A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Videre (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11780 |
Resumo: | Através de análise interdisciplinar conjugada a dados bibliográficos e fontes secundárias o estudo pretende averiguar se a expansão privada do ensino superior é capaz de fortalecer a autonomia universitária e contribuir com a diminuição da desigualdade social. A pesquisa foi dividida em três seções. A primeira resgata as teorias do capital humano e do capital intelectual, apresentando os impactos que os modelos de acumulação fordista e flexível provocam na expropriação simbólica do trabalhador. A partir do conceito de campo desenvolvido por Bourdieu no texto “os usos sociais da ciência (2005)” o segundo trecho enfrenta as relações entre ensino e mercado, observando as tendências que formam a autonomia educacional. A última seção mostra os efeitos concretos da expansão privada do ensino superior, referindo, de maneira pontual, como a dominação racial e a desigual divisão social dos bens simbólico-materiais aparecem na prática. O estudo concluiu que a expansão privada da educação superior contribui com a dessegregação da referida etapa educacional, relegando, ao mesmo tempo, discentes e egressos desprovidos de acúmulo econômico-simbólico às piores posições acadêmico-profissionais. |
id |
UFGD-3_b390b62942aad8c9621ff7c410f4840b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11780 |
network_acronym_str |
UFGD-3 |
network_name_str |
Revista Videre (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômicoLa expansión privada de la Educación Superior y la autonomía universitaria: relaciones entre los campos científico y econômicoThe private expansion of Higher Education and university autonomy: the relations between the scientific and economic fieldsEducação. Capital. Desigualdade Social.Educación. Capital. Desigualdad Social.Education. Capital. Social inequality.Através de análise interdisciplinar conjugada a dados bibliográficos e fontes secundárias o estudo pretende averiguar se a expansão privada do ensino superior é capaz de fortalecer a autonomia universitária e contribuir com a diminuição da desigualdade social. A pesquisa foi dividida em três seções. A primeira resgata as teorias do capital humano e do capital intelectual, apresentando os impactos que os modelos de acumulação fordista e flexível provocam na expropriação simbólica do trabalhador. A partir do conceito de campo desenvolvido por Bourdieu no texto “os usos sociais da ciência (2005)” o segundo trecho enfrenta as relações entre ensino e mercado, observando as tendências que formam a autonomia educacional. A última seção mostra os efeitos concretos da expansão privada do ensino superior, referindo, de maneira pontual, como a dominação racial e a desigual divisão social dos bens simbólico-materiais aparecem na prática. O estudo concluiu que a expansão privada da educação superior contribui com a dessegregação da referida etapa educacional, relegando, ao mesmo tempo, discentes e egressos desprovidos de acúmulo econômico-simbólico às piores posições acadêmico-profissionais.Através del análisis interdisciplinario combinado con datos bibliográficos y fuentes secundarias, el estudio tiene como objetivo investigar si la expansión privada de la educación superior es capaz de fortalecer la autonomía universitaria y contribuir a la reducción de la desigualdad social. La investigación se dividió en tres secciones. El primero rescata las teorías del capital humano y el capital intelectual, presentando los impactos que los modelos fordista y de acumulación flexible tienen en la expropiación simbólica de los trabajadores. Basado en el concepto de campo desarrollado por Bourdieu en el texto "los usos sociales de la ciencia (2005)" la segunda sección aborda la relación entre la enseñanza y el mercado, observando las tendencias que forman la autonomía educativa. La última sección muestra los efectos concretos de la expansión privada de la educación superior, que se refiere, de manera puntual, a cómo la dominación racial y la desigual división social de los bienes simbólicos-materiales aparecen en la práctica. El estudio concluyó que la expansión privada de la educación superior contribuye a la desegregación de esa etapa educativa, relegando, al mismo tiempo, estudiantes y graduados sin acumulación económico-simbólica a los peores puestos académicos-profesionales.Through interdisciplinary analysis combined with bibliographic data and secondary sources, the study aims to investigate whether the private expansion of higher education is capable of strengthening university autonomy and contributing to the reduction of social inequality. The research was divided into three sections. The first rescues the theories of human capital and intellectual capital, presenting the impacts that the Fordist and flexible accumulation models have on the symbolic expropriation of workers. Based on the field concept developed by Bourdieu in the text “the social uses of science (2005)”, the second part deals with the relationship between teaching and the market, observing the trends forming the educational autonomy. The last section shows the concrete effects of the private expansion of higher education, referring, in a punctual way, how racial domination and the unequal social division of symbolic-material goods appear in practice. The study concluded that the private expansion of higher education contributes to the desegregation of that educational stage, relegating, at the same time, students and graduates without economic-symbolic accumulation to the worst academic-professional positions.EDITORA - UFGD2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/1178010.30612/videre.v12i25.11780Revista Videre; v. 12 n. 25 (2020): Revista Videre; 46-612177-7837reponame:Revista Videre (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11780/6758Copyright (c) 2020 Revista Videreinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Felipe Montiel daOhlweiler, Leonel PiresCarvalho, Júlia Dutra de2021-02-03T14:23:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11780Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/viderePUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oaihttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai2177-78372177-2150opendoar:2021-02-03T14:23:30Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico La expansión privada de la Educación Superior y la autonomía universitaria: relaciones entre los campos científico y econômico The private expansion of Higher Education and university autonomy: the relations between the scientific and economic fields |
title |
A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico |
spellingShingle |
A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico Silva, Felipe Montiel da Educação. Capital. Desigualdade Social. Educación. Capital. Desigualdad Social. Education. Capital. Social inequality. |
title_short |
A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico |
title_full |
A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico |
title_fullStr |
A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico |
title_full_unstemmed |
A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico |
title_sort |
A expansão privada do ensino superior e a autonomia universitária: relações entre os campos científico e econômico |
author |
Silva, Felipe Montiel da |
author_facet |
Silva, Felipe Montiel da Ohlweiler, Leonel Pires Carvalho, Júlia Dutra de |
author_role |
author |
author2 |
Ohlweiler, Leonel Pires Carvalho, Júlia Dutra de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Felipe Montiel da Ohlweiler, Leonel Pires Carvalho, Júlia Dutra de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Capital. Desigualdade Social. Educación. Capital. Desigualdad Social. Education. Capital. Social inequality. |
topic |
Educação. Capital. Desigualdade Social. Educación. Capital. Desigualdad Social. Education. Capital. Social inequality. |
description |
Através de análise interdisciplinar conjugada a dados bibliográficos e fontes secundárias o estudo pretende averiguar se a expansão privada do ensino superior é capaz de fortalecer a autonomia universitária e contribuir com a diminuição da desigualdade social. A pesquisa foi dividida em três seções. A primeira resgata as teorias do capital humano e do capital intelectual, apresentando os impactos que os modelos de acumulação fordista e flexível provocam na expropriação simbólica do trabalhador. A partir do conceito de campo desenvolvido por Bourdieu no texto “os usos sociais da ciência (2005)” o segundo trecho enfrenta as relações entre ensino e mercado, observando as tendências que formam a autonomia educacional. A última seção mostra os efeitos concretos da expansão privada do ensino superior, referindo, de maneira pontual, como a dominação racial e a desigual divisão social dos bens simbólico-materiais aparecem na prática. O estudo concluiu que a expansão privada da educação superior contribui com a dessegregação da referida etapa educacional, relegando, ao mesmo tempo, discentes e egressos desprovidos de acúmulo econômico-simbólico às piores posições acadêmico-profissionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11780 10.30612/videre.v12i25.11780 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11780 |
identifier_str_mv |
10.30612/videre.v12i25.11780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/11780/6758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Videre info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Videre |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA - UFGD |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA - UFGD |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Videre; v. 12 n. 25 (2020): Revista Videre; 46-61 2177-7837 reponame:Revista Videre (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Revista Videre (Online) |
collection |
Revista Videre (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai |
_version_ |
1798325355496341504 |