Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4836 |
Resumo: | Neste artigo, pretendemos demonstrar que os aspectos culturais de uma comunidade linguística influenciam na atribuição de sentidos às palavras e às expressões de uma língua. Para isso, adotamos estudos que remetem à Semântica Cultural. Desse modo, utilizamos como aporte teórico estudos de Eagleton (2005), Chauí (1995), Ferrarezi (2013, 2008), Fossile (2013), Oliveira (2009), Garcia (2001), entre outros. Este estudo é de ordem bibliográfica e a abordagem é de caráter qualitativo, tendo em vista que promovemos um diálogo entre diversas informações teóricas ancoradas à Semântica Cultural e a exemplos elucidativos. Partimos da premissa de que o par, cultura vs. língua, estabelece uma relação concomitante e são elementos indissociáveis na constituição dos sentidos que são submetidos às palavras e às expressões da língua. No que tange à Educação Básica, concluímos que a Semântica Cultural contribui para o ensino da língua materna, valorizando, principalmente, os aspectos linguístico-culturais que o discente traz consigo. |
id |
UFGD-4_fa6b0edf4f41bfb4ed4d697f8c9bfa41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4836 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da línguaCultural semantics: a study about the assignment of senses to words and language expressionsSemântica Cultural. Atribuição de sentidos. Ensino.Cultural SemanticsAssigning meaningsTeaching.Neste artigo, pretendemos demonstrar que os aspectos culturais de uma comunidade linguística influenciam na atribuição de sentidos às palavras e às expressões de uma língua. Para isso, adotamos estudos que remetem à Semântica Cultural. Desse modo, utilizamos como aporte teórico estudos de Eagleton (2005), Chauí (1995), Ferrarezi (2013, 2008), Fossile (2013), Oliveira (2009), Garcia (2001), entre outros. Este estudo é de ordem bibliográfica e a abordagem é de caráter qualitativo, tendo em vista que promovemos um diálogo entre diversas informações teóricas ancoradas à Semântica Cultural e a exemplos elucidativos. Partimos da premissa de que o par, cultura vs. língua, estabelece uma relação concomitante e são elementos indissociáveis na constituição dos sentidos que são submetidos às palavras e às expressões da língua. No que tange à Educação Básica, concluímos que a Semântica Cultural contribui para o ensino da língua materna, valorizando, principalmente, os aspectos linguístico-culturais que o discente traz consigo.In this article, we intend to demonstrate that the cultural aspects of alanguage community, which influence the assignment of meaning to words and expressions of a language. For this, we have adopted studies that refer to Cultural Semantics. Thus, we use as the theoretical contribution studies of Eagleton (2005), Chau (1995), Ferrarezi (2013, 2008), Fossile (2013), Oliveira (2009), Garcia (2001), among others. This study is a bibliographic order and the approach is qualitative, in order to promote a dialogue between diff erent theoretical information anchored to the Cultural Semantics and clear examples. We start from the premise that the pair, culture vs. language establishes a concomitant relationship and are inseparable elements in the constitution of the senses that are subjected to words and to language expressions. With regard to the basic education, we conclude that the Cultural Semantics contributes to mother-tongue teaching, mainly valuing linguistic and cultural aspects that the student brings with itself.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4836Raído; v. 10 n. 24 (2016); 203-2201984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4836/3250Almeida, Núbia Régia deFossile, Dieysa Kanyelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-27T17:40:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4836Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-06-27T17:40:40Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua Cultural semantics: a study about the assignment of senses to words and language expressions |
title |
Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua |
spellingShingle |
Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua Almeida, Núbia Régia de Semântica Cultural. Atribuição de sentidos. Ensino. Cultural Semantics Assigning meanings Teaching. |
title_short |
Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua |
title_full |
Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua |
title_fullStr |
Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua |
title_full_unstemmed |
Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua |
title_sort |
Semântica cultural: um estudo acerca da atribuição de sentidos às palavras e expressões da língua |
author |
Almeida, Núbia Régia de |
author_facet |
Almeida, Núbia Régia de Fossile, Dieysa Kanyela |
author_role |
author |
author2 |
Fossile, Dieysa Kanyela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Núbia Régia de Fossile, Dieysa Kanyela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semântica Cultural. Atribuição de sentidos. Ensino. Cultural Semantics Assigning meanings Teaching. |
topic |
Semântica Cultural. Atribuição de sentidos. Ensino. Cultural Semantics Assigning meanings Teaching. |
description |
Neste artigo, pretendemos demonstrar que os aspectos culturais de uma comunidade linguística influenciam na atribuição de sentidos às palavras e às expressões de uma língua. Para isso, adotamos estudos que remetem à Semântica Cultural. Desse modo, utilizamos como aporte teórico estudos de Eagleton (2005), Chauí (1995), Ferrarezi (2013, 2008), Fossile (2013), Oliveira (2009), Garcia (2001), entre outros. Este estudo é de ordem bibliográfica e a abordagem é de caráter qualitativo, tendo em vista que promovemos um diálogo entre diversas informações teóricas ancoradas à Semântica Cultural e a exemplos elucidativos. Partimos da premissa de que o par, cultura vs. língua, estabelece uma relação concomitante e são elementos indissociáveis na constituição dos sentidos que são submetidos às palavras e às expressões da língua. No que tange à Educação Básica, concluímos que a Semântica Cultural contribui para o ensino da língua materna, valorizando, principalmente, os aspectos linguístico-culturais que o discente traz consigo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4836 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4836/3250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 10 n. 24 (2016); 203-220 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389480529920 |