Práticas culturais e leitura: leitoras e formas de resistir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Alexandra Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/645
Resumo: A análise da trajetória de leitura de mulheres com faixa etária entre setenta e noventa anos é o foco do presente artigo. As lembranças dessas senhoras leitoras apontam algumas marcas históricas em relação ao discurso lançado sobre o gênero feminino. Embora tenham iniciado a prática da leitura na infância, incentivadas pelos pais, as leitoras trazidas para esse debate não concluíram a Educação Básica, saíram da escola pela imposição paterna para se casar ou devido à distância entre a residência e a escola. Apesar disso, essas leitoras indicam as obras dos autores Alexandre Dumas, Victor Hugo, José de Alencar, Raquel de Queiroz, etc, como as que mais marcaram suas juventudes. Vale lembrar que nenhuma das obras foi indicada pela instituição escolar, os livros da tradição literária foram indicados por amigas, pelos pais e pela divulgação em revistas. À luz dos estudos sobre Práticas Culturais e História da Leitura, trago o discurso de mulheres leitoras para o debate, procurando perceber como a leitura, mais precisamente a leitura literária, é percebida por elas.
id UFGD-4_81b507fdc9754e6fb349746baa61cb38
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/645
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Práticas culturais e leitura: leitoras e formas de resistirLeitoras. História da leitura. Práticas culturais. Literatura.A análise da trajetória de leitura de mulheres com faixa etária entre setenta e noventa anos é o foco do presente artigo. As lembranças dessas senhoras leitoras apontam algumas marcas históricas em relação ao discurso lançado sobre o gênero feminino. Embora tenham iniciado a prática da leitura na infância, incentivadas pelos pais, as leitoras trazidas para esse debate não concluíram a Educação Básica, saíram da escola pela imposição paterna para se casar ou devido à distância entre a residência e a escola. Apesar disso, essas leitoras indicam as obras dos autores Alexandre Dumas, Victor Hugo, José de Alencar, Raquel de Queiroz, etc, como as que mais marcaram suas juventudes. Vale lembrar que nenhuma das obras foi indicada pela instituição escolar, os livros da tradição literária foram indicados por amigas, pelos pais e pela divulgação em revistas. À luz dos estudos sobre Práticas Culturais e História da Leitura, trago o discurso de mulheres leitoras para o debate, procurando perceber como a leitura, mais precisamente a leitura literária, é percebida por elas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2010-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/645Raído; v. 4 n. 7 (2010); 379-3901984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/645/546Pinheiro, Alexandra Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-21T17:28:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/645Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-21T17:28:12Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas culturais e leitura: leitoras e formas de resistir
title Práticas culturais e leitura: leitoras e formas de resistir
spellingShingle Práticas culturais e leitura: leitoras e formas de resistir
Pinheiro, Alexandra Santos
Leitoras. História da leitura. Práticas culturais. Literatura.
title_short Práticas culturais e leitura: leitoras e formas de resistir
title_full Práticas culturais e leitura: leitoras e formas de resistir
title_fullStr Práticas culturais e leitura: leitoras e formas de resistir
title_full_unstemmed Práticas culturais e leitura: leitoras e formas de resistir
title_sort Práticas culturais e leitura: leitoras e formas de resistir
author Pinheiro, Alexandra Santos
author_facet Pinheiro, Alexandra Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Alexandra Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitoras. História da leitura. Práticas culturais. Literatura.
topic Leitoras. História da leitura. Práticas culturais. Literatura.
description A análise da trajetória de leitura de mulheres com faixa etária entre setenta e noventa anos é o foco do presente artigo. As lembranças dessas senhoras leitoras apontam algumas marcas históricas em relação ao discurso lançado sobre o gênero feminino. Embora tenham iniciado a prática da leitura na infância, incentivadas pelos pais, as leitoras trazidas para esse debate não concluíram a Educação Básica, saíram da escola pela imposição paterna para se casar ou devido à distância entre a residência e a escola. Apesar disso, essas leitoras indicam as obras dos autores Alexandre Dumas, Victor Hugo, José de Alencar, Raquel de Queiroz, etc, como as que mais marcaram suas juventudes. Vale lembrar que nenhuma das obras foi indicada pela instituição escolar, os livros da tradição literária foram indicados por amigas, pelos pais e pela divulgação em revistas. À luz dos estudos sobre Práticas Culturais e História da Leitura, trago o discurso de mulheres leitoras para o debate, procurando perceber como a leitura, mais precisamente a leitura literária, é percebida por elas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/645
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/645/546
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 4 n. 7 (2010); 379-390
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316388686757888