Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Raído (Online) |
DOI: | 10.30612/raido.v11i27.5620 |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5620 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é duplo: lançar luz sobre a produção de resumos de trabalhos científi cos, pelo ponto de vista da sua macroestrutura; e discutir o uso de nominalizações como instâncias de metáforas gramaticais presentes nestes textos. Para isso, discutimos, primeiramente, os princípios subjacentes à escrita acadêmica, numa tentativa de associá-los à comunicação bem sucedida nesse campo. Apresentamos, em seguida, alguns exemplos de atividades de sala de aula, com o objetivo de ilustrar como alguns dos princípios relacionados com a escrita de resumos podem ser postos em prática. Com respeito às instâncias de metáforas gramaticais, chamamos a atenção para seu signifi cado como características inerentes à escrita científica, podendo funcionar como iniciadores de tópicos e, principalmente, como importantes estratégias para uma comunicação científica bem sucedida. |
id |
UFGD-4_cf8a36e2a794f140ac5f531ef9ae36c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5620 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
spelling |
Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmicaFrom the production of abstracts to instances of grammatical metaphors: some research insights to uncover the academic domainescrita acadêmicaprodução de resumosmetáforas gramaticais.Academic writing. Abstract production. Grammatical metaphors.O objetivo deste artigo é duplo: lançar luz sobre a produção de resumos de trabalhos científi cos, pelo ponto de vista da sua macroestrutura; e discutir o uso de nominalizações como instâncias de metáforas gramaticais presentes nestes textos. Para isso, discutimos, primeiramente, os princípios subjacentes à escrita acadêmica, numa tentativa de associá-los à comunicação bem sucedida nesse campo. Apresentamos, em seguida, alguns exemplos de atividades de sala de aula, com o objetivo de ilustrar como alguns dos princípios relacionados com a escrita de resumos podem ser postos em prática. Com respeito às instâncias de metáforas gramaticais, chamamos a atenção para seu signifi cado como características inerentes à escrita científica, podendo funcionar como iniciadores de tópicos e, principalmente, como importantes estratégias para uma comunicação científica bem sucedida.The aim of this paper is twofold: to shed light on the production of paper abstracts from the point of view of their macrostructure, and to discuss the use of nominalizations as instances of grammatical metaphors in this text genre. In order to do so, we will first discuss the principles underlying academic writing (AW), in the attempt to associate them to successful communication in this field. We also showcase a few samples of classroom activities, aimed at illustrating how some of the principles related to abstract writing can be put into practice. With respect to the instances of grammatical metaphors, we call attention to their significance to the academic domain, functioning as topic initiators, and, most importantly, as powerful strategies for successful scientific writing.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/562010.30612/raido.v11i27.5620Raído; v. 11 n. 27 (2017); 64-821984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDenghttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5620/3728Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Marisa MendonçaOliveira, Ana Larissa Adorno Marciotto2019-07-05T15:45:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5620Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T15:45:51Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica From the production of abstracts to instances of grammatical metaphors: some research insights to uncover the academic domain |
title |
Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica |
spellingShingle |
Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica Carneiro, Marisa Mendonça escrita acadêmica produção de resumos metáforas gramaticais. Academic writing. Abstract production. Grammatical metaphors. Carneiro, Marisa Mendonça escrita acadêmica produção de resumos metáforas gramaticais. Academic writing. Abstract production. Grammatical metaphors. |
title_short |
Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica |
title_full |
Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica |
title_fullStr |
Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica |
title_full_unstemmed |
Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica |
title_sort |
Da produção de resumos a instâncias de metáforas gramaticais: insights de pesquisa para a escrita na esfera acadêmica |
author |
Carneiro, Marisa Mendonça |
author_facet |
Carneiro, Marisa Mendonça Carneiro, Marisa Mendonça Oliveira, Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Ana Larissa Adorno Marciotto |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Ana Larissa Adorno Marciotto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Marisa Mendonça Oliveira, Ana Larissa Adorno Marciotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escrita acadêmica produção de resumos metáforas gramaticais. Academic writing. Abstract production. Grammatical metaphors. |
topic |
escrita acadêmica produção de resumos metáforas gramaticais. Academic writing. Abstract production. Grammatical metaphors. |
description |
O objetivo deste artigo é duplo: lançar luz sobre a produção de resumos de trabalhos científi cos, pelo ponto de vista da sua macroestrutura; e discutir o uso de nominalizações como instâncias de metáforas gramaticais presentes nestes textos. Para isso, discutimos, primeiramente, os princípios subjacentes à escrita acadêmica, numa tentativa de associá-los à comunicação bem sucedida nesse campo. Apresentamos, em seguida, alguns exemplos de atividades de sala de aula, com o objetivo de ilustrar como alguns dos princípios relacionados com a escrita de resumos podem ser postos em prática. Com respeito às instâncias de metáforas gramaticais, chamamos a atenção para seu signifi cado como características inerentes à escrita científica, podendo funcionar como iniciadores de tópicos e, principalmente, como importantes estratégias para uma comunicação científica bem sucedida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5620 10.30612/raido.v11i27.5620 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5620 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v11i27.5620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5620/3728 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 11 n. 27 (2017); 64-82 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1822181448769077248 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.30612/raido.v11i27.5620 |