A identidade interrogada – processos de interpelação e de (des)racialização na performance Parda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10935 |
Resumo: | Nesse trabalho, nos inspiramos em Judith Butler (2015a) para mirar o processo de criação artística como uma cena de interpelação na qual a artista produz a si mesma na relação com a alteridade, expressando-se de forma reflexiva a partir de um lugar de fala social, produzindo um relato de si mesma a partir do contato com a alteridade. No caso da performance Parda, aqui relatada, a interpelação racial põe em jogo os significados da mestiçagem, levando em conta o histórico brasileiro da violência colonial e do embran-quecimento como política pública, e busca desestabilizar as estruturas racistas que regem as normas de reconhecimento, rejeitando a imobilização de construções identitárias. |
id |
UFGD-4_44ed552cdc181b0eb94952ca9b638401 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10935 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A identidade interrogada – processos de interpelação e de (des)racialização na performance PardaThe identity questioned – processes of interpellation and (de-)racialization in the Parda performancePerformance. Identidade. Interpelação. Racialização. Mestiçagem.Performance. Identity. Interpellation. Racialization. Miscegenation.Nesse trabalho, nos inspiramos em Judith Butler (2015a) para mirar o processo de criação artística como uma cena de interpelação na qual a artista produz a si mesma na relação com a alteridade, expressando-se de forma reflexiva a partir de um lugar de fala social, produzindo um relato de si mesma a partir do contato com a alteridade. No caso da performance Parda, aqui relatada, a interpelação racial põe em jogo os significados da mestiçagem, levando em conta o histórico brasileiro da violência colonial e do embran-quecimento como política pública, e busca desestabilizar as estruturas racistas que regem as normas de reconhecimento, rejeitando a imobilização de construções identitárias.In this article, we get inspired by Judith Butler (2015a) to focus on the pro-cess of artistic creation as a scene of interpellation. The artist creates herself in relation to the otherness, expressing herself reflectively from a place of social talking, thus pro-ducing a story of the self from the contact with the other. In the case of the Parda per-formance here described, the racial interpellation plays with meanings of miscegenation, taking into account the Brazilian background of colonial violence and whitening as a pu-blic policy and looking forward to destabilize racist structures that inform rules of recog-nition, thus rejecting steady identity constructions.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1093510.30612/raido.v14i34.10935Raído; v. 14 n. 34 (2020); 53-761984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10935/5953Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Júnia Cristina2020-10-07T16:31:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10935Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2020-10-07T16:31:31Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A identidade interrogada – processos de interpelação e de (des)racialização na performance Parda The identity questioned – processes of interpellation and (de-)racialization in the Parda performance |
title |
A identidade interrogada – processos de interpelação e de (des)racialização na performance Parda |
spellingShingle |
A identidade interrogada – processos de interpelação e de (des)racialização na performance Parda Pereira, Júnia Cristina Performance. Identidade. Interpelação. Racialização. Mestiçagem. Performance. Identity. Interpellation. Racialization. Miscegenation. |
title_short |
A identidade interrogada – processos de interpelação e de (des)racialização na performance Parda |
title_full |
A identidade interrogada – processos de interpelação e de (des)racialização na performance Parda |
title_fullStr |
A identidade interrogada – processos de interpelação e de (des)racialização na performance Parda |
title_full_unstemmed |
A identidade interrogada – processos de interpelação e de (des)racialização na performance Parda |
title_sort |
A identidade interrogada – processos de interpelação e de (des)racialização na performance Parda |
author |
Pereira, Júnia Cristina |
author_facet |
Pereira, Júnia Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Júnia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance. Identidade. Interpelação. Racialização. Mestiçagem. Performance. Identity. Interpellation. Racialization. Miscegenation. |
topic |
Performance. Identidade. Interpelação. Racialização. Mestiçagem. Performance. Identity. Interpellation. Racialization. Miscegenation. |
description |
Nesse trabalho, nos inspiramos em Judith Butler (2015a) para mirar o processo de criação artística como uma cena de interpelação na qual a artista produz a si mesma na relação com a alteridade, expressando-se de forma reflexiva a partir de um lugar de fala social, produzindo um relato de si mesma a partir do contato com a alteridade. No caso da performance Parda, aqui relatada, a interpelação racial põe em jogo os significados da mestiçagem, levando em conta o histórico brasileiro da violência colonial e do embran-quecimento como política pública, e busca desestabilizar as estruturas racistas que regem as normas de reconhecimento, rejeitando a imobilização de construções identitárias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10935 10.30612/raido.v14i34.10935 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10935 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v14i34.10935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10935/5953 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 14 n. 34 (2020); 53-76 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316390383353856 |