A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Felipe Montiel da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ohlweiler, Leonel Pires, Carvalho, Júlia Dutra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Videre (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11780
Resumo: Através de análise interdisciplinar conjugada a dados bibliográficos e fontes secundárias o estudo pretende averiguar se a expansão privada do ensino superior é capaz de fortalecer a autonomia universitária e contribuir com a diminuição da desigualdade social. A pesquisa foi dividida em três seções. A primeira resgata as teorias do capital humano e do capital intelectual, apresentando os impactos que os modelos de acumulação fordista e flexível provocam na expropriação simbólica do trabalhador. A partir do conceito de campo desenvolvido por Bourdieu no texto “os usos sociais da ciência (2005)” o segundo trecho enfrenta as relações entre ensino e mercado, observando as tendências que formam a autonomia educacional. A última seção mostra os efeitos concretos da expansão privada do ensino superior, referindo, de maneira pontual, como a dominação racial e a desigual divisão social dos bens simbólico-materiais aparecem na prática. O estudo concluiu que a expansão privada da educação superior contribui com a dessegregação da referida etapa educacional, relegando, ao mesmo tempo, discentes e egressos desprovidos de acúmulo econômico-simbólico às piores posições acadêmico-profissionais.
id UFGD-3_b390b62942aad8c9621ff7c410f4840b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11780
network_acronym_str UFGD-3
network_name_str Revista Videre (Online)
repository_id_str
spelling A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômicoLa expansión privada de la Educación Superior y la autonomía universitaria: relaciones entre los campos científico y econômicoThe private expansion of Higher Education and university autonomy: the relations between the scientific and economic fieldsEducação. Capital. Desigualdade Social.Educación. Capital. Desigualdad Social.Education. Capital. Social inequality.Através de análise interdisciplinar conjugada a dados bibliográficos e fontes secundárias o estudo pretende averiguar se a expansão privada do ensino superior é capaz de fortalecer a autonomia universitária e contribuir com a diminuição da desigualdade social. A pesquisa foi dividida em três seções. A primeira resgata as teorias do capital humano e do capital intelectual, apresentando os impactos que os modelos de acumulação fordista e flexível provocam na expropriação simbólica do trabalhador. A partir do conceito de campo desenvolvido por Bourdieu no texto “os usos sociais da ciência (2005)” o segundo trecho enfrenta as relações entre ensino e mercado, observando as tendências que formam a autonomia educacional. A última seção mostra os efeitos concretos da expansão privada do ensino superior, referindo, de maneira pontual, como a dominação racial e a desigual divisão social dos bens simbólico-materiais aparecem na prática. O estudo concluiu que a expansão privada da educação superior contribui com a dessegregação da referida etapa educacional, relegando, ao mesmo tempo, discentes e egressos desprovidos de acúmulo econômico-simbólico às piores posições acadêmico-profissionais.Através del análisis interdisciplinario combinado con datos bibliográficos y fuentes secundarias, el estudio tiene como objetivo investigar si la expansión privada de la educación superior es capaz de fortalecer la autonomía universitaria y contribuir a la reducción de la desigualdad social. La investigación se dividió en tres secciones. El primero rescata las teorías del capital humano y el capital intelectual, presentando los impactos que los modelos fordista y de acumulación flexible tienen en la expropiación simbólica de los trabajadores. Basado en el concepto de campo desarrollado por Bourdieu en el texto "los usos sociales de la ciencia (2005)" la segunda sección aborda la relación entre la enseñanza y el mercado, observando las tendencias que forman la autonomía educativa. La última sección muestra los efectos concretos de la expansión privada de la educación superior, que se refiere, de manera puntual, a cómo la dominación racial y la desigual división social de los bienes simbólicos-materiales aparecen en la práctica. El estudio concluyó que la expansión privada de la educación superior contribuye a la desegregación de esa etapa educativa, relegando, al mismo tiempo, estudiantes y graduados sin acumulación económico-simbólica a los peores puestos académicos-profesionales.Through interdisciplinary analysis combined with bibliographic data and secondary sources, the study aims to investigate whether the private expansion of higher education is capable of strengthening university autonomy and contributing to the reduction of social inequality. The research was divided into three sections. The first rescues the theories of human capital and intellectual capital, presenting the impacts that the Fordist and flexible accumulation models have on the symbolic expropriation of workers. Based on the field concept developed by Bourdieu in the text “the social uses of science (2005)”, the second part deals with the relationship between teaching and the market, observing the trends forming the educational autonomy. The last section shows the concrete effects of the private expansion of higher education, referring, in a punctual way, how racial domination and the unequal social division of symbolic-material goods appear in practice. The study concluded that the private expansion of higher education contributes to the desegregation of that educational stage, relegating, at the same time, students and graduates without economic-symbolic accumulation to the worst academic-professional positions.EDITORA - UFGD2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/1178010.30612/videre.v12i25.11780Revista Videre; v. 12 n. 25 (2020): Revista Videre; 46-612177-7837reponame:Revista Videre (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11780/6758Copyright (c) 2020 Revista Videreinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Felipe Montiel daOhlweiler, Leonel PiresCarvalho, Júlia Dutra de2021-02-03T14:23:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11780Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/viderePUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oaihttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai2177-78372177-2150opendoar:2021-02-03T14:23:30Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico
La expansión privada de la Educación Superior y la autonomía universitaria: relaciones entre los campos científico y econômico
The private expansion of Higher Education and university autonomy: the relations between the scientific and economic fields
title A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico
spellingShingle A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico
Silva, Felipe Montiel da
Educação. Capital. Desigualdade Social.
Educación. Capital. Desigualdad Social.
Education. Capital. Social inequality.
title_short A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico
title_full A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico
title_fullStr A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico
title_full_unstemmed A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico
title_sort A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico
author Silva, Felipe Montiel da
author_facet Silva, Felipe Montiel da
Ohlweiler, Leonel Pires
Carvalho, Júlia Dutra de
author_role author
author2 Ohlweiler, Leonel Pires
Carvalho, Júlia Dutra de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Felipe Montiel da
Ohlweiler, Leonel Pires
Carvalho, Júlia Dutra de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Capital. Desigualdade Social.
Educación. Capital. Desigualdad Social.
Education. Capital. Social inequality.
topic Educação. Capital. Desigualdade Social.
Educación. Capital. Desigualdad Social.
Education. Capital. Social inequality.
description Através de análise interdisciplinar conjugada a dados bibliográficos e fontes secundárias o estudo pretende averiguar se a expansão privada do ensino superior é capaz de fortalecer a autonomia universitária e contribuir com a diminuição da desigualdade social. A pesquisa foi dividida em três seções. A primeira resgata as teorias do capital humano e do capital intelectual, apresentando os impactos que os modelos de acumulação fordista e flexível provocam na expropriação simbólica do trabalhador. A partir do conceito de campo desenvolvido por Bourdieu no texto “os usos sociais da ciência (2005)” o segundo trecho enfrenta as relações entre ensino e mercado, observando as tendências que formam a autonomia educacional. A última seção mostra os efeitos concretos da expansão privada do ensino superior, referindo, de maneira pontual, como a dominação racial e a desigual divisão social dos bens simbólico-materiais aparecem na prática. O estudo concluiu que a expansão privada da educação superior contribui com a dessegregação da referida etapa educacional, relegando, ao mesmo tempo, discentes e egressos desprovidos de acúmulo econômico-simbólico às piores posições acadêmico-profissionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11780
10.30612/videre.v12i25.11780
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11780
identifier_str_mv 10.30612/videre.v12i25.11780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11780/6758
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Videre
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Videre
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA - UFGD
publisher.none.fl_str_mv EDITORA - UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Revista Videre; v. 12 n. 25 (2020): Revista Videre; 46-61
2177-7837
reponame:Revista Videre (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Revista Videre (Online)
collection Revista Videre (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai
_version_ 1798325355496341504