Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Megale, Antonieta
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Liberali, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6021
Resumo: Vivemos um momento histórico em que a superdiversidade cria uma composição e abundância de variáveis importantes que afetam onde, como e com quem as pessoas vivem. Nesse cenário, a importância da formação multilíngue em diferentes países se intensificou e, consequentemente, a criação de escolas bilíngues de prestígio também. O objetivo deste texto é traçar um panorama da Educação Bilíngue de Elite no Brasil no que se refere (i) ao crescimento dessas escolas, (ii) a pesquisas realizadas em programas de Linguística Aplicada em Universidades brasileiras, (iii) a artigos com essa temática publicados em periódicos da área de Linguística Aplicada e (iv) a comunicações orais que abordaram Educação Bilíngue de Elite, apresentadas em congressos e eventos especializados. Organizar-se-á para uma apresentação do contexto multicultural globalizante que sustenta o interesse pela área e para discussão de sua relação com a educação bilíngue. Discutirá definições de Educação Bilíngue e Educação Bilíngue de Elite em circulação no país. Abordará as pesquisas e atividades realizadas no contexto brasileiro, por meio da apresentação do número de escolas e pesquisas na área, além de alguns pesquisadores com suas instituições, envolvidos com o tema. Ademais, explicitará o cenário e a problemática no país. Finalmente, apontaremos algumas lacunas definidas nas pesquisas nacionais, correlacionadas às internacionais.
id UFGD-4_dc227a73469a8d578008ffa78b5c587a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6021
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicadaElite bilingual education in Brazil: perspectives from applied linguisticsEducação Bilíngue de Elite. Linguística Aplicada. Pesquisas. Atividades. Lacunas.Elite Bilingual Education. Applied Linguistics. Research. Activities. Gaps.Vivemos um momento histórico em que a superdiversidade cria uma composição e abundância de variáveis importantes que afetam onde, como e com quem as pessoas vivem. Nesse cenário, a importância da formação multilíngue em diferentes países se intensificou e, consequentemente, a criação de escolas bilíngues de prestígio também. O objetivo deste texto é traçar um panorama da Educação Bilíngue de Elite no Brasil no que se refere (i) ao crescimento dessas escolas, (ii) a pesquisas realizadas em programas de Linguística Aplicada em Universidades brasileiras, (iii) a artigos com essa temática publicados em periódicos da área de Linguística Aplicada e (iv) a comunicações orais que abordaram Educação Bilíngue de Elite, apresentadas em congressos e eventos especializados. Organizar-se-á para uma apresentação do contexto multicultural globalizante que sustenta o interesse pela área e para discussão de sua relação com a educação bilíngue. Discutirá definições de Educação Bilíngue e Educação Bilíngue de Elite em circulação no país. Abordará as pesquisas e atividades realizadas no contexto brasileiro, por meio da apresentação do número de escolas e pesquisas na área, além de alguns pesquisadores com suas instituições, envolvidos com o tema. Ademais, explicitará o cenário e a problemática no país. Finalmente, apontaremos algumas lacunas definidas nas pesquisas nacionais, correlacionadas às internacionais.We are living a historic moment in which the superdiversity creates acomposition and abundance of important variables that affect where, how and with whom people live. In this scenario, the importance of multilingual education in different countries has intensified and, therefore, the creation of elite bilingual schools as well. The objective of this work is to provide an overview of Elite Bilingual Education in Brazil about (i) the growth of these schools, (ii) research in Applied Linguistics programs in Brazilian universities, (iii) the articles with this theme published in journals of Applied Linguistics and (iv) the oral communications that address Elite Bilingual Education presented in conferences and specialized events. Firstly, we present the globalizing multicultural context that holds the interest in the area and discuss its relation to bilingual education. Secondly, we discuss definitions of Bilingual Education and Elite Bilingual Education that circulate in the country. Then we address the research and activities in the Brazilian context, by presenting the number of schools and research in the area, and some researchers with their institutions concerned with the issue. In addition, we make explicit the scenario and the problems in the country. Finally, we point out some shortcomings defined in national surveys, correlated to international. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6021Raído; v. 10 n. 23 (2016); 9-241984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6021/3170Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMegale, AntonietaLiberali, Fernanda2019-06-25T18:00:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6021Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-06-25T18:00:10Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada
Elite bilingual education in Brazil: perspectives from applied linguistics
title Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada
spellingShingle Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada
Megale, Antonieta
Educação Bilíngue de Elite. Linguística Aplicada. Pesquisas. Atividades. Lacunas.
Elite Bilingual Education. Applied Linguistics. Research. Activities. Gaps.
title_short Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada
title_full Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada
title_fullStr Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada
title_full_unstemmed Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada
title_sort Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada
author Megale, Antonieta
author_facet Megale, Antonieta
Liberali, Fernanda
author_role author
author2 Liberali, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Megale, Antonieta
Liberali, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Bilíngue de Elite. Linguística Aplicada. Pesquisas. Atividades. Lacunas.
Elite Bilingual Education. Applied Linguistics. Research. Activities. Gaps.
topic Educação Bilíngue de Elite. Linguística Aplicada. Pesquisas. Atividades. Lacunas.
Elite Bilingual Education. Applied Linguistics. Research. Activities. Gaps.
description Vivemos um momento histórico em que a superdiversidade cria uma composição e abundância de variáveis importantes que afetam onde, como e com quem as pessoas vivem. Nesse cenário, a importância da formação multilíngue em diferentes países se intensificou e, consequentemente, a criação de escolas bilíngues de prestígio também. O objetivo deste texto é traçar um panorama da Educação Bilíngue de Elite no Brasil no que se refere (i) ao crescimento dessas escolas, (ii) a pesquisas realizadas em programas de Linguística Aplicada em Universidades brasileiras, (iii) a artigos com essa temática publicados em periódicos da área de Linguística Aplicada e (iv) a comunicações orais que abordaram Educação Bilíngue de Elite, apresentadas em congressos e eventos especializados. Organizar-se-á para uma apresentação do contexto multicultural globalizante que sustenta o interesse pela área e para discussão de sua relação com a educação bilíngue. Discutirá definições de Educação Bilíngue e Educação Bilíngue de Elite em circulação no país. Abordará as pesquisas e atividades realizadas no contexto brasileiro, por meio da apresentação do número de escolas e pesquisas na área, além de alguns pesquisadores com suas instituições, envolvidos com o tema. Ademais, explicitará o cenário e a problemática no país. Finalmente, apontaremos algumas lacunas definidas nas pesquisas nacionais, correlacionadas às internacionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6021
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/6021/3170
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 10 n. 23 (2016); 9-24
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389930369024