A imagem fotográfica e o espaço geográfico contemporãneo: para atravessar os espelhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaveiro, Eguimar Felício
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Borges, Rosana Maria Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entre-Lugar (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/5133
Resumo: A popularização da fotografia e a sua conexão com vários meios é uma marca das chamadas sociedades de controle. Ao apresentar diferentes imagens do espaço contemporâneo, a fotografia tem a capacidade de revelá-lo e de ocultá-lo, gerando uma ambiguidade tensionadora naquele que frui, lê e significa as imagens. Com o objetivo de refletir o modo pelo qual a imagem fotográfica pode ser identificada como expressão, composição e meio e, assim, permitir que o sujeito contemporâneo contorne a sua ação no espaço por meio de dois movimentos ontológicos, ver e ser visto, elaborou-se a seguinte interrogação: a tarefa humana central de pensar, posicionar-se e compor a trama do discurso tornou-se menos importante que outrora, levando o sujeito contemporâneo a acessar os móveis que alimentam a sociabilidade atual marcada pelo consumo, performance e espetáculo? Inspirou-se numa concepção totalizante da imagem fotográfica e do seu vínculo com a história e com o espaço, bem como se tratou de esmiuçar o procedimento da sondagem percepcional, a leitura de documentos e a construção de sínteses de interpretações feitas por autores de diversos campos científicos. Sintetizou-se que os vários sentidos da imagem fotográfica ancoram num desafio cognitivo crucial: construir representações do espaço contemporâneo.
id UFGD-5_f2bf9f37019cdfca56a916c013c6e30f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5133
network_acronym_str UFGD-5
network_name_str Entre-Lugar (Online)
repository_id_str
spelling A imagem fotográfica e o espaço geográfico contemporãneo: para atravessar os espelhosImagem fotográfica. Espaço contemporâneo. Sociedade de controle. Pensamento disperso.A popularização da fotografia e a sua conexão com vários meios é uma marca das chamadas sociedades de controle. Ao apresentar diferentes imagens do espaço contemporâneo, a fotografia tem a capacidade de revelá-lo e de ocultá-lo, gerando uma ambiguidade tensionadora naquele que frui, lê e significa as imagens. Com o objetivo de refletir o modo pelo qual a imagem fotográfica pode ser identificada como expressão, composição e meio e, assim, permitir que o sujeito contemporâneo contorne a sua ação no espaço por meio de dois movimentos ontológicos, ver e ser visto, elaborou-se a seguinte interrogação: a tarefa humana central de pensar, posicionar-se e compor a trama do discurso tornou-se menos importante que outrora, levando o sujeito contemporâneo a acessar os móveis que alimentam a sociabilidade atual marcada pelo consumo, performance e espetáculo? Inspirou-se numa concepção totalizante da imagem fotográfica e do seu vínculo com a história e com o espaço, bem como se tratou de esmiuçar o procedimento da sondagem percepcional, a leitura de documentos e a construção de sínteses de interpretações feitas por autores de diversos campos científicos. Sintetizou-se que os vários sentidos da imagem fotográfica ancoram num desafio cognitivo crucial: construir representações do espaço contemporâneo.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/5133ENTRE-LUGAR; v. 5 n. 10 (2014); 68-882177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/5133/2650Chaveiro, Eguimar FelícioBorges, Rosana Maria Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-22T19:40:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5133Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-09-22T19:40:36Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem fotográfica e o espaço geográfico contemporãneo: para atravessar os espelhos
title A imagem fotográfica e o espaço geográfico contemporãneo: para atravessar os espelhos
spellingShingle A imagem fotográfica e o espaço geográfico contemporãneo: para atravessar os espelhos
Chaveiro, Eguimar Felício
Imagem fotográfica. Espaço contemporâneo. Sociedade de controle. Pensamento disperso.
title_short A imagem fotográfica e o espaço geográfico contemporãneo: para atravessar os espelhos
title_full A imagem fotográfica e o espaço geográfico contemporãneo: para atravessar os espelhos
title_fullStr A imagem fotográfica e o espaço geográfico contemporãneo: para atravessar os espelhos
title_full_unstemmed A imagem fotográfica e o espaço geográfico contemporãneo: para atravessar os espelhos
title_sort A imagem fotográfica e o espaço geográfico contemporãneo: para atravessar os espelhos
author Chaveiro, Eguimar Felício
author_facet Chaveiro, Eguimar Felício
Borges, Rosana Maria Ribeiro
author_role author
author2 Borges, Rosana Maria Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaveiro, Eguimar Felício
Borges, Rosana Maria Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem fotográfica. Espaço contemporâneo. Sociedade de controle. Pensamento disperso.
topic Imagem fotográfica. Espaço contemporâneo. Sociedade de controle. Pensamento disperso.
description A popularização da fotografia e a sua conexão com vários meios é uma marca das chamadas sociedades de controle. Ao apresentar diferentes imagens do espaço contemporâneo, a fotografia tem a capacidade de revelá-lo e de ocultá-lo, gerando uma ambiguidade tensionadora naquele que frui, lê e significa as imagens. Com o objetivo de refletir o modo pelo qual a imagem fotográfica pode ser identificada como expressão, composição e meio e, assim, permitir que o sujeito contemporâneo contorne a sua ação no espaço por meio de dois movimentos ontológicos, ver e ser visto, elaborou-se a seguinte interrogação: a tarefa humana central de pensar, posicionar-se e compor a trama do discurso tornou-se menos importante que outrora, levando o sujeito contemporâneo a acessar os móveis que alimentam a sociabilidade atual marcada pelo consumo, performance e espetáculo? Inspirou-se numa concepção totalizante da imagem fotográfica e do seu vínculo com a história e com o espaço, bem como se tratou de esmiuçar o procedimento da sondagem percepcional, a leitura de documentos e a construção de sínteses de interpretações feitas por autores de diversos campos científicos. Sintetizou-se que os vários sentidos da imagem fotográfica ancoram num desafio cognitivo crucial: construir representações do espaço contemporâneo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/5133
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/5133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/5133/2650
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv ENTRE-LUGAR; v. 5 n. 10 (2014); 68-88
2177-7829
2176-9559
reponame:Entre-Lugar (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Entre-Lugar (Online)
collection Entre-Lugar (Online)
repository.name.fl_str_mv Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231584315703296