Estudo do comportamento térmico do disco de freio do protótipo BAJA SAE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Yuri Gubert
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4373
Resumo: O sistema de freio é de suma importância, não somente para o veículo desenvolvido no projeto BAJA SAE, mas para todos os veículos de transporte, seja de pessoas ou de cargas. É um sistema responsável pela segurança dos ocupantes ou da carga que está transportando. O risco de se atingir elevadas temperaturas atingidas ciclicamente pode gerar fadiga térmica e evaporação do fluido de freio, por exemplo. Esses fatores podem levar a falha do freio. Objetivou-se com este trabalho, através do estudo de análise térmica do disco de freio dianteiro, conhecer e estudar de maneira mais aprofundada, a dissipação térmica no sistema de freio, suas curvas de aquecimento e resfriamento. Como resultado, essa monografia apresenta dados para a possibilidade de futura otimização do sistema de freio, sendo ela geométrica ou por material, e visa contribuir, também, para construção de informações para o estudo de sistemas de freio.
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O risco de se atingir elevadas temperaturas atingidas ciclicamente pode gerar fadiga térmica e evaporação do fluido de freio, por exemplo. Esses fatores podem levar a falha do freio. Objetivou-se com este trabalho, através do estudo de análise térmica do disco de freio dianteiro, conhecer e estudar de maneira mais aprofundada, a dissipação térmica no sistema de freio, suas curvas de aquecimento e resfriamento. Como resultado, essa monografia apresenta dados para a possibilidade de futura otimização do sistema de freio, sendo ela geométrica ou por material, e visa contribuir, também, para construção de informações para o estudo de sistemas de freio.The brake system is of paramount importance, not only for the vehicle developed in the BAJA SAE project, but for all transport vehicles, whether of persons or loads. It is a system responsible for safety of the occupants or the cargo you are carrying. The risk of reaching high temperatures reached cyclically can generate thermal fatigue and evaporation of the brake fluid, for example. These factors can lead to brake failure. The objective of this work was to study the thermal analysis of the front brake disc, to study and study in more depth, the thermal dissipation in the brake system, its curves of heating and cooling. As a result, this monograph presents data for the possibility of future optimization of the brake system, whether geometric or material, and aims to contribute, also, to the construction of information for the study of brake systems.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-10-29T12:47:06Z No. of bitstreams: 1 YuriGubertSouza.pdf: 50347138 bytes, checksum: 700c4391ef65830f05c31194cc60f4ac (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-29T12:47:07Z (GMT). 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