Alunos de escola de tempo integral apresentam melhores resultados escolares?: uma avaliação das escolas do município de Dourados/MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Rafael Pires
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4024
Resumo: A educação está melhorando no Brasil, mas os resultados ainda estão aquém das médias observadas em países desenvolvidos. Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir dos dados do Censo Escolar, o desempenho das escolas públicas que participam do programa Mais Educação, programa federal quer propõe a ampliação da jornada escolar. Pretende-se comparar as escolas participantes do programa e as escolas não participantes, na cidade de Dourados/MS. A metodologia utilizada compreende uma análise descritiva e o teste de diferença de médias. Buscando entender a realidade dos participantes deste programa, também foi realizada uma pesquisa de campo em algumas unidades educacionais. Entre os problemas encontrados na pesquisa de campo, o principal foi a falta de infraestrutura adequada. Os resultados do estudo mostraram que as escolas participantes do programa não apresentaram uma melhora em suas taxas de aprovação. Porém, acredita-se que o programa esteja relacionado a benefícios sociais aos alunos participantes.
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Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir dos dados do Censo Escolar, o desempenho das escolas públicas que participam do programa Mais Educação, programa federal quer propõe a ampliação da jornada escolar. Pretende-se comparar as escolas participantes do programa e as escolas não participantes, na cidade de Dourados/MS. A metodologia utilizada compreende uma análise descritiva e o teste de diferença de médias. Buscando entender a realidade dos participantes deste programa, também foi realizada uma pesquisa de campo em algumas unidades educacionais. Entre os problemas encontrados na pesquisa de campo, o principal foi a falta de infraestrutura adequada. Os resultados do estudo mostraram que as escolas participantes do programa não apresentaram uma melhora em suas taxas de aprovação. Porém, acredita-se que o programa esteja relacionado a benefícios sociais aos alunos participantes.Education is improving in Brazil, but the results are still below the average observed in developed countries. This work aims to analyze, from the School Census data, the performance of public schools participating in the program More Education, federal program wants to propose the extension of the school day. It is intended to compare the schools participating in the program and schools not participating in the city of Dourados / MS. The methodology comprises a descriptive analysis and the mean difference test. Seeking to understand the reality of the participants of this program a field survey was carried out in some educational units, The results showed that schools participating in the program did not show an improvement in his approval ratings. But it is believed that the program is related to social benefits to students participating, among the main problems encountered was the lack of adequate infrastructure.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-09-04T12:11:48Z No. of bitstreams: 1 RafaelPiresArantes.pdf: 665057 bytes, checksum: 3e7b2b285f48aad4197c3df326cf668f (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-04T12:11:48Z (GMT). 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