‘The power of the classroom’ - discursive productions in the context of initial teacher education for Elementary School I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16384
Resumo: Inseridas na formação inicial de professores temos como objetivo problematizar algumas experiências vividas nas disciplinas do eixo teórico-prático do currículo, com vistas a fornecer subsídios para o adensamento teórico sobre as relações possíveis entre leitura de literatura e formação profissional docente. Amparadas nos aspectos trans/inter/multi, da Linguística Aplicada, retomamos produções acadêmicas das/dos estudantes no cotidiano universitário de formação. Entendemos que o processo de formação se constitui na intersubjetividade, mediado pela linguagem. Apoiadas na perspectiva do Círculo de Bakhtin, que destaca a centralidade da linguagem e do outro na constituição de nossa subjetividade, buscamos angariar pistas, indícios, tal como guia o paradigma indiciário, nos enunciados produzidos no contexto do processo de reflexão das/dos discentes que envolve a experiência inicial da docência. Nossas práticas pedagógicas se orientam pelos sentidos ético e estético da formação, uma vez que ambos se constituem na dimensão de compreensão pela vivência, mais do que pela explicação, produzindo saberes em si e no outro; e em nós, professoras e pesquisadoras, a indagação sobre o que podemos aprender, como formadoras de professores, com as produções das/dos estudantes em formação. As abordagens assumidas durante o processo de ensino mediado pela prática da leitura de literatura e com as artes em geral, alimentam o olhar estético, ético e polêmico, o que tem nos mostrado caminhos na construção de autorias no dizer-se/narrar-se professora/professor.
id UFGD-4_578f0767942a646246679535cca95fd2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16384
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling ‘The power of the classroom’ - discursive productions in the context of initial teacher education for Elementary School I‘O poder da sala de aula’ - produções discursivas no contexto da formação inicial de professores para o Ensino Fundamental Iformação inicial de professoresintersubjetividadeenunciadoautoria e formaçãoteacher developmentintersubjectivityutteranceauthorship and teacher developmentInseridas na formação inicial de professores temos como objetivo problematizar algumas experiências vividas nas disciplinas do eixo teórico-prático do currículo, com vistas a fornecer subsídios para o adensamento teórico sobre as relações possíveis entre leitura de literatura e formação profissional docente. Amparadas nos aspectos trans/inter/multi, da Linguística Aplicada, retomamos produções acadêmicas das/dos estudantes no cotidiano universitário de formação. Entendemos que o processo de formação se constitui na intersubjetividade, mediado pela linguagem. Apoiadas na perspectiva do Círculo de Bakhtin, que destaca a centralidade da linguagem e do outro na constituição de nossa subjetividade, buscamos angariar pistas, indícios, tal como guia o paradigma indiciário, nos enunciados produzidos no contexto do processo de reflexão das/dos discentes que envolve a experiência inicial da docência. Nossas práticas pedagógicas se orientam pelos sentidos ético e estético da formação, uma vez que ambos se constituem na dimensão de compreensão pela vivência, mais do que pela explicação, produzindo saberes em si e no outro; e em nós, professoras e pesquisadoras, a indagação sobre o que podemos aprender, como formadoras de professores, com as produções das/dos estudantes em formação. As abordagens assumidas durante o processo de ensino mediado pela prática da leitura de literatura e com as artes em geral, alimentam o olhar estético, ético e polêmico, o que tem nos mostrado caminhos na construção de autorias no dizer-se/narrar-se professora/professor.From the field of the teacher development, we aim to problematize some experiences in the disciplines of the theoretical-practical axis of the curriculum, with a view to providing subsidies for the approach of the possible relationships between reading literature and professional teacher development. Supported by the trans/inter/multi aspects of Applied Linguistics, we look at the academic productions of students in the university daily life of teacher education. We understand that the formation process is constituted by intersubjectivity, media[1]ted by language. Supported by the perspective of the Bakhtin Circle, which emphasizes the centrality of language and the other in the constitution of our subjectivity, we seek to gather clues, indications, as the indiciary paradigm guides, in the statements produced in the context of the reflection process of the students who are involved in the initial teaching experience. Our pedagogical practices are guided by the ethical and aesthetic meanings of training since they constitute the dimension of understanding through experience, more than through explanation, producing knowledge in itself and in the other; and in ourselves, as teachers and researchers, the question about what we can learn, as teacher educators, with the productions of students in training. The approaches used during the teaching process, as mediated by the practice of reading literature and the arts in general, feed the aesthetic, ethical, and polemical gaze that has shown us ways in the construction of authorship in saying or narrating oneself as a teacher.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1638410.30612/raido.v16i40.16384Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 218-2371984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16384/8874 Guedes-Pinto, Ana LúciaOmetto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-05T19:13:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16384Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2022-10-05T19:13:38Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv ‘The power of the classroom’ - discursive productions in the context of initial teacher education for Elementary School I
‘O poder da sala de aula’ - produções discursivas no contexto da formação inicial de professores para o Ensino Fundamental I
title ‘The power of the classroom’ - discursive productions in the context of initial teacher education for Elementary School I
spellingShingle ‘The power of the classroom’ - discursive productions in the context of initial teacher education for Elementary School I
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
formação inicial de professores
intersubjetividade
enunciado
autoria e formação
teacher development
intersubjectivity
utterance
authorship and teacher development
title_short ‘The power of the classroom’ - discursive productions in the context of initial teacher education for Elementary School I
title_full ‘The power of the classroom’ - discursive productions in the context of initial teacher education for Elementary School I
title_fullStr ‘The power of the classroom’ - discursive productions in the context of initial teacher education for Elementary School I
title_full_unstemmed ‘The power of the classroom’ - discursive productions in the context of initial teacher education for Elementary School I
title_sort ‘The power of the classroom’ - discursive productions in the context of initial teacher education for Elementary School I
author Guedes-Pinto, Ana Lúcia
author_facet Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
author_role author
author2 Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv formação inicial de professores
intersubjetividade
enunciado
autoria e formação
teacher development
intersubjectivity
utterance
authorship and teacher development
topic formação inicial de professores
intersubjetividade
enunciado
autoria e formação
teacher development
intersubjectivity
utterance
authorship and teacher development
description Inseridas na formação inicial de professores temos como objetivo problematizar algumas experiências vividas nas disciplinas do eixo teórico-prático do currículo, com vistas a fornecer subsídios para o adensamento teórico sobre as relações possíveis entre leitura de literatura e formação profissional docente. Amparadas nos aspectos trans/inter/multi, da Linguística Aplicada, retomamos produções acadêmicas das/dos estudantes no cotidiano universitário de formação. Entendemos que o processo de formação se constitui na intersubjetividade, mediado pela linguagem. Apoiadas na perspectiva do Círculo de Bakhtin, que destaca a centralidade da linguagem e do outro na constituição de nossa subjetividade, buscamos angariar pistas, indícios, tal como guia o paradigma indiciário, nos enunciados produzidos no contexto do processo de reflexão das/dos discentes que envolve a experiência inicial da docência. Nossas práticas pedagógicas se orientam pelos sentidos ético e estético da formação, uma vez que ambos se constituem na dimensão de compreensão pela vivência, mais do que pela explicação, produzindo saberes em si e no outro; e em nós, professoras e pesquisadoras, a indagação sobre o que podemos aprender, como formadoras de professores, com as produções das/dos estudantes em formação. As abordagens assumidas durante o processo de ensino mediado pela prática da leitura de literatura e com as artes em geral, alimentam o olhar estético, ético e polêmico, o que tem nos mostrado caminhos na construção de autorias no dizer-se/narrar-se professora/professor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16384
10.30612/raido.v16i40.16384
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16384
identifier_str_mv 10.30612/raido.v16i40.16384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16384/8874
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 218-237
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316390859407360