A escrita na universidade: os desafios da aquisição dos gêneros acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stephani, Adriana Demite
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Tauana da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5688
Resumo: O presente texto traz os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as recorrentes dificuldades encontradas por estudantes universitários no processo de aquisição da escrita, mais especificadamente de gêneros acadêmicos (artigos, resenhas, resumos, fichamento, dissertação, tese, livros teóricos, projetos de iniciação científica). Como se sabe, a graduação exige dos discentes a aquisição leitura e escrita científicas não apenas de conteúdos de textos, mas de diversas linguagens ou gêneros típicos do nível acadêmico. No entanto, essa apropriação é árdua e nem sempre bem sucedida entre os universitários. Para conhecer um pouco sobre essa realidade foi aplicado um questionário semiestruturado, composto de 7 (sete) questões, aos alunos do curso de Pedagogia do 8° e 9º períodos da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Arraias-TO. A análise dos dados baseou-se em alguns estudos sobre a escrita na universidade e o letramento acadêmico como os de Tfoune (2006), Fischer (2008), Marcushi (2003), Minayo (2012), Fiad (2011), Cunha (2012), Oliveira (2011), Marinho (2010), Almeida e Farago (2014), Souza e Basseto (2014) entre outros. Os dados coletados evidenciaram que os hábitos de leitura e escrita de gêneros textuais acadêmicos são ínfimos diante do que se espera para esse nível de ensino. Essa realidade se dá como reflexo da dificuldade de compreensão e da pouca leitura dos gêneros textuais acadêmicos (GTAs) por parte dos universitários, da escassa explanação sobre o processo de construção desses gêneros, bem como, pela forma de correção e avaliação dos gêneros acadêmicos (GTAs), considerada pelos universitários como insuficiente para o real letramento acadêmico.
id UFGD-4_24c9eb65a4d97d18ed5b530110327293
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5688
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling A escrita na universidade: os desafios da aquisição dos gêneros acadêmicosWriting at university: the challenges to the acquisition of gender academicLetramento. Escrita. Gêneros Textuais Acadêmicos. Universidade.Literacy. Writing. Academic genres. University.O presente texto traz os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as recorrentes dificuldades encontradas por estudantes universitários no processo de aquisição da escrita, mais especificadamente de gêneros acadêmicos (artigos, resenhas, resumos, fichamento, dissertação, tese, livros teóricos, projetos de iniciação científica). Como se sabe, a graduação exige dos discentes a aquisição leitura e escrita científicas não apenas de conteúdos de textos, mas de diversas linguagens ou gêneros típicos do nível acadêmico. No entanto, essa apropriação é árdua e nem sempre bem sucedida entre os universitários. Para conhecer um pouco sobre essa realidade foi aplicado um questionário semiestruturado, composto de 7 (sete) questões, aos alunos do curso de Pedagogia do 8° e 9º períodos da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Arraias-TO. A análise dos dados baseou-se em alguns estudos sobre a escrita na universidade e o letramento acadêmico como os de Tfoune (2006), Fischer (2008), Marcushi (2003), Minayo (2012), Fiad (2011), Cunha (2012), Oliveira (2011), Marinho (2010), Almeida e Farago (2014), Souza e Basseto (2014) entre outros. Os dados coletados evidenciaram que os hábitos de leitura e escrita de gêneros textuais acadêmicos são ínfimos diante do que se espera para esse nível de ensino. Essa realidade se dá como reflexo da dificuldade de compreensão e da pouca leitura dos gêneros textuais acadêmicos (GTAs) por parte dos universitários, da escassa explanação sobre o processo de construção desses gêneros, bem como, pela forma de correção e avaliação dos gêneros acadêmicos (GTAs), considerada pelos universitários como insuficiente para o real letramento acadêmico.This text presents the results of a study that sought to identify the recurrent difficulties encountered by university students in the writing acquisition process, more specifically of academic genres (articles, reviews, abstracts, book report, dissertation, thesis, theoretical books, initiating projects scientific). As it’s known, the university course requires of the students the acquisition of the reading and writing scientific not only text content but different languages or typical level of academic genres. However, this appropriation is arduous and not always successful among university students. To know a little about this reality was applied a semi-structured questionnaire, composed of seven questions, for the 8th and 9th periods of the Pedagogia Course students (Federal University of Tocantins, Campus Arraias-TO). The data collected showed that the reading and writing academic genres habits are so few before what is expected for this level of education. This reality occurs as a result of the difficulty of understanding and little reading of academic genres (GTAs) by the university, the little explanation of the process of building these genres as well, by way of correction and evaluation of academic genres (GTAs), considered by the universities as insufficient for a real academic literacy.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/568810.30612/raido.v11i27.5688Raído; v. 11 n. 27 (2017); 529-5471984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5688/3752Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessStephani, Adriana DemiteAlves, Tauana da Cunha2019-07-05T15:45:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5688Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T15:45:52Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita na universidade: os desafios da aquisição dos gêneros acadêmicos
Writing at university: the challenges to the acquisition of gender academic
title A escrita na universidade: os desafios da aquisição dos gêneros acadêmicos
spellingShingle A escrita na universidade: os desafios da aquisição dos gêneros acadêmicos
Stephani, Adriana Demite
Letramento. Escrita. Gêneros Textuais Acadêmicos. Universidade.
Literacy. Writing. Academic genres. University.
title_short A escrita na universidade: os desafios da aquisição dos gêneros acadêmicos
title_full A escrita na universidade: os desafios da aquisição dos gêneros acadêmicos
title_fullStr A escrita na universidade: os desafios da aquisição dos gêneros acadêmicos
title_full_unstemmed A escrita na universidade: os desafios da aquisição dos gêneros acadêmicos
title_sort A escrita na universidade: os desafios da aquisição dos gêneros acadêmicos
author Stephani, Adriana Demite
author_facet Stephani, Adriana Demite
Alves, Tauana da Cunha
author_role author
author2 Alves, Tauana da Cunha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stephani, Adriana Demite
Alves, Tauana da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento. Escrita. Gêneros Textuais Acadêmicos. Universidade.
Literacy. Writing. Academic genres. University.
topic Letramento. Escrita. Gêneros Textuais Acadêmicos. Universidade.
Literacy. Writing. Academic genres. University.
description O presente texto traz os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as recorrentes dificuldades encontradas por estudantes universitários no processo de aquisição da escrita, mais especificadamente de gêneros acadêmicos (artigos, resenhas, resumos, fichamento, dissertação, tese, livros teóricos, projetos de iniciação científica). Como se sabe, a graduação exige dos discentes a aquisição leitura e escrita científicas não apenas de conteúdos de textos, mas de diversas linguagens ou gêneros típicos do nível acadêmico. No entanto, essa apropriação é árdua e nem sempre bem sucedida entre os universitários. Para conhecer um pouco sobre essa realidade foi aplicado um questionário semiestruturado, composto de 7 (sete) questões, aos alunos do curso de Pedagogia do 8° e 9º períodos da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Arraias-TO. A análise dos dados baseou-se em alguns estudos sobre a escrita na universidade e o letramento acadêmico como os de Tfoune (2006), Fischer (2008), Marcushi (2003), Minayo (2012), Fiad (2011), Cunha (2012), Oliveira (2011), Marinho (2010), Almeida e Farago (2014), Souza e Basseto (2014) entre outros. Os dados coletados evidenciaram que os hábitos de leitura e escrita de gêneros textuais acadêmicos são ínfimos diante do que se espera para esse nível de ensino. Essa realidade se dá como reflexo da dificuldade de compreensão e da pouca leitura dos gêneros textuais acadêmicos (GTAs) por parte dos universitários, da escassa explanação sobre o processo de construção desses gêneros, bem como, pela forma de correção e avaliação dos gêneros acadêmicos (GTAs), considerada pelos universitários como insuficiente para o real letramento acadêmico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5688
10.30612/raido.v11i27.5688
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5688
identifier_str_mv 10.30612/raido.v11i27.5688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5688/3752
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 11 n. 27 (2017); 529-547
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389912543232