As diferentes configurações de sequência didática: do esquema original ao expandido no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Tânia Guedes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cristovão, Vera Lúcia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17104
Resumo: Neste trabalho, apresentamos um panorama das diferentes configurações que a sequência didática ganhou no Brasil como procedimento para o ensino de línguas amplamente conhecido. Trazemos primeiramente o constructo que denominamos de original, mostrando algumas críticas feitas a ele e suas possíveis interpretações. Em seguida, abordamos variadas adaptações que buscaram ampliar o procedimento, adaptações essas que incluíram mais etapas, módulos e ou estratégias, sem, contudo, modificar suas bases teóricas, principalmente a centralidade do gênero textual. Buscamos, ainda, discorrer sobre os itinerários, elencando suas características a fim de confrontá-las com a sequência. Os resultados mostram que as variadas reconfigurações feitas buscaram aprimorar o procedimento, tornando-o mais pertinente para o ensino de línguas em diferentes realidades escolares.
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