Educação para mulheres jovens e adultas em situação de cárcere: uma perspectiva inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Videre (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11930 |
Resumo: | Tendo em vista os baixos índices educacionais das mulheres que se encontram em situação de prisão, o presente trabalho tem como enfoque refletir sobre acesso à educação por moças que vivenciam situação de cárcere. Para a condução deste artigo adotou-se a perspectiva da educação inclusiva. Com a finalidade de traçar um panorama do perfil das encarceradas no estado de Mato Grosso do Sul, utilizou-se os documentos oficiais que constam nos bancos de dados governamentais. Empregou-se o método dedutivo e foram utilizadas as técnicas de investigações como a pesquisa indireta documental e bibliográfica. O corpus que compõem este paper é formado por Leis federais e estaduais, Constituições federal e estadual e o Levantamento Nacional de informações penitenciária- INFOPEN MULHERES, publicado em 2018. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório dentro do escopo dos Direitos Humanos e da Educação, com ênfase na defasagem escolar das mulheres submetidas ao poder punitivo sul-mato-grossense. |
id |
UFGD-3_9fd201e7bad37693bd33ce17e6c7cdd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11930 |
network_acronym_str |
UFGD-3 |
network_name_str |
Revista Videre (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para mulheres jovens e adultas em situação de cárcere: uma perspectiva inclusivaEducation for young women and adults in sacred situation: an inclusive perspectiveSistema prisional feminino. Educação. Inclusão.Female prison system. Education. Inclusion.Tendo em vista os baixos índices educacionais das mulheres que se encontram em situação de prisão, o presente trabalho tem como enfoque refletir sobre acesso à educação por moças que vivenciam situação de cárcere. Para a condução deste artigo adotou-se a perspectiva da educação inclusiva. Com a finalidade de traçar um panorama do perfil das encarceradas no estado de Mato Grosso do Sul, utilizou-se os documentos oficiais que constam nos bancos de dados governamentais. Empregou-se o método dedutivo e foram utilizadas as técnicas de investigações como a pesquisa indireta documental e bibliográfica. O corpus que compõem este paper é formado por Leis federais e estaduais, Constituições federal e estadual e o Levantamento Nacional de informações penitenciária- INFOPEN MULHERES, publicado em 2018. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório dentro do escopo dos Direitos Humanos e da Educação, com ênfase na defasagem escolar das mulheres submetidas ao poder punitivo sul-mato-grossense.In view of the low educational levels of women in prison. The present work focuses on reflecting on access to education for girls who experience a prison situation. For the conduct of this article, the perspective of inclusive education was adopted. In order to draw an overview of the profile of prisoners in the state of Mato Grosso do Sul, the official documents used in government databases were used. The deductive method was used and investigative techniques such as indirect documentary and bibliographic research were used. The corpus that make up this paper is formed by federal and state laws, federal and state constitutions and the National Survey of penitentiary information - INFOPEN MULHERES, published in 2018. It is a qualitative research of an exploratory nature as within the scope of Human Rights and Education with an emphasis on the educational gap of women subjected to the punitive power of Mato Grosso do Sul.EDITORA - UFGD2020-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/1193010.30612/videre.v12i23.11930Revista Videre; v. 12 n. 23 (2020): Revista Videre; 304-3172177-7837reponame:Revista Videre (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11930/5966Copyright (c) 2020 Revista Videreinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Francis Pignatti doSilva, Luzia Bernardes daPreussler, Gustavo de Souza2020-08-27T09:13:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11930Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/viderePUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oaihttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai2177-78372177-2150opendoar:2020-08-27T09:13:25Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para mulheres jovens e adultas em situação de cárcere: uma perspectiva inclusiva Education for young women and adults in sacred situation: an inclusive perspective |
title |
Educação para mulheres jovens e adultas em situação de cárcere: uma perspectiva inclusiva |
spellingShingle |
Educação para mulheres jovens e adultas em situação de cárcere: uma perspectiva inclusiva Nascimento, Francis Pignatti do Sistema prisional feminino. Educação. Inclusão. Female prison system. Education. Inclusion. |
title_short |
Educação para mulheres jovens e adultas em situação de cárcere: uma perspectiva inclusiva |
title_full |
Educação para mulheres jovens e adultas em situação de cárcere: uma perspectiva inclusiva |
title_fullStr |
Educação para mulheres jovens e adultas em situação de cárcere: uma perspectiva inclusiva |
title_full_unstemmed |
Educação para mulheres jovens e adultas em situação de cárcere: uma perspectiva inclusiva |
title_sort |
Educação para mulheres jovens e adultas em situação de cárcere: uma perspectiva inclusiva |
author |
Nascimento, Francis Pignatti do |
author_facet |
Nascimento, Francis Pignatti do Silva, Luzia Bernardes da Preussler, Gustavo de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luzia Bernardes da Preussler, Gustavo de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Francis Pignatti do Silva, Luzia Bernardes da Preussler, Gustavo de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema prisional feminino. Educação. Inclusão. Female prison system. Education. Inclusion. |
topic |
Sistema prisional feminino. Educação. Inclusão. Female prison system. Education. Inclusion. |
description |
Tendo em vista os baixos índices educacionais das mulheres que se encontram em situação de prisão, o presente trabalho tem como enfoque refletir sobre acesso à educação por moças que vivenciam situação de cárcere. Para a condução deste artigo adotou-se a perspectiva da educação inclusiva. Com a finalidade de traçar um panorama do perfil das encarceradas no estado de Mato Grosso do Sul, utilizou-se os documentos oficiais que constam nos bancos de dados governamentais. Empregou-se o método dedutivo e foram utilizadas as técnicas de investigações como a pesquisa indireta documental e bibliográfica. O corpus que compõem este paper é formado por Leis federais e estaduais, Constituições federal e estadual e o Levantamento Nacional de informações penitenciária- INFOPEN MULHERES, publicado em 2018. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório dentro do escopo dos Direitos Humanos e da Educação, com ênfase na defasagem escolar das mulheres submetidas ao poder punitivo sul-mato-grossense. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11930 10.30612/videre.v12i23.11930 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11930 |
identifier_str_mv |
10.30612/videre.v12i23.11930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11930/5966 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Videre info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Videre |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA - UFGD |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA - UFGD |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Videre; v. 12 n. 23 (2020): Revista Videre; 304-317 2177-7837 reponame:Revista Videre (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Revista Videre (Online) |
collection |
Revista Videre (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai |
_version_ |
1798325355507875840 |