Produção de conhecimento, aprendizagem e (meta) cognição em teoria das relações internacionais: um estudo de caso no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5683 |
Resumo: | Este artigo investiga a aprendizagem e a produção de conhecimento teórico na graduação em Relações Internacionais (RI) no Brasil. Consideramos que as dificuldades do estudante para ler/escrever textos acadêmicos se relacionam a questões metacognitivas e escolhas teóricas no âmbito acadêmico. Essa hipótese fundamenta-se tanto no contexto educacional brasileiro, que prioriza conceituações, no lugar do raciocínio analítico, quanto na predominância de abordagens positivistas tradicionais, desconectadas da situação de países em desenvolvimento como o Brasil. A fundamentação teórica compreende princípios da pedagogia crítica e das ciências cognitivas, com foco em quatro ações metatextuais com a escrita: reportar, sumarizar, analisar e teorizar (NEVES, 2015). Para descrever a produção dos estudantes, propôs-se a 35 alunos da disciplina “Teoria das RI I” um roteiro de leitura diagnóstico sobre um capítulo de livro teórico. As respostas para quatro das questões mostram que a falta de pensamento autônomo na disciplina se reflete na compreensão dos alunos, expressa por meio da escrita perfunctória. Consequentemente, nega-se a possibilidade de se tornarem sujeitos ativos na compreensão e transformação da política internacional. Quanto à leitura/escrita, reflexões sobre os aspectos metacognitivos do aprendizado precisam ser incluídas não apenas no ensino da linguagem, mas também nas disciplinas teóricas, especialmente no trato com textos acadêmicos. |
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Produção de conhecimento, aprendizagem e (meta) cognição em teoria das relações internacionais: um estudo de caso no BrasilKnowledge production, learning, and (meta)cognition in international relations theory: a case study in BrazilLinguagem/Linguística(Meta)cogniçãoTeoria das Relações InternacionaisPaíses em desenvolvimento.Language/Linguistics. (Meta)cognition. International Relations Theory. Developing Countries.Este artigo investiga a aprendizagem e a produção de conhecimento teórico na graduação em Relações Internacionais (RI) no Brasil. Consideramos que as dificuldades do estudante para ler/escrever textos acadêmicos se relacionam a questões metacognitivas e escolhas teóricas no âmbito acadêmico. Essa hipótese fundamenta-se tanto no contexto educacional brasileiro, que prioriza conceituações, no lugar do raciocínio analítico, quanto na predominância de abordagens positivistas tradicionais, desconectadas da situação de países em desenvolvimento como o Brasil. A fundamentação teórica compreende princípios da pedagogia crítica e das ciências cognitivas, com foco em quatro ações metatextuais com a escrita: reportar, sumarizar, analisar e teorizar (NEVES, 2015). Para descrever a produção dos estudantes, propôs-se a 35 alunos da disciplina “Teoria das RI I” um roteiro de leitura diagnóstico sobre um capítulo de livro teórico. As respostas para quatro das questões mostram que a falta de pensamento autônomo na disciplina se reflete na compreensão dos alunos, expressa por meio da escrita perfunctória. Consequentemente, nega-se a possibilidade de se tornarem sujeitos ativos na compreensão e transformação da política internacional. Quanto à leitura/escrita, reflexões sobre os aspectos metacognitivos do aprendizado precisam ser incluídas não apenas no ensino da linguagem, mas também nas disciplinas teóricas, especialmente no trato com textos acadêmicos.This paper investigates the learning and the production of theoretical thinking in International Relations (IR) undergraduate courses in Brazil. We argue that students’ inability to read and write academic texts is related to metacognitive issues and theoretical choices taken in academic settings. This hypothesis is grounded both in the context of Brazilian educational system, which emphasizes conceptualization rather than analytical thinking, and the predominance of traditional positivist approaches, which are unrelated to the context of developing countries like Brazil. The theoretical basis of this article comprehends principles from critical pedagogy and cognitive sciences, focusing on four metatextual language functions: report, summarize, analyze and theorize (AUTHOR, 2015). In order to describe students’ production, a diagnostic questionnaire about a coursebook chapter was proposed to 35 students attending the course “IR Theory I”. The answers for four of the questions show that lack of autonomous thinking in the discipline is reflected in students' understanding expressed through perfunctory writing. Consequently, the possibility of students becoming active subjects in both understanding and transformation of international politics is denied. In terms of reading and writing, metacognitive reflections must be included not only in language teaching, but also in theoretical courses, especially when dealing with academic texts.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/568310.30612/raido.v11i27.5683Raído; v. 11 n. 27 (2017); 419-4371984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDenghttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5683/3747Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Fabiana EstevesElias, Ivi Vasconcelos2019-07-05T15:45:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5683Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T15:45:52Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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