Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Núbia Régia de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fossile, Dieysa Kanyela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4836
Resumo: Neste artigo, pretendemos demonstrar que os aspectos culturais de uma comunidade linguística influenciam na atribuição de sentidos às palavras e às expressões de uma língua. Para isso, adotamos estudos que remetem à Semântica Cultural. Desse modo, utilizamos como aporte teórico estudos de Eagleton (2005), Chauí (1995), Ferrarezi (2013, 2008), Fossile (2013), Oliveira (2009), Garcia (2001), entre outros. Este estudo é de ordem bibliográfica e a abordagem é de caráter qualitativo, tendo em vista que promovemos um diálogo entre diversas informações teóricas ancoradas à Semântica Cultural e a exemplos elucidativos. Partimos da premissa de que o par, cultura vs. língua, estabelece uma relação concomitante e são elementos indissociáveis na constituição dos sentidos que são submetidos às palavras e às expressões da língua. No que tange à Educação Básica, concluímos que a Semântica Cultural contribui para o ensino da língua materna, valorizando, principalmente, os aspectos linguístico-culturais que o discente traz consigo.
id UFGD-4_fa6b0edf4f41bfb4ed4d697f8c9bfa41
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4836
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da línguaCultural semantics: a study about the assignment of senses to words and language expressionsSemântica Cultural. Atribuição de sentidos. Ensino.Cultural SemanticsAssigning meaningsTeaching.Neste artigo, pretendemos demonstrar que os aspectos culturais de uma comunidade linguística influenciam na atribuição de sentidos às palavras e às expressões de uma língua. Para isso, adotamos estudos que remetem à Semântica Cultural. Desse modo, utilizamos como aporte teórico estudos de Eagleton (2005), Chauí (1995), Ferrarezi (2013, 2008), Fossile (2013), Oliveira (2009), Garcia (2001), entre outros. Este estudo é de ordem bibliográfica e a abordagem é de caráter qualitativo, tendo em vista que promovemos um diálogo entre diversas informações teóricas ancoradas à Semântica Cultural e a exemplos elucidativos. Partimos da premissa de que o par, cultura vs. língua, estabelece uma relação concomitante e são elementos indissociáveis na constituição dos sentidos que são submetidos às palavras e às expressões da língua. No que tange à Educação Básica, concluímos que a Semântica Cultural contribui para o ensino da língua materna, valorizando, principalmente, os aspectos linguístico-culturais que o discente traz consigo.In this article, we intend to demonstrate that the cultural aspects of alanguage community, which influence the assignment of meaning to words and expressions of a language. For this, we have adopted studies that refer to Cultural Semantics. Thus, we use as the theoretical contribution studies of Eagleton (2005), Chau (1995), Ferrarezi (2013, 2008), Fossile (2013), Oliveira (2009), Garcia (2001), among others. This study is a bibliographic order and the approach is qualitative, in order to promote a dialogue between diff erent theoretical information anchored to the Cultural Semantics and clear examples. We start from the premise that the pair, culture vs. language establishes a concomitant relationship and are inseparable elements in the constitution of the senses that are subjected to words and to language expressions. With regard to the basic education, we conclude that the Cultural Semantics contributes to mother-tongue teaching, mainly valuing linguistic and cultural aspects that the student brings with itself.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4836Raído; v. 10 n. 24 (2016); 203-2201984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4836/3250Almeida, Núbia Régia deFossile, Dieysa Kanyelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-27T17:40:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4836Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-06-27T17:40:40Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua
Cultural semantics: a study about the assignment of senses to words and language expressions
title Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua
spellingShingle Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua
Almeida, Núbia Régia de
Semântica Cultural. Atribuição de sentidos. Ensino.
Cultural Semantics
Assigning meanings
Teaching.
title_short Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua
title_full Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua
title_fullStr Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua
title_full_unstemmed Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua
title_sort Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua
author Almeida, Núbia Régia de
author_facet Almeida, Núbia Régia de
Fossile, Dieysa Kanyela
author_role author
author2 Fossile, Dieysa Kanyela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Núbia Régia de
Fossile, Dieysa Kanyela
dc.subject.por.fl_str_mv Semântica Cultural. Atribuição de sentidos. Ensino.
Cultural Semantics
Assigning meanings
Teaching.
topic Semântica Cultural. Atribuição de sentidos. Ensino.
Cultural Semantics
Assigning meanings
Teaching.
description Neste artigo, pretendemos demonstrar que os aspectos culturais de uma comunidade linguística influenciam na atribuição de sentidos às palavras e às expressões de uma língua. Para isso, adotamos estudos que remetem à Semântica Cultural. Desse modo, utilizamos como aporte teórico estudos de Eagleton (2005), Chauí (1995), Ferrarezi (2013, 2008), Fossile (2013), Oliveira (2009), Garcia (2001), entre outros. Este estudo é de ordem bibliográfica e a abordagem é de caráter qualitativo, tendo em vista que promovemos um diálogo entre diversas informações teóricas ancoradas à Semântica Cultural e a exemplos elucidativos. Partimos da premissa de que o par, cultura vs. língua, estabelece uma relação concomitante e são elementos indissociáveis na constituição dos sentidos que são submetidos às palavras e às expressões da língua. No que tange à Educação Básica, concluímos que a Semântica Cultural contribui para o ensino da língua materna, valorizando, principalmente, os aspectos linguístico-culturais que o discente traz consigo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4836
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4836/3250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 10 n. 24 (2016); 203-220
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389480529920