Linguagem, realidade e ensino de Geografia: leitura spinoziana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entre-Lugar (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/4494 |
Resumo: | Fundamentamos a relação linguagem e realidade para o ensino de Geografia por meio de uma leitura spinoziana, pois entendemos que é necessária corresponder à ciência geográfica por trazer apontamentos epistemológicos capazes de fomentar a formação crítica dos estudantes. O presente trabalho tem como centralidade a discussão da linguagem como componente explicativo da realidade mediante o pensamento de Baruch (Benedictus) Spinoza (1632-1677); assim, elencamos uma série de argumentos demonstrativos de como a organização das palavras quando não feita de maneira radical imprime uma explicação ideológica da realidade. |
id |
UFGD-5_822b155903a851b8de92b067ae33d7ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4494 |
network_acronym_str |
UFGD-5 |
network_name_str |
Entre-Lugar (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguagem, realidade e ensino de Geografia: leitura spinozianaSpinozismo. Discurso. Ensino.Fundamentamos a relação linguagem e realidade para o ensino de Geografia por meio de uma leitura spinoziana, pois entendemos que é necessária corresponder à ciência geográfica por trazer apontamentos epistemológicos capazes de fomentar a formação crítica dos estudantes. O presente trabalho tem como centralidade a discussão da linguagem como componente explicativo da realidade mediante o pensamento de Baruch (Benedictus) Spinoza (1632-1677); assim, elencamos uma série de argumentos demonstrativos de como a organização das palavras quando não feita de maneira radical imprime uma explicação ideológica da realidade.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/4494ENTRE-LUGAR; v. 5 n. 9 (2014); 11-282177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/4494/2284Barbosa, Tulioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-22T22:40:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4494Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-09-22T22:40:09Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagem, realidade e ensino de Geografia: leitura spinoziana |
title |
Linguagem, realidade e ensino de Geografia: leitura spinoziana |
spellingShingle |
Linguagem, realidade e ensino de Geografia: leitura spinoziana Barbosa, Tulio Spinozismo. Discurso. Ensino. |
title_short |
Linguagem, realidade e ensino de Geografia: leitura spinoziana |
title_full |
Linguagem, realidade e ensino de Geografia: leitura spinoziana |
title_fullStr |
Linguagem, realidade e ensino de Geografia: leitura spinoziana |
title_full_unstemmed |
Linguagem, realidade e ensino de Geografia: leitura spinoziana |
title_sort |
Linguagem, realidade e ensino de Geografia: leitura spinoziana |
author |
Barbosa, Tulio |
author_facet |
Barbosa, Tulio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Tulio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Spinozismo. Discurso. Ensino. |
topic |
Spinozismo. Discurso. Ensino. |
description |
Fundamentamos a relação linguagem e realidade para o ensino de Geografia por meio de uma leitura spinoziana, pois entendemos que é necessária corresponder à ciência geográfica por trazer apontamentos epistemológicos capazes de fomentar a formação crítica dos estudantes. O presente trabalho tem como centralidade a discussão da linguagem como componente explicativo da realidade mediante o pensamento de Baruch (Benedictus) Spinoza (1632-1677); assim, elencamos uma série de argumentos demonstrativos de como a organização das palavras quando não feita de maneira radical imprime uma explicação ideológica da realidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/4494 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/4494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/4494/2284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
ENTRE-LUGAR; v. 5 n. 9 (2014); 11-28 2177-7829 2176-9559 reponame:Entre-Lugar (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Entre-Lugar (Online) |
collection |
Entre-Lugar (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1809280509861167104 |