História e escravidão em Cuba: a memória de Perro viejo na narrativa de Teresa Cárdenas
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/12155 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é identificar e analisar as estratégias discursivas pós-coloniais presentes no romance Perro Viejo (2005), de Teresa Cárdenas com o intuito de ressaltar estratégias de resistência contra o controle colonial e regime escravocrata em contraponto com os acontecimentos históricos que contribuíram para a desumanização do negro. Observaremos, mediante uma leitura reflexiva, a construção da imagem do negro escravizado em Cuba, mostrando como a história sofre influência quando é contada somente pelo lado hegemônico. A escritora reescreve os dramas da escravidão priorizando a narrativa dos silenciados pela história, reconstruindo memórias individuas e coletivas. Através da reescrita da figura do escravo Perro Viejo, encontramos a voz do excluído, que no meio da escravidão busca descobrir sua identidade. A partir de análises, pautadas nos estudos pós-coloniais, podemos recuperar o protagonismo histórico do sujeito escravizado. As análises desenvolvidas estão ancoradas nos estudos críticos de Fernando Ortiz (1940), Frantz Fanon (1961), Homi K. Bhabha (1998), Walter Mignolo (2003), Thomas Bonnici (2009) e Stuart Hall (2015). |
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História e escravidão em Cuba: a memória de Perro viejo na narrativa de Teresa CárdenasHistoria y esclavitud en Cuba: la memoria de Perro viejo en la narrativa de Teresa CárdenasHistory and slavery in Cuba: the memory of Perro viejo in the narrative of Teresa CárdenasNarrativas Negras. Reescrita literária. Estudos pós-coloniais. Escravidão.Narraciones Negras. Reescritura literaria. Estudios poscoloniales. Esclavitud.Black Narratives. Literary rewriting. Post-colonial studies. Slavery.O objetivo deste estudo é identificar e analisar as estratégias discursivas pós-coloniais presentes no romance Perro Viejo (2005), de Teresa Cárdenas com o intuito de ressaltar estratégias de resistência contra o controle colonial e regime escravocrata em contraponto com os acontecimentos históricos que contribuíram para a desumanização do negro. Observaremos, mediante uma leitura reflexiva, a construção da imagem do negro escravizado em Cuba, mostrando como a história sofre influência quando é contada somente pelo lado hegemônico. A escritora reescreve os dramas da escravidão priorizando a narrativa dos silenciados pela história, reconstruindo memórias individuas e coletivas. Através da reescrita da figura do escravo Perro Viejo, encontramos a voz do excluído, que no meio da escravidão busca descobrir sua identidade. A partir de análises, pautadas nos estudos pós-coloniais, podemos recuperar o protagonismo histórico do sujeito escravizado. As análises desenvolvidas estão ancoradas nos estudos críticos de Fernando Ortiz (1940), Frantz Fanon (1961), Homi K. Bhabha (1998), Walter Mignolo (2003), Thomas Bonnici (2009) e Stuart Hall (2015).El objetivo de este estudio es identificar y analizar las estrategias discursivas poscoloniales en la novela Perro Viejo (2005), de Teresa Cárdenas con el objetivo de evidenciar estrategias de resistencia contra el control colonial y el régimen esclavizador en contrapunteo con los hechos históricos que contribuyeron para la deshumanización del negro. Será observada, mediante una lectura reflexiva, la construcción de la imagen del negro esclavizado en Cuba, destacando la influencia sufrida por la historia cuando relatada por el lado hegemónico. La escritora reescribe los dramas de la esclavitud priorizando la narrativa de aquellos que fueron silenciados por la historia, reconstruyendo recuerdos individuales y colectivos. A través de la reescritura de la figura del esclavo Perro Viejo encontramos la voz de los excluidos, que en medio de la esclavitud busca descubrir su identidad. A partir de reflexiones, basadas en los estudios poscoloniales, podemos recuperar el papel histórico del sujeto esclavizado. Los análisis desarrollados están anclados en los estudios críticos de Fernando Ortiz (1940), Frantz Fanon (1961), Homi K. Bhabha (1998), Walter Mignolo (2003), Thomas Bonnici (2009) y Stuart Hall (2015).The objective of this study is to identify and analyze the post-colonial discursive strategies present in the novel Perro Viejo (2005), by Teresa Cárdenas in order to highlight strategies of resistance against colonial control and the slave regime in counterpoint with the historical events that contributed to the dehumanization of black people. Observing through a reflexive reading the construction of the image of the enslaved black in Cuba, showing how history is influenced when it is told only by the hegemonic side. The writer rewrites the dramas of slavery prioritizing the narrative of those silenced by history, reconstructing individual and collective memories. Through the rewriting of the figure of the slave Perro Viejo, we find in the voice of the excluded, who in the midst of slavery seeks to discover his identity. From analyzes based on post-colonial studies, we can recover the historical role of the enslaved subject. The analyzes developed are anchored in the critical studies of Fernando Ortiz (1940), Frantz Fanon (1961), Homi K. Bhabha (1998), Walter Mignolo (2003), Thomas Bonnici (2009) and Stuart Hall (2015).Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1215510.30612/raido.v14i35.12155Raído; v. 14 n. 35 (2020); 282-2901984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDspahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/12155/6322Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Walquíria RodriguesMerino, Ximena Antonia Díaz2021-01-12T10:32:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12155Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2021-01-12T10:32:31Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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