Devir-outro e potencialidade política da escrita no encontro com a infância: reflexões a partir do livro/filme Todos se van
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15937 |
Resumo: | Este artigo tematiza a potencialidade política da escrita, buscando compreendê-la em suas conexões com os processos de subjetivação e singularização. Para tanto, analisa a relação estabelecida com a escrita pela garota Nieve, protagonista do romance Todos se van (2006, 2011) e do filme homônimo (2015) nele inspirado. Nieve é o alter ego da escritora cubana Wendy Guerra, que produziu suas primeiras poesias ainda na infância, sendo Todos se van derivado da compilação de seus diários. O aporte teórico do artigo inclui formulações de Foucault (1979, 2009, 2014), Guattari (1996, 1997, 2012, 2021) e Deleuze (1997, 1998, 2010, 2011, 2012, 2013), principalmente. A abordagem metodológica privilegia o estudo das obras como documentos históricos que guardam relação com seus contextos de produção e recepção. A análise constata que a relação de Nieve/Wendy com a escrita contribuiu para forjar sua subjetividade, estando associada a processos de singularização que remetem ao devir-criança e ao devir-escritora, principalmente. Conclui-se que as obras analisadas - assim como outras produções literárias e cinematográficas latino-americanas gestadas em contextos marcados por alguma forma de autoritarismo político, intolerância ao dissenso e/ou perda de direitos - expressa a potencialidade política da arte, ao contribuir para a visibilização das formas de opressão que atingem as pessoas às quais é dificultada/negada a possibilidade de participar nas decisões políticas e, consequentemente, exercer plenamente sua cidadania. |
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