Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10979 |
Resumo: | Quais são os traços mais percebidos e valorizados pela crítica e como isso cons-trói uma certa expectativa de leitura para as obras estreantes? Por mais que os críticos que trabalham com a literatura contemporânea sejam praticamente unânimes quanto à variedade de propostas ficcionais, as tentativas de compreensão da prática literária dei-xam entrever determinados valores e mecanismos de recepção das obras. A partir de duas críticas a Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, no momento de seu lan-çamento, realizadas por Flora Süssekind e Silviano Santiago, investigamos como alguns pressupostos constroem uma avaliação deceptiva. A decepção diz respeito sobretudo a uma percepção de que a obra de Hatoum não efetuaria rupturas essenciais com a prosa modernista, aspecto mais acentuado como problema na crítica pós-moderna de Silviano Santiago. |
id |
UFGD-4_6f31674e1a8a204ef4fcf596df783c55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10979 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporâneaMilton Hatoum and contemporary brazilian fictionMilton Hatoum. Recepção. Modernismo. Memória. Flora Süssekind. Silviano Santiago.Milton Hatoum. Reception. Modernism. Memory. Flora Süssekind. Silviano Santiago.Quais são os traços mais percebidos e valorizados pela crítica e como isso cons-trói uma certa expectativa de leitura para as obras estreantes? Por mais que os críticos que trabalham com a literatura contemporânea sejam praticamente unânimes quanto à variedade de propostas ficcionais, as tentativas de compreensão da prática literária dei-xam entrever determinados valores e mecanismos de recepção das obras. A partir de duas críticas a Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, no momento de seu lan-çamento, realizadas por Flora Süssekind e Silviano Santiago, investigamos como alguns pressupostos constroem uma avaliação deceptiva. A decepção diz respeito sobretudo a uma percepção de que a obra de Hatoum não efetuaria rupturas essenciais com a prosa modernista, aspecto mais acentuado como problema na crítica pós-moderna de Silviano Santiago.What are the characteristics most perceived and valued by critics and how does this build a reading expectation for an author’s first novel? Although critics of con-temporary Brazilian literature are almost unanimous regarding the variety of fictional proposals, the ways of understanding literary practice reveal the values and mechanis-ms of reception of literary works. From two criticisms of Milton Hatoum’s Relato de um certo Oriente (1989), made at the time of its release, written by Flora Süssekind and Sil-viano Santiago, we investigate how some assumptions construct a disappointed rating. The disappointment refers mainly to a perception that Hatoum’s work would not effect essential breaks with modernist fiction, this aspect is more accentuated as a problem in Silviano Santiago’s postmodern criticism.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1097910.30612/raido.v14i34.10979Raído; v. 14 n. 34 (2020); 77-881984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10979/5866Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Dayane de OliveiraGama, Mônica2020-10-07T16:31:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10979Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2020-10-07T16:31:31Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea Milton Hatoum and contemporary brazilian fiction |
title |
Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea |
spellingShingle |
Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea Gonçalves, Dayane de Oliveira Milton Hatoum. Recepção. Modernismo. Memória. Flora Süssekind. Silviano Santiago. Milton Hatoum. Reception. Modernism. Memory. Flora Süssekind. Silviano Santiago. |
title_short |
Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea |
title_full |
Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea |
title_fullStr |
Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea |
title_full_unstemmed |
Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea |
title_sort |
Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea |
author |
Gonçalves, Dayane de Oliveira |
author_facet |
Gonçalves, Dayane de Oliveira Gama, Mônica |
author_role |
author |
author2 |
Gama, Mônica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Dayane de Oliveira Gama, Mônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Milton Hatoum. Recepção. Modernismo. Memória. Flora Süssekind. Silviano Santiago. Milton Hatoum. Reception. Modernism. Memory. Flora Süssekind. Silviano Santiago. |
topic |
Milton Hatoum. Recepção. Modernismo. Memória. Flora Süssekind. Silviano Santiago. Milton Hatoum. Reception. Modernism. Memory. Flora Süssekind. Silviano Santiago. |
description |
Quais são os traços mais percebidos e valorizados pela crítica e como isso cons-trói uma certa expectativa de leitura para as obras estreantes? Por mais que os críticos que trabalham com a literatura contemporânea sejam praticamente unânimes quanto à variedade de propostas ficcionais, as tentativas de compreensão da prática literária dei-xam entrever determinados valores e mecanismos de recepção das obras. A partir de duas críticas a Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, no momento de seu lan-çamento, realizadas por Flora Süssekind e Silviano Santiago, investigamos como alguns pressupostos constroem uma avaliação deceptiva. A decepção diz respeito sobretudo a uma percepção de que a obra de Hatoum não efetuaria rupturas essenciais com a prosa modernista, aspecto mais acentuado como problema na crítica pós-moderna de Silviano Santiago. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10979 10.30612/raido.v14i34.10979 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10979 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v14i34.10979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10979/5866 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 14 n. 34 (2020); 77-88 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316390385451008 |