O texto literário e a vida: os sentidos da leitura para os mediadores em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Alexandra Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3552
Resumo: O presente texto buscar compreender qual a relação que o estudante do curso de Letras mantem com a leitura literária. Com base no conceito de letramento, que objetiva um ensino da língua relacionado com o cotidiano dos estudantes, esperamos apontar as deficiências da Educação Básica a partir da formação inicial dos docentes. O corpus de análise constitui-se em vinte e seis memoriais escritos, ao longo de 2013, por alunos do último ano do curso de Letras, da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Na escrita de suas histórias, embora sobressaia a dificuldade financeira para o acesso ao livro literário, é possível visualizar lembranças de leitura que marcaram suas vidas porque permitiram relacionar o conteúdo abordado na obra com experiências vividas por eles. Entretanto, é notória a falta, entre os estudantes, de uma prática de leitura, seja ela relacionada à literatura oral ou escrita. A análise dos memoriais aponta para a necessidade de que o letramento literário e a mediação de leitura façam parte da formação dos graduandos de letras, a fim de que os futuros professores possam vivenciar, na graduação, a experiência da leitura literária que não tiveram ao longo de suas trajetórias. Ao assumir a tarefa de formar leitores literários nos cursos de Letras (e demais licenciaturas), a universidade, indiretamente, estará contribuindo para que o letramento literário ocorra também na Educação Básica.
id UFGD-4_afbf1eb729bff93842a4830e85f283c6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3552
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling O texto literário e a vida: os sentidos da leitura para os mediadores em formaçãoLetramento literário. Formação inicial de docentes. Texto literário.O presente texto buscar compreender qual a relação que o estudante do curso de Letras mantem com a leitura literária. Com base no conceito de letramento, que objetiva um ensino da língua relacionado com o cotidiano dos estudantes, esperamos apontar as deficiências da Educação Básica a partir da formação inicial dos docentes. O corpus de análise constitui-se em vinte e seis memoriais escritos, ao longo de 2013, por alunos do último ano do curso de Letras, da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Na escrita de suas histórias, embora sobressaia a dificuldade financeira para o acesso ao livro literário, é possível visualizar lembranças de leitura que marcaram suas vidas porque permitiram relacionar o conteúdo abordado na obra com experiências vividas por eles. Entretanto, é notória a falta, entre os estudantes, de uma prática de leitura, seja ela relacionada à literatura oral ou escrita. A análise dos memoriais aponta para a necessidade de que o letramento literário e a mediação de leitura façam parte da formação dos graduandos de letras, a fim de que os futuros professores possam vivenciar, na graduação, a experiência da leitura literária que não tiveram ao longo de suas trajetórias. Ao assumir a tarefa de formar leitores literários nos cursos de Letras (e demais licenciaturas), a universidade, indiretamente, estará contribuindo para que o letramento literário ocorra também na Educação Básica.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3552Raído; v. 8 n. 17 (2014); 139-1541984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3552/2035Pinheiro, Alexandra Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T09:16:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3552Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-31T09:16:14Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O texto literário e a vida: os sentidos da leitura para os mediadores em formação
title O texto literário e a vida: os sentidos da leitura para os mediadores em formação
spellingShingle O texto literário e a vida: os sentidos da leitura para os mediadores em formação
Pinheiro, Alexandra Santos
Letramento literário. Formação inicial de docentes. Texto literário.
title_short O texto literário e a vida: os sentidos da leitura para os mediadores em formação
title_full O texto literário e a vida: os sentidos da leitura para os mediadores em formação
title_fullStr O texto literário e a vida: os sentidos da leitura para os mediadores em formação
title_full_unstemmed O texto literário e a vida: os sentidos da leitura para os mediadores em formação
title_sort O texto literário e a vida: os sentidos da leitura para os mediadores em formação
author Pinheiro, Alexandra Santos
author_facet Pinheiro, Alexandra Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Alexandra Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário. Formação inicial de docentes. Texto literário.
topic Letramento literário. Formação inicial de docentes. Texto literário.
description O presente texto buscar compreender qual a relação que o estudante do curso de Letras mantem com a leitura literária. Com base no conceito de letramento, que objetiva um ensino da língua relacionado com o cotidiano dos estudantes, esperamos apontar as deficiências da Educação Básica a partir da formação inicial dos docentes. O corpus de análise constitui-se em vinte e seis memoriais escritos, ao longo de 2013, por alunos do último ano do curso de Letras, da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Na escrita de suas histórias, embora sobressaia a dificuldade financeira para o acesso ao livro literário, é possível visualizar lembranças de leitura que marcaram suas vidas porque permitiram relacionar o conteúdo abordado na obra com experiências vividas por eles. Entretanto, é notória a falta, entre os estudantes, de uma prática de leitura, seja ela relacionada à literatura oral ou escrita. A análise dos memoriais aponta para a necessidade de que o letramento literário e a mediação de leitura façam parte da formação dos graduandos de letras, a fim de que os futuros professores possam vivenciar, na graduação, a experiência da leitura literária que não tiveram ao longo de suas trajetórias. Ao assumir a tarefa de formar leitores literários nos cursos de Letras (e demais licenciaturas), a universidade, indiretamente, estará contribuindo para que o letramento literário ocorra também na Educação Básica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3552
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3552/2035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 8 n. 17 (2014); 139-154
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389398740992