Construções culturais: representações fílmicas do espaço e da identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entre-Lugar (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/670
Resumo: Esse artigo tem como objetivo tecer alguns comentários sobre filme enquanto meio de representação cultural e algumas teorias que elaboram sobre os conceitos de intertextualidade, construção das percepções do espaço, e identidade cultural. Pretende-se aqui demonstrar através da discussão sobre o filme brasileiro O Homem que Copiava (Jorge Furtado, 2002), como os conceitos elencados acima vêm sendo elaborados através da representação cinematográfica contribuindo para a construção de uma visão subjetiva e coletiva sobre a prática da percepção do espaço e a construção da identidade na pós-modernidade.
id UFGD-5_5a01bd749e263da31475661058cc4652
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/670
network_acronym_str UFGD-5
network_name_str Entre-Lugar (Online)
repository_id_str
spelling Construções culturais: representações fílmicas do espaço e da identidadeCinema. Espaço. Intertextualidade. Identidade cultural.Esse artigo tem como objetivo tecer alguns comentários sobre filme enquanto meio de representação cultural e algumas teorias que elaboram sobre os conceitos de intertextualidade, construção das percepções do espaço, e identidade cultural. Pretende-se aqui demonstrar através da discussão sobre o filme brasileiro O Homem que Copiava (Jorge Furtado, 2002), como os conceitos elencados acima vêm sendo elaborados através da representação cinematográfica contribuindo para a construção de uma visão subjetiva e coletiva sobre a prática da percepção do espaço e a construção da identidade na pós-modernidade.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2010-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/670ENTRE-LUGAR; v. 1 n. 2 (2010); 17-322177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/670/743Costa, Maria Helena Braga e Vaz dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-22T22:36:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/670Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-09-22T22:36:45Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Construções culturais: representações fílmicas do espaço e da identidade
title Construções culturais: representações fílmicas do espaço e da identidade
spellingShingle Construções culturais: representações fílmicas do espaço e da identidade
Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
Cinema. Espaço. Intertextualidade. Identidade cultural.
title_short Construções culturais: representações fílmicas do espaço e da identidade
title_full Construções culturais: representações fílmicas do espaço e da identidade
title_fullStr Construções culturais: representações fílmicas do espaço e da identidade
title_full_unstemmed Construções culturais: representações fílmicas do espaço e da identidade
title_sort Construções culturais: representações fílmicas do espaço e da identidade
author Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
author_facet Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema. Espaço. Intertextualidade. Identidade cultural.
topic Cinema. Espaço. Intertextualidade. Identidade cultural.
description Esse artigo tem como objetivo tecer alguns comentários sobre filme enquanto meio de representação cultural e algumas teorias que elaboram sobre os conceitos de intertextualidade, construção das percepções do espaço, e identidade cultural. Pretende-se aqui demonstrar através da discussão sobre o filme brasileiro O Homem que Copiava (Jorge Furtado, 2002), como os conceitos elencados acima vêm sendo elaborados através da representação cinematográfica contribuindo para a construção de uma visão subjetiva e coletiva sobre a prática da percepção do espaço e a construção da identidade na pós-modernidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/670
url https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/670/743
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv ENTRE-LUGAR; v. 1 n. 2 (2010); 17-32
2177-7829
2176-9559
reponame:Entre-Lugar (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Entre-Lugar (Online)
collection Entre-Lugar (Online)
repository.name.fl_str_mv Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1809280509779378176