Literatura regional: alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boniatti, Ilva Maria
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/643
Resumo: O objetivo é dar visibilidade a cultura regional, modos e formas de aproximações, distanciamento, mostrando a possibilidade de contatos plurais entre a literatura mundial sul-rio-grandense, através de presenças estrangeiras, que sinalizem na paisagem brasileira contaminações, diálogos, hibridações capazes de revitalizar e consolidar a questão da identidade nacional/regional/particular/universal pelo convívio com a produção mundial. A relevância do trabalho está em apontar resultados da pesquisa intitulada Alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer e Luis Antônio de Assis Brasil. E para dar visibilidade às figuras da alteridade na literatura dos séculos XX e XXI e, num certo sentido, as Américas têm sido um laboratório privilegiado de experiências várias de figuração da Alteridade. Nesse sentido, a poesia de BlaiseCendrars e a poesia de Augusto Meyer, retratam a “viagem” que percorrem no seu próprio interior. O tema é relacionado ao eixo temático do evento: a linguagem/alteridade. A linguagem desperta em mim e em outrem o que nos é comum. Mas ela supõe, em sua intenção de exprimir, nossa alteridade e nossa dualidade (LÉVINAS, 2004, p.49).
id UFGD-4_3a0fa73c801b2fa6d127d30c5d93aca1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/643
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Literatura regional: alteridade e tradição ocidental em Augusto MeyerAlteridade. Linguagem. Cultura regional. Poesia brasileira. Augusto Meyer. Cendrars.O objetivo é dar visibilidade a cultura regional, modos e formas de aproximações, distanciamento, mostrando a possibilidade de contatos plurais entre a literatura mundial sul-rio-grandense, através de presenças estrangeiras, que sinalizem na paisagem brasileira contaminações, diálogos, hibridações capazes de revitalizar e consolidar a questão da identidade nacional/regional/particular/universal pelo convívio com a produção mundial. A relevância do trabalho está em apontar resultados da pesquisa intitulada Alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer e Luis Antônio de Assis Brasil. E para dar visibilidade às figuras da alteridade na literatura dos séculos XX e XXI e, num certo sentido, as Américas têm sido um laboratório privilegiado de experiências várias de figuração da Alteridade. Nesse sentido, a poesia de BlaiseCendrars e a poesia de Augusto Meyer, retratam a “viagem” que percorrem no seu próprio interior. O tema é relacionado ao eixo temático do evento: a linguagem/alteridade. A linguagem desperta em mim e em outrem o que nos é comum. Mas ela supõe, em sua intenção de exprimir, nossa alteridade e nossa dualidade (LÉVINAS, 2004, p.49).Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2010-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/643Raído; v. 4 n. 7 (2010); 371-3781984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/643/545Boniatti, Ilva Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-21T17:28:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/643Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-21T17:28:12Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura regional: alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer
title Literatura regional: alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer
spellingShingle Literatura regional: alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer
Boniatti, Ilva Maria
Alteridade. Linguagem. Cultura regional. Poesia brasileira. Augusto Meyer. Cendrars.
title_short Literatura regional: alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer
title_full Literatura regional: alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer
title_fullStr Literatura regional: alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer
title_full_unstemmed Literatura regional: alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer
title_sort Literatura regional: alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer
author Boniatti, Ilva Maria
author_facet Boniatti, Ilva Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boniatti, Ilva Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Alteridade. Linguagem. Cultura regional. Poesia brasileira. Augusto Meyer. Cendrars.
topic Alteridade. Linguagem. Cultura regional. Poesia brasileira. Augusto Meyer. Cendrars.
description O objetivo é dar visibilidade a cultura regional, modos e formas de aproximações, distanciamento, mostrando a possibilidade de contatos plurais entre a literatura mundial sul-rio-grandense, através de presenças estrangeiras, que sinalizem na paisagem brasileira contaminações, diálogos, hibridações capazes de revitalizar e consolidar a questão da identidade nacional/regional/particular/universal pelo convívio com a produção mundial. A relevância do trabalho está em apontar resultados da pesquisa intitulada Alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer e Luis Antônio de Assis Brasil. E para dar visibilidade às figuras da alteridade na literatura dos séculos XX e XXI e, num certo sentido, as Américas têm sido um laboratório privilegiado de experiências várias de figuração da Alteridade. Nesse sentido, a poesia de BlaiseCendrars e a poesia de Augusto Meyer, retratam a “viagem” que percorrem no seu próprio interior. O tema é relacionado ao eixo temático do evento: a linguagem/alteridade. A linguagem desperta em mim e em outrem o que nos é comum. Mas ela supõe, em sua intenção de exprimir, nossa alteridade e nossa dualidade (LÉVINAS, 2004, p.49).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/643
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/643/545
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 4 n. 7 (2010); 371-378
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316388684660736