Contribuição à caracterização das sub-regiões do Pantanal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mioto, Camila Leonardo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Filho, Antonio Conceição Paranhos, Albrez, Edilce do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entre-Lugar (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2453
Resumo: Este trabalho pretende mostrar a utilidade das imagens obtidas pelo sensor WFI, do satélite CBERS-2B na análise e delimitação das sub-regiões do Pantanal através de fotointerpretação. É importante notar que este sensor consegue captar todo o Pantanal em uma única visada, ou seja, em uma mesma data, portanto são eliminadas as variações sazonais presentes em outros sensores, melhorando o produto obtido. As informações foram obtidas através da análise de imagens utilizadas em uma composição falsa-cor R: Vermelho, G: Infravermelho Próximo, B: NDVI. Este índice forneceu informações numéricas que também foram analisadas. Optou-se pela delimitação das regiões do Pantanal através da imagem da época da cheia e os limites do Pantanal obtidos foram comparados com outras delimitações existentes. Como referência, os valores de NDVI das imagens WFI foram comparados com os valores de imagens MODIS. Os resultados mostram os limites de 18 diferentes sub-regiões, totalizando uma área de 140.640 km² de Pantanal, valores diferentes dos encontrados na literatura. Todas as regiões apresentaram valores médios do NDVI maiores para a época de cheia em relação à época de seca.
id UFGD-5_a7db7c34d21d7d3f7be8f075702350e2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2453
network_acronym_str UFGD-5
network_name_str Entre-Lugar (Online)
repository_id_str
spelling Contribuição à caracterização das sub-regiões do PantanalGeotecnologias. Pantanal. CBERS-2B. WFI. NDVI.Este trabalho pretende mostrar a utilidade das imagens obtidas pelo sensor WFI, do satélite CBERS-2B na análise e delimitação das sub-regiões do Pantanal através de fotointerpretação. É importante notar que este sensor consegue captar todo o Pantanal em uma única visada, ou seja, em uma mesma data, portanto são eliminadas as variações sazonais presentes em outros sensores, melhorando o produto obtido. As informações foram obtidas através da análise de imagens utilizadas em uma composição falsa-cor R: Vermelho, G: Infravermelho Próximo, B: NDVI. Este índice forneceu informações numéricas que também foram analisadas. Optou-se pela delimitação das regiões do Pantanal através da imagem da época da cheia e os limites do Pantanal obtidos foram comparados com outras delimitações existentes. Como referência, os valores de NDVI das imagens WFI foram comparados com os valores de imagens MODIS. Os resultados mostram os limites de 18 diferentes sub-regiões, totalizando uma área de 140.640 km² de Pantanal, valores diferentes dos encontrados na literatura. Todas as regiões apresentaram valores médios do NDVI maiores para a época de cheia em relação à época de seca.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2453ENTRE-LUGAR; v. 3 n. 6 (2012); 165-1802177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2453/1404Mioto, Camila LeonardoFilho, Antonio Conceição ParanhosAlbrez, Edilce do Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-22T22:38:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2453Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-09-22T22:38:53Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição à caracterização das sub-regiões do Pantanal
title Contribuição à caracterização das sub-regiões do Pantanal
spellingShingle Contribuição à caracterização das sub-regiões do Pantanal
Mioto, Camila Leonardo
Geotecnologias. Pantanal. CBERS-2B. WFI. NDVI.
title_short Contribuição à caracterização das sub-regiões do Pantanal
title_full Contribuição à caracterização das sub-regiões do Pantanal
title_fullStr Contribuição à caracterização das sub-regiões do Pantanal
title_full_unstemmed Contribuição à caracterização das sub-regiões do Pantanal
title_sort Contribuição à caracterização das sub-regiões do Pantanal
author Mioto, Camila Leonardo
author_facet Mioto, Camila Leonardo
Filho, Antonio Conceição Paranhos
Albrez, Edilce do Amaral
author_role author
author2 Filho, Antonio Conceição Paranhos
Albrez, Edilce do Amaral
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mioto, Camila Leonardo
Filho, Antonio Conceição Paranhos
Albrez, Edilce do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Geotecnologias. Pantanal. CBERS-2B. WFI. NDVI.
topic Geotecnologias. Pantanal. CBERS-2B. WFI. NDVI.
description Este trabalho pretende mostrar a utilidade das imagens obtidas pelo sensor WFI, do satélite CBERS-2B na análise e delimitação das sub-regiões do Pantanal através de fotointerpretação. É importante notar que este sensor consegue captar todo o Pantanal em uma única visada, ou seja, em uma mesma data, portanto são eliminadas as variações sazonais presentes em outros sensores, melhorando o produto obtido. As informações foram obtidas através da análise de imagens utilizadas em uma composição falsa-cor R: Vermelho, G: Infravermelho Próximo, B: NDVI. Este índice forneceu informações numéricas que também foram analisadas. Optou-se pela delimitação das regiões do Pantanal através da imagem da época da cheia e os limites do Pantanal obtidos foram comparados com outras delimitações existentes. Como referência, os valores de NDVI das imagens WFI foram comparados com os valores de imagens MODIS. Os resultados mostram os limites de 18 diferentes sub-regiões, totalizando uma área de 140.640 km² de Pantanal, valores diferentes dos encontrados na literatura. Todas as regiões apresentaram valores médios do NDVI maiores para a época de cheia em relação à época de seca.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2453
url https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2453/1404
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv ENTRE-LUGAR; v. 3 n. 6 (2012); 165-180
2177-7829
2176-9559
reponame:Entre-Lugar (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Entre-Lugar (Online)
collection Entre-Lugar (Online)
repository.name.fl_str_mv Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1809280509837049856