Representações sobre o manual do professor de coleções didáticas de Língua Inglesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1802 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é investigar as representações de professoras de língua inglesa (LI) com relação ao uso do Manual do professor de coleções didáticas. Para a realização deste estudo, foram utilizados textos orais produzidos por meio do método das autoconfrontações (CLOT, 2006). Os dados foram analisados utilizando-se os procedimentos teórico-metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006; MACHADO, BRONCKART, 2009), enfocando principalmente na análise dos tipos de discurso. Como representações coletivas das professoras, verificou-se que o conteúdo a ser ensinado é determinado pela coleção didática adotada, e sua mudança não é algo sobre o qual tenham o controle. Como representações individuais, elas afirmam várias vezes, que sempre buscam mudar o que está posto pelo MP, demonstrando, entretanto, que sua autonomia está restrita a modificar os procedimentos, quer dizer, o como ensinar algo e não o que, por que ou para que ensinar (CRISTOVÃO, 2005). |
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Representações sobre o manual do professor de coleções didáticas de Língua InglesaManual do professor. Representações. Interacionismo Sociodiscursivo. Tipos de Discurso.O objetivo deste estudo é investigar as representações de professoras de língua inglesa (LI) com relação ao uso do Manual do professor de coleções didáticas. Para a realização deste estudo, foram utilizados textos orais produzidos por meio do método das autoconfrontações (CLOT, 2006). Os dados foram analisados utilizando-se os procedimentos teórico-metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006; MACHADO, BRONCKART, 2009), enfocando principalmente na análise dos tipos de discurso. Como representações coletivas das professoras, verificou-se que o conteúdo a ser ensinado é determinado pela coleção didática adotada, e sua mudança não é algo sobre o qual tenham o controle. Como representações individuais, elas afirmam várias vezes, que sempre buscam mudar o que está posto pelo MP, demonstrando, entretanto, que sua autonomia está restrita a modificar os procedimentos, quer dizer, o como ensinar algo e não o que, por que ou para que ensinar (CRISTOVÃO, 2005).Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2012-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1802Raído; v. 6 n. 11 (2012); 97-1141984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1802/1149Fernandez, Cristina MottCristovão, Vera Lúcia Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T09:42:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1802Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T09:42:32Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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O objetivo deste estudo é investigar as representações de professoras de língua inglesa (LI) com relação ao uso do Manual do professor de coleções didáticas. Para a realização deste estudo, foram utilizados textos orais produzidos por meio do método das autoconfrontações (CLOT, 2006). Os dados foram analisados utilizando-se os procedimentos teórico-metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006; MACHADO, BRONCKART, 2009), enfocando principalmente na análise dos tipos de discurso. Como representações coletivas das professoras, verificou-se que o conteúdo a ser ensinado é determinado pela coleção didática adotada, e sua mudança não é algo sobre o qual tenham o controle. Como representações individuais, elas afirmam várias vezes, que sempre buscam mudar o que está posto pelo MP, demonstrando, entretanto, que sua autonomia está restrita a modificar os procedimentos, quer dizer, o como ensinar algo e não o que, por que ou para que ensinar (CRISTOVÃO, 2005). |
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