Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cláudia Hilsdorf
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hibarino, Denise Akemi, Kawachi, Guilherme Jotto, Moyses, Luisa Ianhes, de Oliveira, Natália Franzoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6024
Resumo: O objetivo colocado para este texto é o relato de experiências didáticasvivenciadas em uma disciplina eletiva voltada ao ensino crítico de línguas estrangeiras ministrada em um curso de Letras de uma universidade estadual paulista. A partir de uma perspectiva pluralista e crítica de educação linguística, que se alimenta do pensamento que embasa a Pedagogia dos Multiletramentos, conforme Cope e Kalantzis (2000;2015), o foco desses relatos recai, primeiramente, na refl exão teórico-prática acerca da elaboração de um objeto educacional digital (OED) especifi camente desenvolvido para a disciplina de língua inglesa III do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Além disso, as narrativas são articuladas a discussões teórico-práticas voltadas às tecnologias digitais no contexto educacional, sob um enfoque discursivo e crítico, conforme propõe Selwyn (2013; 2014) e Bachmair e Pachler (2014), visando a construir propostas de possíveis atividades envolvendo o OED construído.
id UFGD-4_dc034ede3f324b695df0917c6748b03f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6024
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitárioBetween past and future: narratives and practice on foreign language critical education and technology in universityEducação linguísticalínguas estrangeirasmultiletramentosforeign languageteaching and learningmultiliteraciesO objetivo colocado para este texto é o relato de experiências didáticasvivenciadas em uma disciplina eletiva voltada ao ensino crítico de línguas estrangeiras ministrada em um curso de Letras de uma universidade estadual paulista. A partir de uma perspectiva pluralista e crítica de educação linguística, que se alimenta do pensamento que embasa a Pedagogia dos Multiletramentos, conforme Cope e Kalantzis (2000;2015), o foco desses relatos recai, primeiramente, na refl exão teórico-prática acerca da elaboração de um objeto educacional digital (OED) especifi camente desenvolvido para a disciplina de língua inglesa III do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Além disso, as narrativas são articuladas a discussões teórico-práticas voltadas às tecnologias digitais no contexto educacional, sob um enfoque discursivo e crítico, conforme propõe Selwyn (2013; 2014) e Bachmair e Pachler (2014), visando a construir propostas de possíveis atividades envolvendo o OED construído.This article aims at discussing the didactic experiences as far as a stateuniversity course focused on the critical teaching and learning of foreign languages is concerned. From a pluralistic and critical perspective of language education, based on the principles of the Pedagogy of multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2000; 2015), the focus of the discussions presented in the text lies, fi rst of all, in theoretical and practical refl ections concerning the development of a digital learning object (OED) for the English Language course which is part of ProFIS (Interdisciplinary Higher Education Program) implemented at the named university in 2011. Besides, from a critical and discursive point of view, as proposed by Selwyn (2013; 2014) and Bachmair and Pachler (2014), the narratives and refl exions are linked to theoretical and practical discussions about digital educational technologies, aiming at the development of learning activities involving the OED created. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/602410.30612/raido.v10i23.6024Raído; v. 10 n. 23 (2016)1984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6024/3168Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Cláudia HilsdorfHibarino, Denise AkemiKawachi, Guilherme JottoMoyses, Luisa Ianhesde Oliveira, Natália Franzoni2020-01-13T15:24:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6024Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2020-01-13T15:24:49Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário
Between past and future: narratives and practice on foreign language critical education and technology in university
title Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário
spellingShingle Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário
Rocha, Cláudia Hilsdorf
Educação linguística
línguas estrangeiras
multiletramentos
foreign language
teaching and learning
multiliteracies
title_short Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário
title_full Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário
title_fullStr Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário
title_full_unstemmed Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário
title_sort Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário
author Rocha, Cláudia Hilsdorf
author_facet Rocha, Cláudia Hilsdorf
Hibarino, Denise Akemi
Kawachi, Guilherme Jotto
Moyses, Luisa Ianhes
de Oliveira, Natália Franzoni
author_role author
author2 Hibarino, Denise Akemi
Kawachi, Guilherme Jotto
Moyses, Luisa Ianhes
de Oliveira, Natália Franzoni
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Cláudia Hilsdorf
Hibarino, Denise Akemi
Kawachi, Guilherme Jotto
Moyses, Luisa Ianhes
de Oliveira, Natália Franzoni
dc.subject.por.fl_str_mv Educação linguística
línguas estrangeiras
multiletramentos
foreign language
teaching and learning
multiliteracies
topic Educação linguística
línguas estrangeiras
multiletramentos
foreign language
teaching and learning
multiliteracies
description O objetivo colocado para este texto é o relato de experiências didáticasvivenciadas em uma disciplina eletiva voltada ao ensino crítico de línguas estrangeiras ministrada em um curso de Letras de uma universidade estadual paulista. A partir de uma perspectiva pluralista e crítica de educação linguística, que se alimenta do pensamento que embasa a Pedagogia dos Multiletramentos, conforme Cope e Kalantzis (2000;2015), o foco desses relatos recai, primeiramente, na refl exão teórico-prática acerca da elaboração de um objeto educacional digital (OED) especifi camente desenvolvido para a disciplina de língua inglesa III do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Além disso, as narrativas são articuladas a discussões teórico-práticas voltadas às tecnologias digitais no contexto educacional, sob um enfoque discursivo e crítico, conforme propõe Selwyn (2013; 2014) e Bachmair e Pachler (2014), visando a construir propostas de possíveis atividades envolvendo o OED construído.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6024
10.30612/raido.v10i23.6024
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6024
identifier_str_mv 10.30612/raido.v10i23.6024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6024/3168
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 10 n. 23 (2016)
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389936660480