Desacostumar os olhos: plano de experimentação entre vídeo e espaço
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entre-Lugar (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2674 |
Resumo: | Este texto se propõe a pensar uma oficina de produção de vídeos enquanto plano de experimentação de novos modos de ver, sentir e habitar o espaço. Os conceitos que nortearam a criação desta oficina foram: devir, rizoma sedentarismo e nomadismo, aparelho de estado e máquina de guerra de Gilles Deleuze e Félix Guattari; espaço como eventualidade de Doreen Massey; as extremidades do vídeo de Christine Mello; e também as poesias do escritor brasileiro Manoel de Barros. Nesta oficina o encontro entre imagens e poesias produziu forças nômades que desencadearam outros olhares sobre o espaço (neste caso um bairro localizado na cidade de Campinas – SP). A linguagem videográfica, neste contexto, teve força na sua permeabilidade, na relação entre poesia e imagem que se processou nas extremidades do vídeo. Deste modo, entendem-se oficina como um campo aberto e favorável a novos encontros, trazendo o potencial de provocar abalos nas formas sedentárias de pensamentos e de práticas entre imagens e espaço. Assim, as obras em vídeo tornaram-se potencialmente sugestivas para pensarmos tanto espaços na relação com as imagens que os desconfiguram, quanto às própria oficina como planos de experimentações de devires. |
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Desacostumar os olhos: plano de experimentação entre vídeo e espaçoEspaço. Vídeo. Educação. Plano de experimentação. Nomadismo.Este texto se propõe a pensar uma oficina de produção de vídeos enquanto plano de experimentação de novos modos de ver, sentir e habitar o espaço. Os conceitos que nortearam a criação desta oficina foram: devir, rizoma sedentarismo e nomadismo, aparelho de estado e máquina de guerra de Gilles Deleuze e Félix Guattari; espaço como eventualidade de Doreen Massey; as extremidades do vídeo de Christine Mello; e também as poesias do escritor brasileiro Manoel de Barros. Nesta oficina o encontro entre imagens e poesias produziu forças nômades que desencadearam outros olhares sobre o espaço (neste caso um bairro localizado na cidade de Campinas – SP). A linguagem videográfica, neste contexto, teve força na sua permeabilidade, na relação entre poesia e imagem que se processou nas extremidades do vídeo. Deste modo, entendem-se oficina como um campo aberto e favorável a novos encontros, trazendo o potencial de provocar abalos nas formas sedentárias de pensamentos e de práticas entre imagens e espaço. Assim, as obras em vídeo tornaram-se potencialmente sugestivas para pensarmos tanto espaços na relação com as imagens que os desconfiguram, quanto às própria oficina como planos de experimentações de devires.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2674ENTRE-LUGAR; v. 4 n. 7 (2013); 33-472177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/2674/1519Barbosa, CristianoBelezza, Eduardo de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-22T21:54:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2674Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-09-22T21:54:46Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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