Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobbo, Bianchi Agostini
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entre-Lugar (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2676
Resumo: Nosso ensaio não discute os problemas pedagógicos decorrentes da já reconhecida infraestrutura pobre e inadequada de nossas instituições de ensino básico. Analisamos a problemática pedagógica a partir da dimensão do pensamento, isto é, da tradição do pensar filosófico e científico que sustenta as práticas educacionais, particularmente no campo do ensino de Geografia. A pedagogia do desastre, hegemonicamente praticada, é caracterizada por tentar fazer dos estudantes cópias de um modelo ideal, pois institui em seus processos um dever-ser. Baseando-nos, sobretudo, no pensamento filosófico de Deleuze e Guatarri, com pitadas nietzscheanas, procuramos evidenciar que são possíveis outras pedagogias e outras formas de ensinar Geografia a partir, sobretudo, do exercício da liberdade do pensar.
id UFGD-5_3a3e55ee75c3d20c3a652912fa4d036b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2676
network_acronym_str UFGD-5
network_name_str Entre-Lugar (Online)
repository_id_str
spelling Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”Pedagogia do desastre. Geografia. Pensamento. Modelo arbóreo. Tradição filosófico-científica.Nosso ensaio não discute os problemas pedagógicos decorrentes da já reconhecida infraestrutura pobre e inadequada de nossas instituições de ensino básico. Analisamos a problemática pedagógica a partir da dimensão do pensamento, isto é, da tradição do pensar filosófico e científico que sustenta as práticas educacionais, particularmente no campo do ensino de Geografia. A pedagogia do desastre, hegemonicamente praticada, é caracterizada por tentar fazer dos estudantes cópias de um modelo ideal, pois institui em seus processos um dever-ser. Baseando-nos, sobretudo, no pensamento filosófico de Deleuze e Guatarri, com pitadas nietzscheanas, procuramos evidenciar que são possíveis outras pedagogias e outras formas de ensinar Geografia a partir, sobretudo, do exercício da liberdade do pensar.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2676ENTRE-LUGAR; v. 4 n. 7 (2013); 87-1042177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2676/1522Gobbo, Bianchi Agostiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-22T21:54:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2676Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-09-22T21:54:46Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”
title Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”
spellingShingle Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”
Gobbo, Bianchi Agostini
Pedagogia do desastre. Geografia. Pensamento. Modelo arbóreo. Tradição filosófico-científica.
title_short Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”
title_full Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”
title_fullStr Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”
title_full_unstemmed Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”
title_sort Ensaio sobre práticas subversivas contra a pedagogia do desastre: “deleuze e guatarri e Filosofia e Geografia e Educação”
author Gobbo, Bianchi Agostini
author_facet Gobbo, Bianchi Agostini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobbo, Bianchi Agostini
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do desastre. Geografia. Pensamento. Modelo arbóreo. Tradição filosófico-científica.
topic Pedagogia do desastre. Geografia. Pensamento. Modelo arbóreo. Tradição filosófico-científica.
description Nosso ensaio não discute os problemas pedagógicos decorrentes da já reconhecida infraestrutura pobre e inadequada de nossas instituições de ensino básico. Analisamos a problemática pedagógica a partir da dimensão do pensamento, isto é, da tradição do pensar filosófico e científico que sustenta as práticas educacionais, particularmente no campo do ensino de Geografia. A pedagogia do desastre, hegemonicamente praticada, é caracterizada por tentar fazer dos estudantes cópias de um modelo ideal, pois institui em seus processos um dever-ser. Baseando-nos, sobretudo, no pensamento filosófico de Deleuze e Guatarri, com pitadas nietzscheanas, procuramos evidenciar que são possíveis outras pedagogias e outras formas de ensinar Geografia a partir, sobretudo, do exercício da liberdade do pensar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2676
url https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2676/1522
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv ENTRE-LUGAR; v. 4 n. 7 (2013); 87-104
2177-7829
2176-9559
reponame:Entre-Lugar (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Entre-Lugar (Online)
collection Entre-Lugar (Online)
repository.name.fl_str_mv Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1809280509849632768