, wetland, chaco and the border are people supposed common for some, but the author places them in the foreground, giving them the supremacy of the protagonist, the greatest attention in the narrative.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-16T12:27:56Z No. of bitstreams: 1 MaraReginaPacheco.pdf: 2717981 bytes, checksum: 41298ab2fb057ec131d346c3baee194b (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-16T12:27:56Z (GMT). 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