Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entre-Lugar (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2676 |
Resumo: | Nosso ensaio não discute os problemas pedagógicos decorrentes da já reconhecida infraestrutura pobre e inadequada de nossas instituições de ensino básico. Analisamos a problemática pedagógica a partir da dimensão do pensamento, isto é, da tradição do pensar filosófico e científico que sustenta as práticas educacionais, particularmente no campo do ensino de Geografia. A pedagogia do desastre, hegemonicamente praticada, é caracterizada por tentar fazer dos estudantes cópias de um modelo ideal, pois institui em seus processos um dever-ser. Baseando-nos, sobretudo, no pensamento filosófico de Deleuze e Guatarri, com pitadas nietzscheanas, procuramos evidenciar que são possíveis outras pedagogias e outras formas de ensinar Geografia a partir, sobretudo, do exercício da liberdade do pensar. |
id |
UFGD-5_3a3e55ee75c3d20c3a652912fa4d036b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2676 |
network_acronym_str |
UFGD-5 |
network_name_str |
Entre-Lugar (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”Pedagogia do desastre. Geografia. Pensamento. Modelo arbóreo. Tradição filosófico-científica.Nosso ensaio não discute os problemas pedagógicos decorrentes da já reconhecida infraestrutura pobre e inadequada de nossas instituições de ensino básico. Analisamos a problemática pedagógica a partir da dimensão do pensamento, isto é, da tradição do pensar filosófico e científico que sustenta as práticas educacionais, particularmente no campo do ensino de Geografia. A pedagogia do desastre, hegemonicamente praticada, é caracterizada por tentar fazer dos estudantes cópias de um modelo ideal, pois institui em seus processos um dever-ser. Baseando-nos, sobretudo, no pensamento filosófico de Deleuze e Guatarri, com pitadas nietzscheanas, procuramos evidenciar que são possíveis outras pedagogias e outras formas de ensinar Geografia a partir, sobretudo, do exercício da liberdade do pensar.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2676ENTRE-LUGAR; v. 4 n. 7 (2013); 87-1042177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2676/1522Gobbo, Bianchi Agostiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-22T21:54:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2676Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-09-22T21:54:46Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação” |
title |
Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação” |
spellingShingle |
Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação” Gobbo, Bianchi Agostini Pedagogia do desastre. Geografia. Pensamento. Modelo arbóreo. Tradição filosófico-científica. |
title_short |
Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação” |
title_full |
Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação” |
title_fullStr |
Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação” |
title_full_unstemmed |
Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação” |
title_sort |
Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação” |
author |
Gobbo, Bianchi Agostini |
author_facet |
Gobbo, Bianchi Agostini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gobbo, Bianchi Agostini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia do desastre. Geografia. Pensamento. Modelo arbóreo. Tradição filosófico-científica. |
topic |
Pedagogia do desastre. Geografia. Pensamento. Modelo arbóreo. Tradição filosófico-científica. |
description |
Nosso ensaio não discute os problemas pedagógicos decorrentes da já reconhecida infraestrutura pobre e inadequada de nossas instituições de ensino básico. Analisamos a problemática pedagógica a partir da dimensão do pensamento, isto é, da tradição do pensar filosófico e científico que sustenta as práticas educacionais, particularmente no campo do ensino de Geografia. A pedagogia do desastre, hegemonicamente praticada, é caracterizada por tentar fazer dos estudantes cópias de um modelo ideal, pois institui em seus processos um dever-ser. Baseando-nos, sobretudo, no pensamento filosófico de Deleuze e Guatarri, com pitadas nietzscheanas, procuramos evidenciar que são possíveis outras pedagogias e outras formas de ensinar Geografia a partir, sobretudo, do exercício da liberdade do pensar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2676 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2676/1522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
ENTRE-LUGAR; v. 4 n. 7 (2013); 87-104 2177-7829 2176-9559 reponame:Entre-Lugar (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Entre-Lugar (Online) |
collection |
Entre-Lugar (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1809280509849632768 |