Sequências didáticas do debate eleitoral em análise: a dupla implementação e a construção de dispositivos didáticos de gêneros textuais
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/12849 |
Resumo: | Neste artigo serão expostos os resultados de análise de duas sequências didáticas do gênero textual debate eleitoral no que corresponde às dimensões do gênero de fato contempladas, aos tipos de atividades desenvolvidas, bem como aos gestos didáticos empenhados, com a intenção de contribuir com as reflexões acerca da construção de estratégias, astúcias e atividades didáticas (DOLZ, 2020) mais eficazes para o ensino do gênero em questão. Respalda-nos teórico-metodologicamente o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007, 2008, 2009, BRONCKART; BULEA-BRONCKART, 2017), a Didática das Línguas genebrina (DOLZ; SCHNEUWLY, 2010; DOLZ, 2016) e os Letramentos Sociais (STREET, 2014). As análises evidenciaram que a dupla implementação possibilitou o desenvolvimento do dispositivo didático quanto à contemplação das dimensões constitutivas do gênero; à elaboração e oferta de atividades e estratégias didáticas mais diversificadas e eficazes para a apropriação dos saberes pretendidos; à mobilização consciente e propositada dos gestos didáticos, e do agir docente. |
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Sequências didáticas do debate eleitoral em análise: a dupla implementação e a construção de dispositivos didáticos de gêneros textuaisDebate eleitoral. Sequência didática. Projeto de letramento. Engenharia didática. Dupla implementaçãoNeste artigo serão expostos os resultados de análise de duas sequências didáticas do gênero textual debate eleitoral no que corresponde às dimensões do gênero de fato contempladas, aos tipos de atividades desenvolvidas, bem como aos gestos didáticos empenhados, com a intenção de contribuir com as reflexões acerca da construção de estratégias, astúcias e atividades didáticas (DOLZ, 2020) mais eficazes para o ensino do gênero em questão. Respalda-nos teórico-metodologicamente o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007, 2008, 2009, BRONCKART; BULEA-BRONCKART, 2017), a Didática das Línguas genebrina (DOLZ; SCHNEUWLY, 2010; DOLZ, 2016) e os Letramentos Sociais (STREET, 2014). As análises evidenciaram que a dupla implementação possibilitou o desenvolvimento do dispositivo didático quanto à contemplação das dimensões constitutivas do gênero; à elaboração e oferta de atividades e estratégias didáticas mais diversificadas e eficazes para a apropriação dos saberes pretendidos; à mobilização consciente e propositada dos gestos didáticos, e do agir docente.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2021-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1284910.30612/raido.v15i37.12849Raído; v. 15 n. 37 (2021): Dossiê - Relações étnico-raciais: branquitude e os efeitos de sentido; 335-3501984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/12849/8364Copyright (c) 2021 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJacob, Ana ElisaBueno, Luzia2022-02-07T21:36:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12849Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2022-02-07T21:36:13Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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