Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6024 |
Resumo: | O objetivo colocado para este texto é o relato de experiências didáticasvivenciadas em uma disciplina eletiva voltada ao ensino crítico de línguas estrangeiras ministrada em um curso de Letras de uma universidade estadual paulista. A partir de uma perspectiva pluralista e crítica de educação linguística, que se alimenta do pensamento que embasa a Pedagogia dos Multiletramentos, conforme Cope e Kalantzis (2000;2015), o foco desses relatos recai, primeiramente, na refl exão teórico-prática acerca da elaboração de um objeto educacional digital (OED) especifi camente desenvolvido para a disciplina de língua inglesa III do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Além disso, as narrativas são articuladas a discussões teórico-práticas voltadas às tecnologias digitais no contexto educacional, sob um enfoque discursivo e crítico, conforme propõe Selwyn (2013; 2014) e Bachmair e Pachler (2014), visando a construir propostas de possíveis atividades envolvendo o OED construído. |
id |
UFGD-4_dc034ede3f324b695df0917c6748b03f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6024 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitárioBetween past and future: narratives and practice on foreign language critical education and technology in universityEducação linguísticalínguas estrangeirasmultiletramentosforeign languageteaching and learningmultiliteraciesO objetivo colocado para este texto é o relato de experiências didáticasvivenciadas em uma disciplina eletiva voltada ao ensino crítico de línguas estrangeiras ministrada em um curso de Letras de uma universidade estadual paulista. A partir de uma perspectiva pluralista e crítica de educação linguística, que se alimenta do pensamento que embasa a Pedagogia dos Multiletramentos, conforme Cope e Kalantzis (2000;2015), o foco desses relatos recai, primeiramente, na refl exão teórico-prática acerca da elaboração de um objeto educacional digital (OED) especifi camente desenvolvido para a disciplina de língua inglesa III do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Além disso, as narrativas são articuladas a discussões teórico-práticas voltadas às tecnologias digitais no contexto educacional, sob um enfoque discursivo e crítico, conforme propõe Selwyn (2013; 2014) e Bachmair e Pachler (2014), visando a construir propostas de possíveis atividades envolvendo o OED construído.This article aims at discussing the didactic experiences as far as a stateuniversity course focused on the critical teaching and learning of foreign languages is concerned. From a pluralistic and critical perspective of language education, based on the principles of the Pedagogy of multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2000; 2015), the focus of the discussions presented in the text lies, fi rst of all, in theoretical and practical refl ections concerning the development of a digital learning object (OED) for the English Language course which is part of ProFIS (Interdisciplinary Higher Education Program) implemented at the named university in 2011. Besides, from a critical and discursive point of view, as proposed by Selwyn (2013; 2014) and Bachmair and Pachler (2014), the narratives and refl exions are linked to theoretical and practical discussions about digital educational technologies, aiming at the development of learning activities involving the OED created. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/602410.30612/raido.v10i23.6024Raído; v. 10 n. 23 (2016)1984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6024/3168Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Cláudia HilsdorfHibarino, Denise AkemiKawachi, Guilherme JottoMoyses, Luisa Ianhesde Oliveira, Natália Franzoni2020-01-13T15:24:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6024Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2020-01-13T15:24:49Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário Between past and future: narratives and practice on foreign language critical education and technology in university |
title |
Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário |
spellingShingle |
Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário Rocha, Cláudia Hilsdorf Educação linguística línguas estrangeiras multiletramentos foreign language teaching and learning multiliteracies |
title_short |
Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário |
title_full |
Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário |
title_fullStr |
Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário |
title_full_unstemmed |
Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário |
title_sort |
Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário |
author |
Rocha, Cláudia Hilsdorf |
author_facet |
Rocha, Cláudia Hilsdorf Hibarino, Denise Akemi Kawachi, Guilherme Jotto Moyses, Luisa Ianhes de Oliveira, Natália Franzoni |
author_role |
author |
author2 |
Hibarino, Denise Akemi Kawachi, Guilherme Jotto Moyses, Luisa Ianhes de Oliveira, Natália Franzoni |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Cláudia Hilsdorf Hibarino, Denise Akemi Kawachi, Guilherme Jotto Moyses, Luisa Ianhes de Oliveira, Natália Franzoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação linguística línguas estrangeiras multiletramentos foreign language teaching and learning multiliteracies |
topic |
Educação linguística línguas estrangeiras multiletramentos foreign language teaching and learning multiliteracies |
description |
O objetivo colocado para este texto é o relato de experiências didáticasvivenciadas em uma disciplina eletiva voltada ao ensino crítico de línguas estrangeiras ministrada em um curso de Letras de uma universidade estadual paulista. A partir de uma perspectiva pluralista e crítica de educação linguística, que se alimenta do pensamento que embasa a Pedagogia dos Multiletramentos, conforme Cope e Kalantzis (2000;2015), o foco desses relatos recai, primeiramente, na refl exão teórico-prática acerca da elaboração de um objeto educacional digital (OED) especifi camente desenvolvido para a disciplina de língua inglesa III do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Além disso, as narrativas são articuladas a discussões teórico-práticas voltadas às tecnologias digitais no contexto educacional, sob um enfoque discursivo e crítico, conforme propõe Selwyn (2013; 2014) e Bachmair e Pachler (2014), visando a construir propostas de possíveis atividades envolvendo o OED construído. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6024 10.30612/raido.v10i23.6024 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6024 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v10i23.6024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6024/3168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Raído |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 10 n. 23 (2016) 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389936660480 |