A construção de uma metodologia para o letramento digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Flávia Girardo Botelho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5009
Resumo: Este artigo propõe a descrição de uma metodologia para a construção do letramento digital, entre crianças ainda não alfabetizadas formalmente. Para atender a esse objetivo, elaborou-se um conjunto de doze testes dentro de seis domínios do letramento digital (do ambiente de Informática, das habilidades icônicas, da conectividade, da realização de múltiplas tarefas, do letramento alfabético e digital e da comunicação na internet), considerados como representativos das habilidades linguístico-cognitivas envolvidas na aquisição do letramento digital. À elaboração dos testes, subjaz a construção de um referencial teórico a respeito dos estudos dos letramentos e o entendimento de que as habilidades linguístico-cognitivas envolvidas na construção do letramento digital entrelaçam-se umas às outras, em uma perspectiva de continuum, além de uma contextualização do momento sócio-histórico cultural que atravessamos neste momento. A metodologia aqui descrita pressupõe uma pesquisa de caráter longitudinal, quantitativa e qualitativa, que tomará corpo no espaço escolar, tendo como sujeitos crianças de 5 a 6 anos.
id UFGD-4_78dbbc7f289f8eb25761ceacdac69014
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5009
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling A construção de uma metodologia para o letramento digitalLetramento Digital. Metodologia de pesquisaHabilidades Linguístico-cognitivas. Linguística Aplicada.Este artigo propõe a descrição de uma metodologia para a construção do letramento digital, entre crianças ainda não alfabetizadas formalmente. Para atender a esse objetivo, elaborou-se um conjunto de doze testes dentro de seis domínios do letramento digital (do ambiente de Informática, das habilidades icônicas, da conectividade, da realização de múltiplas tarefas, do letramento alfabético e digital e da comunicação na internet), considerados como representativos das habilidades linguístico-cognitivas envolvidas na aquisição do letramento digital. À elaboração dos testes, subjaz a construção de um referencial teórico a respeito dos estudos dos letramentos e o entendimento de que as habilidades linguístico-cognitivas envolvidas na construção do letramento digital entrelaçam-se umas às outras, em uma perspectiva de continuum, além de uma contextualização do momento sócio-histórico cultural que atravessamos neste momento. A metodologia aqui descrita pressupõe uma pesquisa de caráter longitudinal, quantitativa e qualitativa, que tomará corpo no espaço escolar, tendo como sujeitos crianças de 5 a 6 anos.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/500910.30612/raido.v11i25.5009Raído; v. 11 n. 25 (2017); 280-2941984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5009/3487Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Flávia Girardo Botelho2019-07-02T17:27:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5009Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-02T17:27:20Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de uma metodologia para o letramento digital
title A construção de uma metodologia para o letramento digital
spellingShingle A construção de uma metodologia para o letramento digital
Borges, Flávia Girardo Botelho
Letramento Digital. Metodologia de pesquisa
Habilidades Linguístico-cognitivas. Linguística Aplicada.
title_short A construção de uma metodologia para o letramento digital
title_full A construção de uma metodologia para o letramento digital
title_fullStr A construção de uma metodologia para o letramento digital
title_full_unstemmed A construção de uma metodologia para o letramento digital
title_sort A construção de uma metodologia para o letramento digital
author Borges, Flávia Girardo Botelho
author_facet Borges, Flávia Girardo Botelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Flávia Girardo Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Digital. Metodologia de pesquisa
Habilidades Linguístico-cognitivas. Linguística Aplicada.
topic Letramento Digital. Metodologia de pesquisa
Habilidades Linguístico-cognitivas. Linguística Aplicada.
description Este artigo propõe a descrição de uma metodologia para a construção do letramento digital, entre crianças ainda não alfabetizadas formalmente. Para atender a esse objetivo, elaborou-se um conjunto de doze testes dentro de seis domínios do letramento digital (do ambiente de Informática, das habilidades icônicas, da conectividade, da realização de múltiplas tarefas, do letramento alfabético e digital e da comunicação na internet), considerados como representativos das habilidades linguístico-cognitivas envolvidas na aquisição do letramento digital. À elaboração dos testes, subjaz a construção de um referencial teórico a respeito dos estudos dos letramentos e o entendimento de que as habilidades linguístico-cognitivas envolvidas na construção do letramento digital entrelaçam-se umas às outras, em uma perspectiva de continuum, além de uma contextualização do momento sócio-histórico cultural que atravessamos neste momento. A metodologia aqui descrita pressupõe uma pesquisa de caráter longitudinal, quantitativa e qualitativa, que tomará corpo no espaço escolar, tendo como sujeitos crianças de 5 a 6 anos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5009
10.30612/raido.v11i25.5009
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5009
identifier_str_mv 10.30612/raido.v11i25.5009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5009/3487
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 11 n. 25 (2017); 280-294
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389522472960