A INSERÇÃO SOCIAL DO IDOSO POR MEIO DO CONSUMO DE BENS CULTURAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janini, Tiago Cappi
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Sousa, Ana Maria Viola
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Videre (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11965
Resumo: Apesar do crescimento da proteção legislativa ao idoso, a realidade ainda o contempla como marginalizado na sociedade. O direito à cultura, qualificado como fundamental pela Constituição Federal de 1988, assegurado a toda população, é uma forma de inserção social do idoso. Feita essa constatação, este trabalho tem o seguinte problema de pesquisa: Qual o papel do Estado para assegurar o consumo de bens culturais do idoso? Em outras palavras: como o Estado pode contribuir efetivamente para uma maior participação do idoso na sociedade por meio do consumo de bens culturais? A hipótese é o Estado como o principal ator na promoção de condições para que o idoso consuma bens culturais sem ser prejudicado. O objetivo principal consiste em identificar a condição de hipervulnerabilidade do consumidor idoso de bens culturais e demonstrar a importância do Estado na redução dessa desigualdade. Os objetivos específicos são: (i) estudar o conceito de cultura e a sua proteção jurídica; (ii) reconhecer a hipervulnerabilidade do consumidor idoso; (iii) apontar as características do consumidor idoso de bens culturais; e (iv) analisar as políticas públicas relativas ao consumo de bens culturais. Utiliza-se p método dedutivo, com pesquisa bibliográfica. Conclui-se que o Estado deve ser agir efetivamente na promoção da concretização do consumo de bens culturais pelos idosos, como forma de minimizar a sua exclusão social.
id UFGD-3_843cf79a1ba17017b08f1b0da5b535bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11965
network_acronym_str UFGD-3
network_name_str Revista Videre (Online)
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO SOCIAL DO IDOSO POR MEIO DO CONSUMO DE BENS CULTURAISHipervulnerabilidadeConsumo CulturalPolíticas Públicas CulturaisAcesso à CulturaIdoso.Apesar do crescimento da proteção legislativa ao idoso, a realidade ainda o contempla como marginalizado na sociedade. O direito à cultura, qualificado como fundamental pela Constituição Federal de 1988, assegurado a toda população, é uma forma de inserção social do idoso. Feita essa constatação, este trabalho tem o seguinte problema de pesquisa: Qual o papel do Estado para assegurar o consumo de bens culturais do idoso? Em outras palavras: como o Estado pode contribuir efetivamente para uma maior participação do idoso na sociedade por meio do consumo de bens culturais? A hipótese é o Estado como o principal ator na promoção de condições para que o idoso consuma bens culturais sem ser prejudicado. O objetivo principal consiste em identificar a condição de hipervulnerabilidade do consumidor idoso de bens culturais e demonstrar a importância do Estado na redução dessa desigualdade. Os objetivos específicos são: (i) estudar o conceito de cultura e a sua proteção jurídica; (ii) reconhecer a hipervulnerabilidade do consumidor idoso; (iii) apontar as características do consumidor idoso de bens culturais; e (iv) analisar as políticas públicas relativas ao consumo de bens culturais. Utiliza-se p método dedutivo, com pesquisa bibliográfica. Conclui-se que o Estado deve ser agir efetivamente na promoção da concretização do consumo de bens culturais pelos idosos, como forma de minimizar a sua exclusão social.EDITORA - UFGD2021-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionElaborado e aprovado pelos Editoreshttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/1196510.30612/videre.v13i27.11965Revista Videre; v. 13 n. 27 (2021): Revista Videre2177-7837reponame:Revista Videre (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDCopyright (c) 2021 Revista Videreinfo:eu-repo/semantics/openAccessJanini, Tiago Cappide Sousa, Ana Maria Viola2021-11-11T08:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11965Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/viderePUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oaihttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai2177-78372177-2150opendoar:2021-11-11T08:36:08Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO SOCIAL DO IDOSO POR MEIO DO CONSUMO DE BENS CULTURAIS
title A INSERÇÃO SOCIAL DO IDOSO POR MEIO DO CONSUMO DE BENS CULTURAIS
spellingShingle A INSERÇÃO SOCIAL DO IDOSO POR MEIO DO CONSUMO DE BENS CULTURAIS
Janini, Tiago Cappi
Hipervulnerabilidade
Consumo Cultural
Políticas Públicas Culturais
Acesso à Cultura
Idoso.
title_short A INSERÇÃO SOCIAL DO IDOSO POR MEIO DO CONSUMO DE BENS CULTURAIS
title_full A INSERÇÃO SOCIAL DO IDOSO POR MEIO DO CONSUMO DE BENS CULTURAIS
title_fullStr A INSERÇÃO SOCIAL DO IDOSO POR MEIO DO CONSUMO DE BENS CULTURAIS
title_full_unstemmed A INSERÇÃO SOCIAL DO IDOSO POR MEIO DO CONSUMO DE BENS CULTURAIS
title_sort A INSERÇÃO SOCIAL DO IDOSO POR MEIO DO CONSUMO DE BENS CULTURAIS
author Janini, Tiago Cappi
author_facet Janini, Tiago Cappi
de Sousa, Ana Maria Viola
author_role author
author2 de Sousa, Ana Maria Viola
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janini, Tiago Cappi
de Sousa, Ana Maria Viola
dc.subject.por.fl_str_mv Hipervulnerabilidade
Consumo Cultural
Políticas Públicas Culturais
Acesso à Cultura
Idoso.
topic Hipervulnerabilidade
Consumo Cultural
Políticas Públicas Culturais
Acesso à Cultura
Idoso.
description Apesar do crescimento da proteção legislativa ao idoso, a realidade ainda o contempla como marginalizado na sociedade. O direito à cultura, qualificado como fundamental pela Constituição Federal de 1988, assegurado a toda população, é uma forma de inserção social do idoso. Feita essa constatação, este trabalho tem o seguinte problema de pesquisa: Qual o papel do Estado para assegurar o consumo de bens culturais do idoso? Em outras palavras: como o Estado pode contribuir efetivamente para uma maior participação do idoso na sociedade por meio do consumo de bens culturais? A hipótese é o Estado como o principal ator na promoção de condições para que o idoso consuma bens culturais sem ser prejudicado. O objetivo principal consiste em identificar a condição de hipervulnerabilidade do consumidor idoso de bens culturais e demonstrar a importância do Estado na redução dessa desigualdade. Os objetivos específicos são: (i) estudar o conceito de cultura e a sua proteção jurídica; (ii) reconhecer a hipervulnerabilidade do consumidor idoso; (iii) apontar as características do consumidor idoso de bens culturais; e (iv) analisar as políticas públicas relativas ao consumo de bens culturais. Utiliza-se p método dedutivo, com pesquisa bibliográfica. Conclui-se que o Estado deve ser agir efetivamente na promoção da concretização do consumo de bens culturais pelos idosos, como forma de minimizar a sua exclusão social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Elaborado e aprovado pelos Editores
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11965
10.30612/videre.v13i27.11965
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11965
identifier_str_mv 10.30612/videre.v13i27.11965
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Videre
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Videre
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA - UFGD
publisher.none.fl_str_mv EDITORA - UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Revista Videre; v. 13 n. 27 (2021): Revista Videre
2177-7837
reponame:Revista Videre (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Revista Videre (Online)
collection Revista Videre (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai
_version_ 1798325355509972992