PARA QUEM SERVE O NOVO CÓDIGO DA MINERAÇÃO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Marcio Palheta da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Chagas, Simone Franceska Pinheiro das
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entre-Lugar (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/12056
Resumo: Nosso objetivo nesse artigo é de analisar sob a ótica da Geografia o debate que traz o Novo Código da Mineração (NCM). Nosso intuito é refletir criticamente sobre o papel da mineração dentro do espaço geográfico brasileiro, em que os territórios com mineração apresentam graus distintos de processos e conflitos socioambientais. A ideia central é analisar o modelo de produção que exploram recursos minerais sobre o ordenamento do território, e com isso instigar ainda mais o debate que tem sido feito pela sociedade para se pensar num outro código da mineração, que de fato seja soberano e garanta a sociedade brasileira a apropriação da riqueza e, do debate sobre que queremos! Quais nossos reais interesses? O que implica escolher por um tipo de exploração econômica que desconsidera a sociedade e seus reais interesses? Implica o novo código da mineração interferir nos territórios e impor uma desterritorialização perversa aos interesses da sociedade brasileira, uma territorialidade selvagem? O que está em jogo no novo código da mineração ao enfraquecer o poder do Estado de regulador dos bens minerais e de aumentar a arrecadação, desconsiderando os reais interesses da sociedade brasileira? São questões essenciais ao debate sobre o uso do território, que buscamos analisar nesse artigo.
id UFGD-5_d66bb9a0a13b4518d4f9be7538de7981
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12056
network_acronym_str UFGD-5
network_name_str Entre-Lugar (Online)
repository_id_str
spelling PARA QUEM SERVE O NOVO CÓDIGO DA MINERAÇÃO?Código da Mineração. Território. Recursos Naturais. Política. Grandes Empreendimentos.Nosso objetivo nesse artigo é de analisar sob a ótica da Geografia o debate que traz o Novo Código da Mineração (NCM). Nosso intuito é refletir criticamente sobre o papel da mineração dentro do espaço geográfico brasileiro, em que os territórios com mineração apresentam graus distintos de processos e conflitos socioambientais. A ideia central é analisar o modelo de produção que exploram recursos minerais sobre o ordenamento do território, e com isso instigar ainda mais o debate que tem sido feito pela sociedade para se pensar num outro código da mineração, que de fato seja soberano e garanta a sociedade brasileira a apropriação da riqueza e, do debate sobre que queremos! Quais nossos reais interesses? O que implica escolher por um tipo de exploração econômica que desconsidera a sociedade e seus reais interesses? Implica o novo código da mineração interferir nos territórios e impor uma desterritorialização perversa aos interesses da sociedade brasileira, uma territorialidade selvagem? O que está em jogo no novo código da mineração ao enfraquecer o poder do Estado de regulador dos bens minerais e de aumentar a arrecadação, desconsiderando os reais interesses da sociedade brasileira? São questões essenciais ao debate sobre o uso do território, que buscamos analisar nesse artigo.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/1205610.30612/el.v11i21.12056ENTRE-LUGAR; v. 11 n. 21 (2020); 209-2392177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/12056/5732Copyright (c) 2020 ENTRE-LUGARinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, João Marcio Palheta daChagas, Simone Franceska Pinheiro das2021-08-23T19:16:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12056Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2021-08-23T19:16:52Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv PARA QUEM SERVE O NOVO CÓDIGO DA MINERAÇÃO?
title PARA QUEM SERVE O NOVO CÓDIGO DA MINERAÇÃO?
spellingShingle PARA QUEM SERVE O NOVO CÓDIGO DA MINERAÇÃO?
Silva, João Marcio Palheta da
Código da Mineração. Território. Recursos Naturais. Política. Grandes Empreendimentos.
title_short PARA QUEM SERVE O NOVO CÓDIGO DA MINERAÇÃO?
title_full PARA QUEM SERVE O NOVO CÓDIGO DA MINERAÇÃO?
title_fullStr PARA QUEM SERVE O NOVO CÓDIGO DA MINERAÇÃO?
title_full_unstemmed PARA QUEM SERVE O NOVO CÓDIGO DA MINERAÇÃO?
title_sort PARA QUEM SERVE O NOVO CÓDIGO DA MINERAÇÃO?
author Silva, João Marcio Palheta da
author_facet Silva, João Marcio Palheta da
Chagas, Simone Franceska Pinheiro das
author_role author
author2 Chagas, Simone Franceska Pinheiro das
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Marcio Palheta da
Chagas, Simone Franceska Pinheiro das
dc.subject.por.fl_str_mv Código da Mineração. Território. Recursos Naturais. Política. Grandes Empreendimentos.
topic Código da Mineração. Território. Recursos Naturais. Política. Grandes Empreendimentos.
description Nosso objetivo nesse artigo é de analisar sob a ótica da Geografia o debate que traz o Novo Código da Mineração (NCM). Nosso intuito é refletir criticamente sobre o papel da mineração dentro do espaço geográfico brasileiro, em que os territórios com mineração apresentam graus distintos de processos e conflitos socioambientais. A ideia central é analisar o modelo de produção que exploram recursos minerais sobre o ordenamento do território, e com isso instigar ainda mais o debate que tem sido feito pela sociedade para se pensar num outro código da mineração, que de fato seja soberano e garanta a sociedade brasileira a apropriação da riqueza e, do debate sobre que queremos! Quais nossos reais interesses? O que implica escolher por um tipo de exploração econômica que desconsidera a sociedade e seus reais interesses? Implica o novo código da mineração interferir nos territórios e impor uma desterritorialização perversa aos interesses da sociedade brasileira, uma territorialidade selvagem? O que está em jogo no novo código da mineração ao enfraquecer o poder do Estado de regulador dos bens minerais e de aumentar a arrecadação, desconsiderando os reais interesses da sociedade brasileira? São questões essenciais ao debate sobre o uso do território, que buscamos analisar nesse artigo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/12056
10.30612/el.v11i21.12056
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/12056
identifier_str_mv 10.30612/el.v11i21.12056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/12056/5732
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 ENTRE-LUGAR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 ENTRE-LUGAR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv ENTRE-LUGAR; v. 11 n. 21 (2020); 209-239
2177-7829
2176-9559
reponame:Entre-Lugar (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Entre-Lugar (Online)
collection Entre-Lugar (Online)
repository.name.fl_str_mv Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231585029783552