Do filme Cidade Baixa: reflexões acerca da construção de cenários marginais na cidade de Salvador, Bahia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entre-Lugar (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/1047 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo tecer algumas reflexões acerca da construção do cenário de marginalidade a partir do filme Cidade Baixa. Para tanto, utilizamos como aporte metodológico o conceito de cenário proposto Gomes (2008). Da mesma forma utilizamos as perspectivas trazidas pela geografia urbana a qual nos possibilita conceber os espaços urbanos a partir de duas dimensões, uma física-material e uma sócio-comportamental. Evidenciamos que a construção dos cenários de marginalidade do filme Cidade Baixa se constrói a partir de três elementos essenciais: a prostituição, a criminalidade e o uso de entorpecentes. Concluímos que esses três elementos estão interconectados entre si bem como as práticas comportamentais cotidianas dos personagens envolvidos na trama. Portanto, associadas podem ser analisadas como cenários os quais comportam o exercício das mais diversas práticas, entre elas, as que analisamos nesse artigo. |
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Do filme Cidade Baixa: reflexões acerca da construção de cenários marginais na cidade de Salvador, BahiaCidades. Cenários. Marginalidade. Cinema. Salvador.Este artigo tem por objetivo tecer algumas reflexões acerca da construção do cenário de marginalidade a partir do filme Cidade Baixa. Para tanto, utilizamos como aporte metodológico o conceito de cenário proposto Gomes (2008). Da mesma forma utilizamos as perspectivas trazidas pela geografia urbana a qual nos possibilita conceber os espaços urbanos a partir de duas dimensões, uma física-material e uma sócio-comportamental. Evidenciamos que a construção dos cenários de marginalidade do filme Cidade Baixa se constrói a partir de três elementos essenciais: a prostituição, a criminalidade e o uso de entorpecentes. Concluímos que esses três elementos estão interconectados entre si bem como as práticas comportamentais cotidianas dos personagens envolvidos na trama. Portanto, associadas podem ser analisadas como cenários os quais comportam o exercício das mais diversas práticas, entre elas, as que analisamos nesse artigo.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/1047ENTRE-LUGAR; v. 6 n. 12 (2015); 55-712177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/1047/3154Copyright (c) 2017 ENTRE-LUGARinfo:eu-repo/semantics/openAccessFioravante, Karina EugeniaRogalski, Sérgio Ricardo2019-09-22T22:41:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1047Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-09-22T22:41:31Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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