Maria Bonita e Dadá revisitadas: a análise de sua importância para o cangaço e seu registro na literatura brasileira como um testemunho de sua prática cultural
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4167 |
Resumo: | Este artigo visa analisar panoramicamente a figura da cangaceira, bastante menos tratada academicamente que a do cangaceiro e a do cangaço em si. Nele destacamos Maria Bonita e Dadá, as mais conhecidas e importantes destas mulheres, representantes de um estilo de vida temerário e instigante. Para tanto, fizemos um levantamento bibliográfico que tem como teóricos nomes do quilate de Santos (2010), Freitas (2005) e Grunspan-Jasmin (2001), entre outros. Primeiramente canalizamos nosso foco para a dificuldade que era ser uma cangaceira nos idos de Lampião e afunilamos o tema ao analisarmos brevemente duas delas, a quem consideramos as mais simbólicas (Maria Bonita e Dadá). Com o intuito de melhor compreendê-las, analisamos seus perfis psicologicamente à luz de Friedrich (1996), Ameno (2000), Dória (1981) e Nunes (2000), entre outros. Por fim, analisamos a importância do tema do cangaço para a Literatura Brasileira, que reflete a prática social que lhes caracterizava. A título de informação, oferecemos dois anexos a este estudo: no primeiro, selecionamos trinta filmes mais famosos cujo tema é o cangaço; no segundo, apresentamos alguns dos mitos mais emblemáticos relacionados com o universo dos cangaceiros. |
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Maria Bonita e Dadá revisitadas: a análise de sua importância para o cangaço e seu registro na literatura brasileira como um testemunho de sua prática culturalCangaço. Mulheres no Cangaço. Sertão. Nordeste Brasileiro.Este artigo visa analisar panoramicamente a figura da cangaceira, bastante menos tratada academicamente que a do cangaceiro e a do cangaço em si. Nele destacamos Maria Bonita e Dadá, as mais conhecidas e importantes destas mulheres, representantes de um estilo de vida temerário e instigante. Para tanto, fizemos um levantamento bibliográfico que tem como teóricos nomes do quilate de Santos (2010), Freitas (2005) e Grunspan-Jasmin (2001), entre outros. Primeiramente canalizamos nosso foco para a dificuldade que era ser uma cangaceira nos idos de Lampião e afunilamos o tema ao analisarmos brevemente duas delas, a quem consideramos as mais simbólicas (Maria Bonita e Dadá). Com o intuito de melhor compreendê-las, analisamos seus perfis psicologicamente à luz de Friedrich (1996), Ameno (2000), Dória (1981) e Nunes (2000), entre outros. Por fim, analisamos a importância do tema do cangaço para a Literatura Brasileira, que reflete a prática social que lhes caracterizava. A título de informação, oferecemos dois anexos a este estudo: no primeiro, selecionamos trinta filmes mais famosos cujo tema é o cangaço; no segundo, apresentamos alguns dos mitos mais emblemáticos relacionados com o universo dos cangaceiros.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4167Raído; v. 9 n. 20 (2015); 203-2181984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4167/2456Câmara, Yls RabeloCâmara, Yzy Maria RabeloSoutullo, Melina Rajainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-03T11:15:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4167Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-06-03T11:15:23Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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