Entre a História, a Memória e o Nacionalismo (?): as Histórias em Quadrinhos do Museu de Auschwitz-Birkenau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Callari, Victor
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/9415
Resumo: A série “Episodes From Auschwitz” publicada pela editora polonesa K & L Press em parceira com o Auschwitz-Birkenau State Museum consiste em uma série de quatro histórias em quadrinhos. A obra contou com a consulta e participação de historiadores e sobreviventes de Auschwitz durante sua confecção, e por esse motivo, reivindicou o status de “primeira HQ histórica” sobre Auschwitz. Esta pesquisa verifica os possíveis significados e limitações que a noção de “HQ histórica”, tal qual expressa pela série, pode carregar, a partir de uma análise das diferentes concepções de história que se manifestam na obra e das tensões entre os campos da história, da memória e do testemunho, elementos estruturantes das representações do passado construídos “na” e “pela” obra. O aporte teórico utilizado consiste na articulação da noção de representação, tal qual expressa pelo historiador francês Roger Chartier e a noção de documento-monumento do historiador Jacques Le Goff, com as reflexões acerca da Memória e do Testemunho presentes em autores como François Hartog e Paul Ricoeur.
id UFGD-6_00bee0a7247069547c30402943b6b9d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9415
network_acronym_str UFGD-6
network_name_str Fronteiras (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai
spelling Entre a História, a Memória e o Nacionalismo (?): as Histórias em Quadrinhos do Museu de Auschwitz-BirkenauHistórias em Quadrinhos. Segunda Guerra Mundial. Memória. Historiografia.A série “Episodes From Auschwitz” publicada pela editora polonesa K & L Press em parceira com o Auschwitz-Birkenau State Museum consiste em uma série de quatro histórias em quadrinhos. A obra contou com a consulta e participação de historiadores e sobreviventes de Auschwitz durante sua confecção, e por esse motivo, reivindicou o status de “primeira HQ histórica” sobre Auschwitz. Esta pesquisa verifica os possíveis significados e limitações que a noção de “HQ histórica”, tal qual expressa pela série, pode carregar, a partir de uma análise das diferentes concepções de história que se manifestam na obra e das tensões entre os campos da história, da memória e do testemunho, elementos estruturantes das representações do passado construídos “na” e “pela” obra. O aporte teórico utilizado consiste na articulação da noção de representação, tal qual expressa pelo historiador francês Roger Chartier e a noção de documento-monumento do historiador Jacques Le Goff, com as reflexões acerca da Memória e do Testemunho presentes em autores como François Hartog e Paul Ricoeur.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/941510.30612/frh.v21i36.9415Fronteiras; v. 20 n. 36 (2018): DOSSIÊ 14: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA (Vol. II); 38 - 512175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/9415/4956Copyright (c) 2019 Fronteirasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCallari, Victor2020-02-06T16:31:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9415Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2020-02-06T16:31:17Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a História, a Memória e o Nacionalismo (?): as Histórias em Quadrinhos do Museu de Auschwitz-Birkenau
title Entre a História, a Memória e o Nacionalismo (?): as Histórias em Quadrinhos do Museu de Auschwitz-Birkenau
spellingShingle Entre a História, a Memória e o Nacionalismo (?): as Histórias em Quadrinhos do Museu de Auschwitz-Birkenau
Callari, Victor
Histórias em Quadrinhos. Segunda Guerra Mundial. Memória. Historiografia.
title_short Entre a História, a Memória e o Nacionalismo (?): as Histórias em Quadrinhos do Museu de Auschwitz-Birkenau
title_full Entre a História, a Memória e o Nacionalismo (?): as Histórias em Quadrinhos do Museu de Auschwitz-Birkenau
title_fullStr Entre a História, a Memória e o Nacionalismo (?): as Histórias em Quadrinhos do Museu de Auschwitz-Birkenau
title_full_unstemmed Entre a História, a Memória e o Nacionalismo (?): as Histórias em Quadrinhos do Museu de Auschwitz-Birkenau
title_sort Entre a História, a Memória e o Nacionalismo (?): as Histórias em Quadrinhos do Museu de Auschwitz-Birkenau
author Callari, Victor
author_facet Callari, Victor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Callari, Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em Quadrinhos. Segunda Guerra Mundial. Memória. Historiografia.
topic Histórias em Quadrinhos. Segunda Guerra Mundial. Memória. Historiografia.
description A série “Episodes From Auschwitz” publicada pela editora polonesa K & L Press em parceira com o Auschwitz-Birkenau State Museum consiste em uma série de quatro histórias em quadrinhos. A obra contou com a consulta e participação de historiadores e sobreviventes de Auschwitz durante sua confecção, e por esse motivo, reivindicou o status de “primeira HQ histórica” sobre Auschwitz. Esta pesquisa verifica os possíveis significados e limitações que a noção de “HQ histórica”, tal qual expressa pela série, pode carregar, a partir de uma análise das diferentes concepções de história que se manifestam na obra e das tensões entre os campos da história, da memória e do testemunho, elementos estruturantes das representações do passado construídos “na” e “pela” obra. O aporte teórico utilizado consiste na articulação da noção de representação, tal qual expressa pelo historiador francês Roger Chartier e a noção de documento-monumento do historiador Jacques Le Goff, com as reflexões acerca da Memória e do Testemunho presentes em autores como François Hartog e Paul Ricoeur.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/9415
10.30612/frh.v21i36.9415
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/9415
identifier_str_mv 10.30612/frh.v21i36.9415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/9415/4956
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Fronteiras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Fronteiras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Fronteiras; v. 20 n. 36 (2018): DOSSIÊ 14: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA (Vol. II); 38 - 51
2175-0742
reponame:Fronteiras (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Fronteiras (Dourados. Online)
collection Fronteiras (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231668952563712