Uma análise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordalo, Carlos Alexandre
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Costa, Francisco Emerson Vale
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entre-Lugar (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/1128
Resumo: O presente artigo versa sobre uma analise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na Amazônia, como o caso, das bacias hidrográficas dos Igarapés Água Preta e Murutucum, consideradas estratégicas quanto ao abastecimento de água potável à população localizados na Região Metropolitana de Belém – Pará e a do Rio Tarumâ – Açu, localizado na Região Metropolitana de Manaus – Amazonas, que se destaca, por nela ter sido criado o primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica na Amazônia. Para tanto, buscou-se uma breve revisão teoria a cerca das deferentes concepções e modelos de gestão de bacias hidrográficas, que a destacam como uma unidade física e territorial fundamental para gestão dos recursos hídricos, corroborado pela Lei Federal nº 9.433/97 que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídrico e pelas leis estaduais, que dispõe sobre as Políticas Estaduais de Recursos Hídricos e instituíram o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no país. E a identificação e acompanhamento das ações político-administrativas implementadas pelos governos dos estados do Pará e Amazonas, referentes ao uso da bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão dos recursos hídricos.
id UFGD-5_5a87530e7e71b1432116e4566302f12a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1128
network_acronym_str UFGD-5
network_name_str Entre-Lugar (Online)
repository_id_str
spelling Uma análise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na AmazôniaAmazônia. Recursos Hídricos. Bacia Hidrográfica. Gestão de Bacia Hidrográfica e Comitê de Bacia Hidrográfica.O presente artigo versa sobre uma analise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na Amazônia, como o caso, das bacias hidrográficas dos Igarapés Água Preta e Murutucum, consideradas estratégicas quanto ao abastecimento de água potável à população localizados na Região Metropolitana de Belém – Pará e a do Rio Tarumâ – Açu, localizado na Região Metropolitana de Manaus – Amazonas, que se destaca, por nela ter sido criado o primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica na Amazônia. Para tanto, buscou-se uma breve revisão teoria a cerca das deferentes concepções e modelos de gestão de bacias hidrográficas, que a destacam como uma unidade física e territorial fundamental para gestão dos recursos hídricos, corroborado pela Lei Federal nº 9.433/97 que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídrico e pelas leis estaduais, que dispõe sobre as Políticas Estaduais de Recursos Hídricos e instituíram o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no país. E a identificação e acompanhamento das ações político-administrativas implementadas pelos governos dos estados do Pará e Amazonas, referentes ao uso da bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão dos recursos hídricos.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2012-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/1128ENTRE-LUGAR; v. 3 n. 5 (2012); 103-1152177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/1128/1391Bordalo, Carlos AlexandreCosta, Francisco Emerson Valeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-22T22:38:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1128Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-09-22T22:38:26Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na Amazônia
title Uma análise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na Amazônia
spellingShingle Uma análise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na Amazônia
Bordalo, Carlos Alexandre
Amazônia. Recursos Hídricos. Bacia Hidrográfica. Gestão de Bacia Hidrográfica e Comitê de Bacia Hidrográfica.
title_short Uma análise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na Amazônia
title_full Uma análise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na Amazônia
title_fullStr Uma análise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na Amazônia
title_full_unstemmed Uma análise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na Amazônia
title_sort Uma análise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na Amazônia
author Bordalo, Carlos Alexandre
author_facet Bordalo, Carlos Alexandre
Costa, Francisco Emerson Vale
author_role author
author2 Costa, Francisco Emerson Vale
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordalo, Carlos Alexandre
Costa, Francisco Emerson Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Amazônia. Recursos Hídricos. Bacia Hidrográfica. Gestão de Bacia Hidrográfica e Comitê de Bacia Hidrográfica.
topic Amazônia. Recursos Hídricos. Bacia Hidrográfica. Gestão de Bacia Hidrográfica e Comitê de Bacia Hidrográfica.
description O presente artigo versa sobre uma analise das primeiras experiências de gestão em bacias hidrográficas na Amazônia, como o caso, das bacias hidrográficas dos Igarapés Água Preta e Murutucum, consideradas estratégicas quanto ao abastecimento de água potável à população localizados na Região Metropolitana de Belém – Pará e a do Rio Tarumâ – Açu, localizado na Região Metropolitana de Manaus – Amazonas, que se destaca, por nela ter sido criado o primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica na Amazônia. Para tanto, buscou-se uma breve revisão teoria a cerca das deferentes concepções e modelos de gestão de bacias hidrográficas, que a destacam como uma unidade física e territorial fundamental para gestão dos recursos hídricos, corroborado pela Lei Federal nº 9.433/97 que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídrico e pelas leis estaduais, que dispõe sobre as Políticas Estaduais de Recursos Hídricos e instituíram o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos no país. E a identificação e acompanhamento das ações político-administrativas implementadas pelos governos dos estados do Pará e Amazonas, referentes ao uso da bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão dos recursos hídricos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/1128
url https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/1128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/1128/1391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv ENTRE-LUGAR; v. 3 n. 5 (2012); 103-115
2177-7829
2176-9559
reponame:Entre-Lugar (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Entre-Lugar (Online)
collection Entre-Lugar (Online)
repository.name.fl_str_mv Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1809280509809786880