O Estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Regina Tocchetto de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3242
Resumo: Esta tese trata do estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac, como uma alternativa à ideia de controle do comportamento cênico realizado quando se busca o aperfeiçoamento da qualidade artística. Propõe uma conexão mais orgânica do ator/da atriz consigo e com as condições da ação desempenhada no momento presente, independente de características estilísticas. Esta pesquisa foi motivada pelas seguintes questões: como estimular a perspectiva aprofundada do fazer teatral, desenvolvendo um trabalho sobre si mesmo, frente à profusão de estímulos de diferentes linguagens artísticas e abordagens de atuação cênica? Como promover a experiência holística na prática de ensino, buscando superar a visão cultural cindida entre sujeito-objeto, mente- corpo, corpo-voz? E como articular os desafios atuais da prática artístico-pedagógica da autora, relacionando os princípios da abordagem de Arthur Lessac ao campo da Somática e ao legado de artistas pedagogos sobre a potência das ações físicas, como catalisadoras da organicidade humana? Duas ações foram desenvolvidas para plasmar estas questões: 1) a criação da disciplina eletiva Organicidade corpóreo-vocal da ação – uma abordagem baseada no Treinamento Lessac, realizada em 2017 no Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que contribuiu reflexivamente sobre a importância de uma prática de ensino que integre as áreas de corpo, voz e atuação e 2) a criação da cena solo Cães, trabalho em processo, feita pelo Núcleo Teatral Isadora em que a autora, e também atriz, investiga a noção de sintonia para a atuação. Com estas atividades, a pesquisa encontrou seus próprios métodos, através da prática com os princípios da Abordagem Somático-Performativa e de procedimentos autoetnográficos. Com o objetivo de identificar como a sintonização da pessoa consigo mesma e com a ação que desenvolve acontece, foi criado o termo Artesanato Somático, que contribui para materializar e articular processos corporais e vocais emanados pelos atores no decorrer do processo criativo e manifestados nas apresentações.
id UFGD-2_e1643478407fe88aa7d01294d9049f18
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/3242
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Silva, Hebe Alves dahttp://lattes.cnpq.br/0256625025636804Fernandes, Cianehttp://lattes.cnpq.br/2276710235171349Rangel, Sonia Lúciahttp://lattes.cnpq.br/9378221023546868Bonfitto Júnior, Matteohttp://lattes.cnpq.br/1391968042258055Pacheco, Sulian Vieira0000-0001-6688-9402http://lattes.cnpq.br/8105375243972897http://lattes.cnpq.br/2447369043799397Oliveira, Maria Regina Tocchetto de2020-06-08T13:52:26Z2020-06-08T13:52:26Z2020-04-29OLIVEIRA, Maria Regina Tocchetto de. O Estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac. 2020. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2020.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3242Esta tese trata do estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac, como uma alternativa à ideia de controle do comportamento cênico realizado quando se busca o aperfeiçoamento da qualidade artística. Propõe uma conexão mais orgânica do ator/da atriz consigo e com as condições da ação desempenhada no momento presente, independente de características estilísticas. Esta pesquisa foi motivada pelas seguintes questões: como estimular a perspectiva aprofundada do fazer teatral, desenvolvendo um trabalho sobre si mesmo, frente à profusão de estímulos de diferentes linguagens artísticas e abordagens de atuação cênica? Como promover a experiência holística na prática de ensino, buscando superar a visão cultural cindida entre sujeito-objeto, mente- corpo, corpo-voz? E como articular os desafios atuais da prática artístico-pedagógica da autora, relacionando os princípios da abordagem de Arthur Lessac ao campo da Somática e ao legado de artistas pedagogos sobre a potência das ações físicas, como catalisadoras da organicidade humana? Duas ações foram desenvolvidas para plasmar estas questões: 1) a criação da disciplina eletiva Organicidade corpóreo-vocal da ação – uma abordagem baseada no Treinamento Lessac, realizada em 2017 no Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que contribuiu reflexivamente sobre a importância de uma prática de ensino que integre as áreas de corpo, voz e atuação e 2) a criação da cena solo Cães, trabalho em processo, feita pelo Núcleo Teatral Isadora em que a autora, e também atriz, investiga a noção de sintonia para a atuação. Com estas atividades, a pesquisa encontrou seus próprios métodos, através da prática com os princípios da Abordagem Somático-Performativa e de procedimentos autoetnográficos. Com o objetivo de identificar como a sintonização da pessoa consigo mesma e com a ação que desenvolve acontece, foi criado o termo Artesanato Somático, que contribui para materializar e articular processos corporais e vocais emanados pelos atores no decorrer do processo criativo e manifestados nas apresentações.This dissertation is concerned with the state of tuning for acting, articulated from elements of Lessac’s Kinesensic Training as an alternative to the idea of controlling scenic behavior when seeking improvement to artistic quality. It proposes a more organic connection of actors with themselves and with the conditions of the action performed in the present moment, regardless of stylistic characteristics. This research was motivated by the following questions: how to stimulate the in-depth perspective of theatrical making, developing a piece of work about oneself in the face of the profusion of stimuli in different artistic languages and approaches to scenic acting? How to promote a holistic experience in teaching, overcoming the cultural perspective of subject-object, mind-body, body-voice as separated entities? How to articulate current challenges of the artistic-pedagogical practice of the author, relating the principles of Arthur Lessac’s approach with the field of Somatics and with the legacy of pedagogical artists on the potency of physical actions as catalysts of human organicity? Two actions were carried out to answer these questions: 1) the creation, in 2017, of an elective discipline called “Organicity of bodily-vocal action – an approach based on Lessac’s Training” in the Performing Arts course at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), contributing to reflection on the importance of a teaching practice that integrates the areas of body, voice and acting and 2) the creation of the solo scene “Cães”, work in progress, by the Núcleo Teatral Isadora, in which the author and also actress investigates the notion of tuning for acting. These activities provided the methods of this research, through the practice with the Somatic-Performative Approach principles and self-ethnographical procedures. Aiming at identifying how the actor’s tuning with himself and with the action developed happens, the term artesanato somático (somatic craft) was created, contributing to materialize and articulate the bodily and vocal processes emanated by actors throughout the creative process and manifested on the performances.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-08T13:52:26Z No. of bitstreams: 1 UFBA - MariaReginaTocchettodeOliveira.pdf: 19453072 bytes, checksum: 9cae6250e16b0a006c3a40fe895ef4f3 (MD5)Made available in DSpace on 2020-06-08T13:52:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 UFBA - MariaReginaTocchettodeOliveira.pdf: 19453072 bytes, checksum: 9cae6250e16b0a006c3a40fe895ef4f3 (MD5) Previous issue date: 2020-04-29Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal da BahiaPrograma de pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilEscola de TeatroCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROLessac, Arthur, 1909-2011Sintonia (teatro)AtuaçãoExpressão corporalTuning (Theater)ActingBody expressionO Estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de LessacThe State of tuning for acting articulated from Lessac’s Kinesensic Training elementsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTUFBA - MariaReginaTocchettodeOliveira.pdf.txtUFBA - MariaReginaTocchettodeOliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain507041https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3242/3/UFBA%20-%20MariaReginaTocchettodeOliveira.pdf.txta5bf56358447917c2113cc726b90a449MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3242/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALUFBA - MariaReginaTocchettodeOliveira.pdfUFBA - MariaReginaTocchettodeOliveira.pdfapplication/pdf19453072https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3242/1/UFBA%20-%20MariaReginaTocchettodeOliveira.pdf9cae6250e16b0a006c3a40fe895ef4f3MD51prefix/32422023-09-14 02:06:01.682oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:06:01Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The State of tuning for acting articulated from Lessac’s Kinesensic Training elements
title O Estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac
spellingShingle O Estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac
Oliveira, Maria Regina Tocchetto de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Lessac, Arthur, 1909-2011
Sintonia (teatro)
Atuação
Expressão corporal
Tuning (Theater)
Acting
Body expression
title_short O Estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac
title_full O Estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac
title_fullStr O Estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac
title_full_unstemmed O Estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac
title_sort O Estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac
author Oliveira, Maria Regina Tocchetto de
author_facet Oliveira, Maria Regina Tocchetto de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Hebe Alves da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0256625025636804
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernandes, Ciane
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2276710235171349
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rangel, Sonia Lúcia
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9378221023546868
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bonfitto Júnior, Matteo
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1391968042258055
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Pacheco, Sulian Vieira
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 0000-0001-6688-9402
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8105375243972897
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2447369043799397
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Regina Tocchetto de
contributor_str_mv Silva, Hebe Alves da
Fernandes, Ciane
Rangel, Sonia Lúcia
Bonfitto Júnior, Matteo
Pacheco, Sulian Vieira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Lessac, Arthur, 1909-2011
Sintonia (teatro)
Atuação
Expressão corporal
Tuning (Theater)
Acting
Body expression
dc.subject.por.fl_str_mv Lessac, Arthur, 1909-2011
Sintonia (teatro)
Atuação
Expressão corporal
dc.subject.eng.fl_str_mv Tuning (Theater)
Acting
Body expression
description Esta tese trata do estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac, como uma alternativa à ideia de controle do comportamento cênico realizado quando se busca o aperfeiçoamento da qualidade artística. Propõe uma conexão mais orgânica do ator/da atriz consigo e com as condições da ação desempenhada no momento presente, independente de características estilísticas. Esta pesquisa foi motivada pelas seguintes questões: como estimular a perspectiva aprofundada do fazer teatral, desenvolvendo um trabalho sobre si mesmo, frente à profusão de estímulos de diferentes linguagens artísticas e abordagens de atuação cênica? Como promover a experiência holística na prática de ensino, buscando superar a visão cultural cindida entre sujeito-objeto, mente- corpo, corpo-voz? E como articular os desafios atuais da prática artístico-pedagógica da autora, relacionando os princípios da abordagem de Arthur Lessac ao campo da Somática e ao legado de artistas pedagogos sobre a potência das ações físicas, como catalisadoras da organicidade humana? Duas ações foram desenvolvidas para plasmar estas questões: 1) a criação da disciplina eletiva Organicidade corpóreo-vocal da ação – uma abordagem baseada no Treinamento Lessac, realizada em 2017 no Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que contribuiu reflexivamente sobre a importância de uma prática de ensino que integre as áreas de corpo, voz e atuação e 2) a criação da cena solo Cães, trabalho em processo, feita pelo Núcleo Teatral Isadora em que a autora, e também atriz, investiga a noção de sintonia para a atuação. Com estas atividades, a pesquisa encontrou seus próprios métodos, através da prática com os princípios da Abordagem Somático-Performativa e de procedimentos autoetnográficos. Com o objetivo de identificar como a sintonização da pessoa consigo mesma e com a ação que desenvolve acontece, foi criado o termo Artesanato Somático, que contribui para materializar e articular processos corporais e vocais emanados pelos atores no decorrer do processo criativo e manifestados nas apresentações.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-08T13:52:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-08T13:52:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Regina Tocchetto de. O Estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac. 2020. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3242
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Regina Tocchetto de. O Estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac. 2020. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2020.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3242/3/UFBA%20-%20MariaReginaTocchettodeOliveira.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3242/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3242/1/UFBA%20-%20MariaReginaTocchettodeOliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a5bf56358447917c2113cc726b90a449
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
9cae6250e16b0a006c3a40fe895ef4f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042079773851648