Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Dayane de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gama, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10979
Resumo: Quais são os traços mais percebidos e valorizados pela crítica e como isso cons-trói uma certa expectativa de leitura para as obras estreantes? Por mais que os críticos que trabalham com a literatura contemporânea sejam praticamente unânimes quanto à variedade de propostas ficcionais, as tentativas de compreensão da prática literária dei-xam entrever determinados valores e mecanismos de recepção das obras. A partir de duas críticas a Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, no momento de seu lan-çamento, realizadas por Flora Süssekind e Silviano Santiago, investigamos como alguns pressupostos constroem uma avaliação deceptiva. A decepção diz respeito sobretudo a uma percepção de que a obra de Hatoum não efetuaria rupturas essenciais com a prosa modernista, aspecto mais acentuado como problema na crítica pós-moderna de Silviano Santiago.
id UFGD-4_6f31674e1a8a204ef4fcf596df783c55
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10979
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporâneaMilton Hatoum and contemporary brazilian fictionMilton Hatoum. Recepção. Modernismo. Memória. Flora Süssekind. Silviano Santiago.Milton Hatoum. Reception. Modernism. Memory. Flora Süssekind. Silviano Santiago.Quais são os traços mais percebidos e valorizados pela crítica e como isso cons-trói uma certa expectativa de leitura para as obras estreantes? Por mais que os críticos que trabalham com a literatura contemporânea sejam praticamente unânimes quanto à variedade de propostas ficcionais, as tentativas de compreensão da prática literária dei-xam entrever determinados valores e mecanismos de recepção das obras. A partir de duas críticas a Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, no momento de seu lan-çamento, realizadas por Flora Süssekind e Silviano Santiago, investigamos como alguns pressupostos constroem uma avaliação deceptiva. A decepção diz respeito sobretudo a uma percepção de que a obra de Hatoum não efetuaria rupturas essenciais com a prosa modernista, aspecto mais acentuado como problema na crítica pós-moderna de Silviano Santiago.What are the characteristics most perceived and valued by critics and how does this build a reading expectation for an author’s first novel? Although critics of con-temporary Brazilian literature are almost unanimous regarding the variety of fictional proposals, the ways of understanding literary practice reveal the values and mechanis-ms of reception of literary works. From two criticisms of Milton Hatoum’s Relato de um certo Oriente (1989), made at the time of its release, written by Flora Süssekind and Sil-viano Santiago, we investigate how some assumptions construct a disappointed rating. The disappointment refers mainly to a perception that Hatoum’s work would not effect essential breaks with modernist fiction, this aspect is more accentuated as a problem in Silviano Santiago’s postmodern criticism.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1097910.30612/raido.v14i34.10979Raído; v. 14 n. 34 (2020); 77-881984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10979/5866Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Dayane de OliveiraGama, Mônica2020-10-07T16:31:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10979Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2020-10-07T16:31:31Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea
Milton Hatoum and contemporary brazilian fiction
title Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea
spellingShingle Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea
Gonçalves, Dayane de Oliveira
Milton Hatoum. Recepção. Modernismo. Memória. Flora Süssekind. Silviano Santiago.
Milton Hatoum. Reception. Modernism. Memory. Flora Süssekind. Silviano Santiago.
title_short Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea
title_full Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea
title_fullStr Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea
title_full_unstemmed Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea
title_sort Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea
author Gonçalves, Dayane de Oliveira
author_facet Gonçalves, Dayane de Oliveira
Gama, Mônica
author_role author
author2 Gama, Mônica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Dayane de Oliveira
Gama, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Milton Hatoum. Recepção. Modernismo. Memória. Flora Süssekind. Silviano Santiago.
Milton Hatoum. Reception. Modernism. Memory. Flora Süssekind. Silviano Santiago.
topic Milton Hatoum. Recepção. Modernismo. Memória. Flora Süssekind. Silviano Santiago.
Milton Hatoum. Reception. Modernism. Memory. Flora Süssekind. Silviano Santiago.
description Quais são os traços mais percebidos e valorizados pela crítica e como isso cons-trói uma certa expectativa de leitura para as obras estreantes? Por mais que os críticos que trabalham com a literatura contemporânea sejam praticamente unânimes quanto à variedade de propostas ficcionais, as tentativas de compreensão da prática literária dei-xam entrever determinados valores e mecanismos de recepção das obras. A partir de duas críticas a Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, no momento de seu lan-çamento, realizadas por Flora Süssekind e Silviano Santiago, investigamos como alguns pressupostos constroem uma avaliação deceptiva. A decepção diz respeito sobretudo a uma percepção de que a obra de Hatoum não efetuaria rupturas essenciais com a prosa modernista, aspecto mais acentuado como problema na crítica pós-moderna de Silviano Santiago.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10979
10.30612/raido.v14i34.10979
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10979
identifier_str_mv 10.30612/raido.v14i34.10979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10979/5866
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 14 n. 34 (2020); 77-88
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316390385451008