Escola Franciscana Imaculada Conceição: história da instituição educativa na Região de Dourados, sul de Mato Grosso (1955-1975)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Eliane Maria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1021
Resumo: Esta investigação está contida na temática História das Instituições Educacionais (HIE), campo da História da Educação, cujas análises se centram no movimento da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, as quais, oriundas da Província do Rio Grande do Sul, migraram para o sul de Mato Grosso, a partir do ano de 1954. Com a finalidade de oferecer historicidade à instituição, abordou-se a gênese e o perfil de organicidade do referido espaço escolar durante o período de 1955 a 1975. A pesquisa se nutriu de fontes históricas oriundas da Diocese de Dourados, do Centro de Documentação Regional (DCR), com destaque para materiais iconográficos, “crônicas” escritas por agentes da própria escola e Relatórios do Curso Normal (1959-1966). A investigação foi pautada em algumas categorias de análise: a motivação para criação e instalação dessa Escola Franciscana, o cenário físico do prédio (interno e externo), o perfil dos agentes sociais que ali se movimentaram (discente, docente, inspetores, entre outros), as características de sociabilidade, bem como o cotidiano escolar. Os dados coletados das fontes históricas foram interpretados a partir das categorias de análises já explicitadas. Procuramos estabelecer relações reflexivas entre o particular – a escola, situada na cidade de Dourados – e o geral, o universo histórico-escolar e social do país, durante o Brasil Republicano, após a II Guerra Mundial, (1939-1945) com destaque para as décadas de 1950 a 1970. Foi possível destacar o papel dos principais agentes sociais dessa construção histórica e identificar a contribuições das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã no processo de escolarização e formação de professores na região sul do Estado com a fundação da primeira escola normal no município. Em síntese, pôde-se observar que, historicamente, esta instituição teve, por um lado, suas singularidades vinculadas a expansão da Igreja Católica, a qual utilizou como estratégia o investimento, sobretudo, na Educação e em ações sociais; e, por outro, tratou-se de uma instituição que foi veículo difusor de ideais próprias dessa fase Republicana, os quais foram amplamente divulgados em âmbito nacional.
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Com a finalidade de oferecer historicidade à instituição, abordou-se a gênese e o perfil de organicidade do referido espaço escolar durante o período de 1955 a 1975. A pesquisa se nutriu de fontes históricas oriundas da Diocese de Dourados, do Centro de Documentação Regional (DCR), com destaque para materiais iconográficos, “crônicas” escritas por agentes da própria escola e Relatórios do Curso Normal (1959-1966). A investigação foi pautada em algumas categorias de análise: a motivação para criação e instalação dessa Escola Franciscana, o cenário físico do prédio (interno e externo), o perfil dos agentes sociais que ali se movimentaram (discente, docente, inspetores, entre outros), as características de sociabilidade, bem como o cotidiano escolar. Os dados coletados das fontes históricas foram interpretados a partir das categorias de análises já explicitadas. Procuramos estabelecer relações reflexivas entre o particular – a escola, situada na cidade de Dourados – e o geral, o universo histórico-escolar e social do país, durante o Brasil Republicano, após a II Guerra Mundial, (1939-1945) com destaque para as décadas de 1950 a 1970. Foi possível destacar o papel dos principais agentes sociais dessa construção histórica e identificar a contribuições das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã no processo de escolarização e formação de professores na região sul do Estado com a fundação da primeira escola normal no município. Em síntese, pôde-se observar que, historicamente, esta instituição teve, por um lado, suas singularidades vinculadas a expansão da Igreja Católica, a qual utilizou como estratégia o investimento, sobretudo, na Educação e em ações sociais; e, por outro, tratou-se de uma instituição que foi veículo difusor de ideais próprias dessa fase Republicana, os quais foram amplamente divulgados em âmbito nacional.This investigation is contained in the thematic History of the Education Institutions (HEI), area of the History of the Education which analyses are centered in the movement of the Congregation of the Franciscan Sisters of the Penitence and Christian Charity, what they are originating from the Province of Rio Grande do Sul and which migrated to the south of Mato Grosso, since 1954. With the purpose of offering historicity to the abovementioned institution, from 1955 to 1975 boarded the origin and the profile of functioning of this place during the period. The inquiry was nourished with historical fountains originating from the Diocese of Dourados (DD), of the Regional Documentation Centre (RDC), with distinction for iconographic materials, “Chronicles” written by agents of own school and Reports of the Teacher-training course (1959-1966). The investigation was ruled in some categories of analysis: the motivation for creation and installation of this Franciscan School, the physical scenery of the building (internal and extern), the profile of the social agents who there were moved (learning, teacher, inspectors, among others), the sociability characteristics, as well as the school daily life. The data colleted from the historical sources were interpreted from the categories of analyses already made explicit. We will seek to establish relationships between there reflective private-school located in the city of Dourados and the general, the universe and social history of the country, during Republican Brazil after World War II (1939-1945), with distinction for the decades from 1950 to 1970. It was possible to highlight the role of the main social agents of this historical construction and to identify the contributions of the Franciscan Sisters of Penance and Christian Charity in the process of schooling and teacher training in the southern region of the State with the foundation of the first normal school in the municipal. In synthesis, it was possible to notice that, historically, this institution had, on a side, its peculiarities linked the expansion of the Catholic Church, which used like strategy the investment, especially, in education and social actions; and, for other, it was the question of an institution that was a vehicle diffuser of its own ideals to this Republican phase, what they were spread widely in national extent.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-06-07T11:43:25Z No. of bitstreams: 1 ElianeMariaAmaro.pdf: 10484034 bytes, checksum: e7c9621da462f7ada61ff26af1b946b8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-07T11:43:25Z (GMT). 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