Construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) no princípio do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasquez, Maria Isabel Giraldo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Macena, Fabiana Francisca, Gómez, Julián Fernando Durango
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11080
Resumo: Este artigo faz uma abordagem reflexiva das construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) durante as primeiras décadas do século XX, a partir de duas obras Horizontes (1913) e Pareja Campesina (1939), realizadas por Francisco Antonio Cano e Luis Eduardo Vieco respectivamente. A partir das obras desses pintores antioquenos, buscamos compreender como eles dialogam com as discussões travadas na primeira metade do século XX sobre a identidade antioquenha. Trata-se de investigar como esses artistas colaboram para a elaboração, afirmação e reafirmação de uma determinada identidade regional durante os anos mencionados.
id UFGD-4_4f0a2abfac58e87351cc065a75cade24
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11080
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) no princípio do século XXContrucciones y concepciones identitarias en Antioquia (Colombia) a principios de siglo XXConstructions and identity conceptions in Antioquia (Colombia) at the beginning of the 20th centuryPintura. Identidade. Antioquia. Francisco Antonio Cano. Luis Eduardo Vieco.Pintura. Identidad. Antioquia. Francisco Antonio Cano. Luis Eduardo Vieco.Art paint. Identity. Antioquia. Francisco Antonio Cano. Luis Eduardo Vieco.Este artigo faz uma abordagem reflexiva das construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) durante as primeiras décadas do século XX, a partir de duas obras Horizontes (1913) e Pareja Campesina (1939), realizadas por Francisco Antonio Cano e Luis Eduardo Vieco respectivamente. A partir das obras desses pintores antioquenos, buscamos compreender como eles dialogam com as discussões travadas na primeira metade do século XX sobre a identidade antioquenha. Trata-se de investigar como esses artistas colaboram para a elaboração, afirmação e reafirmação de uma determinada identidade regional durante os anos mencionados.Este articulo realiza un acercamiento reflexivo a las construcciones y concepciones identitarias en Antioquia (Colombia) durante las primeras décadas del siglo XX, esto a partir de dos obras de arte Horizontes (1913) y Pareja Campesina (1939), realizadas por Francisco Antonio Cano y Luis Eduardo Vieco respectivamente. A partir de los trabajos de estos pintores antioqueños, buscamos comprender como ellos dialogan con las discusiones realizadas en la primera mitad del siglo XX sobre la identidad antioqueña. Se trata de investigar cómo estos artistas colaboran con la elaboración, afirmación y reafirmación de una determinada identidad regional durante los años mencionados.This article makes a reflexive approach to identity constructions and conceptions in Antioquia (Colombia) during the first decades of the twentieth century, from two artworks: Horizontes (1913) and Pareja Campesina (1939), by Francisco Antonio Cano and Luis Eduardo Vieco respectively. From the works of these Antioquenian painters, we seek to understand how they dialogue with the discussions held in the first half of the 20th century about the Antioquia identity. It is about investigating how these artists collaborate with the elaboration, affirmation and reaffirmation of a certain regional identity during the mentioned years.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1108010.30612/raido.v14i34.11080Raído; v. 14 n. 34 (2020); 210-2241984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDspahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11080/5875Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasquez, Maria Isabel GiraldoMacena, Fabiana FranciscaGómez, Julián Fernando Durango2020-10-07T16:31:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11080Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2020-10-07T16:31:31Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) no princípio do século XX
Contrucciones y concepciones identitarias en Antioquia (Colombia) a principios de siglo XX
Constructions and identity conceptions in Antioquia (Colombia) at the beginning of the 20th century
title Construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) no princípio do século XX
spellingShingle Construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) no princípio do século XX
Vasquez, Maria Isabel Giraldo
Pintura. Identidade. Antioquia. Francisco Antonio Cano. Luis Eduardo Vieco.
Pintura. Identidad. Antioquia. Francisco Antonio Cano. Luis Eduardo Vieco.
Art paint. Identity. Antioquia. Francisco Antonio Cano. Luis Eduardo Vieco.
title_short Construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) no princípio do século XX
title_full Construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) no princípio do século XX
title_fullStr Construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) no princípio do século XX
title_full_unstemmed Construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) no princípio do século XX
title_sort Construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) no princípio do século XX
author Vasquez, Maria Isabel Giraldo
author_facet Vasquez, Maria Isabel Giraldo
Macena, Fabiana Francisca
Gómez, Julián Fernando Durango
author_role author
author2 Macena, Fabiana Francisca
Gómez, Julián Fernando Durango
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasquez, Maria Isabel Giraldo
Macena, Fabiana Francisca
Gómez, Julián Fernando Durango
dc.subject.por.fl_str_mv Pintura. Identidade. Antioquia. Francisco Antonio Cano. Luis Eduardo Vieco.
Pintura. Identidad. Antioquia. Francisco Antonio Cano. Luis Eduardo Vieco.
Art paint. Identity. Antioquia. Francisco Antonio Cano. Luis Eduardo Vieco.
topic Pintura. Identidade. Antioquia. Francisco Antonio Cano. Luis Eduardo Vieco.
Pintura. Identidad. Antioquia. Francisco Antonio Cano. Luis Eduardo Vieco.
Art paint. Identity. Antioquia. Francisco Antonio Cano. Luis Eduardo Vieco.
description Este artigo faz uma abordagem reflexiva das construções e concepções identitárias em Antioquia (Colômbia) durante as primeiras décadas do século XX, a partir de duas obras Horizontes (1913) e Pareja Campesina (1939), realizadas por Francisco Antonio Cano e Luis Eduardo Vieco respectivamente. A partir das obras desses pintores antioquenos, buscamos compreender como eles dialogam com as discussões travadas na primeira metade do século XX sobre a identidade antioquenha. Trata-se de investigar como esses artistas colaboram para a elaboração, afirmação e reafirmação de uma determinada identidade regional durante os anos mencionados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11080
10.30612/raido.v14i34.11080
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11080
identifier_str_mv 10.30612/raido.v14i34.11080
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11080/5875
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 14 n. 34 (2020); 210-224
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316390399082496