Criação ético-poética em últimas composiciones (1966), de Violeta Parra: opção decolonial
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/14895 |
Resumo: | Neste artigo, procuramos refletir sobre a proposta estética da poeta, compositora e artista plástica chilena, Violeta Parra, cuja vida e obra foi marcada pelo desejo de tornar conhecida a arte popular de seu país, sobretudo, aquela de raiz mapuche, que pode ser encontrada no álbum musical Últimas Composiciones (1966). Tal opção de criação ético-poética contempla um trabalho de decolonização cultural epistêmica, cuja elaboração faz transparecer aspectos de uma linguagem artística híbrida, transcultural e fronteiriça. Encontram-se nas composições poético-musicais, exemplos da valoração da tradição indígena, recorrendo ao lamento mapuche, a rogativa e a invocativa como estratégias de oposição ao colonialismo, ao capitalismo e ao patriarcalismo o que referencia uma opção decolonial da autora. |
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Criação ético-poética em últimas composiciones (1966), de Violeta Parra: opção decolonialVioleta ParraÚltimas Composicionescanto mapuchedecolonização epistêmica.Neste artigo, procuramos refletir sobre a proposta estética da poeta, compositora e artista plástica chilena, Violeta Parra, cuja vida e obra foi marcada pelo desejo de tornar conhecida a arte popular de seu país, sobretudo, aquela de raiz mapuche, que pode ser encontrada no álbum musical Últimas Composiciones (1966). Tal opção de criação ético-poética contempla um trabalho de decolonização cultural epistêmica, cuja elaboração faz transparecer aspectos de uma linguagem artística híbrida, transcultural e fronteiriça. Encontram-se nas composições poético-musicais, exemplos da valoração da tradição indígena, recorrendo ao lamento mapuche, a rogativa e a invocativa como estratégias de oposição ao colonialismo, ao capitalismo e ao patriarcalismo o que referencia uma opção decolonial da autora.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2021-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1489510.30612/raido.v15i38.14895Raído; v. 15 n. 38 (2021): Dossiê: Poetas latino-americanas: vozes líricas femininas, interculturalidade e resistência1984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/14895/8404Copyright (c) 2022 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEstivil, Patrícia Virgínia CuevasAlves, Lourdes Kaminski2022-02-10T22:44:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14895Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2022-02-10T22:44:19Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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