Considerações sobre o feminino em “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10420 |
Resumo: | Lygia Fagundes Telles é nome de grande importância no cenário literário brasileiro. Em seus romances e contos, Lygia se posiciona como uma escritoratestemunha de seu tempo, tal como uma mulher do século 20 a vivenciar e defender as lutas em prol da autonomia feminina. Atenta aos paradigmas sociopolíticos e à natureza fi ccional da arte, observamos como, por meio da construção de suas personagens e do desenvolvimento de determinadas temáticas (comportamento, casamento e traição), a autora constrói uma literatura disposta a desvelar (e transgredir) o status quo em suas múltiplas nuances, levando-nos ao questionamento da ordem vigente. Propomos, então, uma análise da representação do feminino no conto “O moço do saxofone”, da obra Antes do baile verde (1970), à luz de questões discutidas por Regina Dalcastagnè, Rachel Soihet e Mary del Priore. |
id |
UFGD-4_b92b83f09b68c6a980e56789726b92e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10420 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações sobre o feminino em “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes TellesConsiderations about the feminine in “O moço do saxofone”, by Lygia Fagundes TellesFeminino. Crítica feminista. Literatura brasileira. Conto.Feminine. Feminist criticism. Brazilian literature. Short story.Lygia Fagundes Telles é nome de grande importância no cenário literário brasileiro. Em seus romances e contos, Lygia se posiciona como uma escritoratestemunha de seu tempo, tal como uma mulher do século 20 a vivenciar e defender as lutas em prol da autonomia feminina. Atenta aos paradigmas sociopolíticos e à natureza fi ccional da arte, observamos como, por meio da construção de suas personagens e do desenvolvimento de determinadas temáticas (comportamento, casamento e traição), a autora constrói uma literatura disposta a desvelar (e transgredir) o status quo em suas múltiplas nuances, levando-nos ao questionamento da ordem vigente. Propomos, então, uma análise da representação do feminino no conto “O moço do saxofone”, da obra Antes do baile verde (1970), à luz de questões discutidas por Regina Dalcastagnè, Rachel Soihet e Mary del Priore.Lygia Fagundes Telles is a name of major importance in the Brazilian literary scenario. In her novels and short stories Lygia takes a stance as a writer-witness of her time, as a twentieth-century woman experiencing and defending social struggles for feminine autonomy. Attentive to sociopolitical paradigms and to the fictionality of art, we observe how, by means of her characters and certain themes (behavior, marriage and betrayal), the author creates her literature intending to unveil (and transgress) the status quo in its multiple shades, leading us to question the current state of affairs. Thereby, we herein propose an analysis of the feminine representation in the short story “O moço do saxofone”, from the book Antes do baile verde (1970), in the light of issues discussed by Regina Dalcastagnè, Rachel Soihet and Mary del Priore.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1042010.30612/raido.v14i35.10420Raído; v. 14 n. 35 (2020); 17-291984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10420/8369Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHuback, Sandrine RobadeyPereira, Vinícius Carvalho2022-01-19T12:10:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10420Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2022-01-19T12:10:36Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre o feminino em “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles Considerations about the feminine in “O moço do saxofone”, by Lygia Fagundes Telles |
title |
Considerações sobre o feminino em “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles |
spellingShingle |
Considerações sobre o feminino em “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles Huback, Sandrine Robadey Feminino. Crítica feminista. Literatura brasileira. Conto. Feminine. Feminist criticism. Brazilian literature. Short story. |
title_short |
Considerações sobre o feminino em “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles |
title_full |
Considerações sobre o feminino em “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles |
title_fullStr |
Considerações sobre o feminino em “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre o feminino em “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles |
title_sort |
Considerações sobre o feminino em “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles |
author |
Huback, Sandrine Robadey |
author_facet |
Huback, Sandrine Robadey Pereira, Vinícius Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Vinícius Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Huback, Sandrine Robadey Pereira, Vinícius Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feminino. Crítica feminista. Literatura brasileira. Conto. Feminine. Feminist criticism. Brazilian literature. Short story. |
topic |
Feminino. Crítica feminista. Literatura brasileira. Conto. Feminine. Feminist criticism. Brazilian literature. Short story. |
description |
Lygia Fagundes Telles é nome de grande importância no cenário literário brasileiro. Em seus romances e contos, Lygia se posiciona como uma escritoratestemunha de seu tempo, tal como uma mulher do século 20 a vivenciar e defender as lutas em prol da autonomia feminina. Atenta aos paradigmas sociopolíticos e à natureza fi ccional da arte, observamos como, por meio da construção de suas personagens e do desenvolvimento de determinadas temáticas (comportamento, casamento e traição), a autora constrói uma literatura disposta a desvelar (e transgredir) o status quo em suas múltiplas nuances, levando-nos ao questionamento da ordem vigente. Propomos, então, uma análise da representação do feminino no conto “O moço do saxofone”, da obra Antes do baile verde (1970), à luz de questões discutidas por Regina Dalcastagnè, Rachel Soihet e Mary del Priore. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10420 10.30612/raido.v14i35.10420 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10420 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v14i35.10420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/10420/8369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 14 n. 35 (2020); 17-29 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316390367625216 |