Representações sobre o manual do professor de coleções didáticas de Língua Inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandez, Cristina Mott
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cristovão, Vera Lúcia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1802
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar as representações de professoras de língua inglesa (LI) com relação ao uso do Manual do professor de coleções didáticas. Para a realização deste estudo, foram utilizados textos orais produzidos por meio do método das autoconfrontações (CLOT, 2006). Os dados foram analisados utilizando-se os procedimentos teórico-metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006; MACHADO, BRONCKART, 2009), enfocando principalmente na análise dos tipos de discurso. Como representações coletivas das professoras, verificou-se que o conteúdo a ser ensinado é determinado pela coleção didática adotada, e sua mudança não é algo sobre o qual tenham o controle. Como representações individuais, elas afirmam várias vezes, que sempre buscam mudar o que está posto pelo MP, demonstrando, entretanto, que sua autonomia está restrita a modificar os procedimentos, quer dizer, o como ensinar algo e não o que, por que ou para que ensinar (CRISTOVÃO, 2005).
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