Ensino de História e o Projeto “Gênero e Diversidade na Escola”: os cartazes como fontes para as subjetividades
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fronteiras (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12571 |
Resumo: | Pela importância de se discutir os temas de gênero e diversidade na escola, o presente artigo evoca a ideia geral do Projeto “Gênero e Diversidade na Escola”, realizado na Escola de Educação Básica Antônio Lehmkuhl (Águas Mornas – Santa Catarina), a partir do recorte temporal de 2015 a 2016, e pensa os cartazes como fontes para as subjetividades, que serão elencados como objeto de pesquisa. As pessoas que transitam pela escola são compostas de gênero, orientação sexual, identidade de gênero e estão em constante transformação, variando seus interesses e desejos, alterando práticas cotidianas e a forma como se percebem e como vêem os outros. A escola ainda é segregadora e discriminatória para os corpos que transgridem os padrões heteronormativos da sociedade. Um grupo é mais hegemônico do que o outro. As diferenças entre homens e mulheres são tidas como naturais e definidas por diferenças nos corpos biológicos. A normatização dos papéis de gênero é perceptível e afeta as liberdades individuais e de escolhas. Diante desse quadro, torna-se importante conscientizar, sensibilizar e informar alunas/os, professoras/es, funcionárias/os, mães e pais sobre a necessidade urgente do trabalho com questões de gênero e diversidade na escola, contribuindo, desse modo, com a formação humana integral. |
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Ensino de História e o Projeto “Gênero e Diversidade na Escola”: os cartazes como fontes para as subjetividadesEnseñanza de Historia y el proyecto “Género y Diversidad en la Escuela”: los cartales como fuentes de subjetividadesTeaching History and the project “Gender and Diversity at School”: posters as sources for subjectivitiesEnsino de História. Gênero e Diversidade. Escola. Cartazes. Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl.Enseñanza de Historia. Género y Diversidad. Escuela. Cartales. Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl.Teaching History. Gender and Diversity. School. Posters. Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl.Pela importância de se discutir os temas de gênero e diversidade na escola, o presente artigo evoca a ideia geral do Projeto “Gênero e Diversidade na Escola”, realizado na Escola de Educação Básica Antônio Lehmkuhl (Águas Mornas – Santa Catarina), a partir do recorte temporal de 2015 a 2016, e pensa os cartazes como fontes para as subjetividades, que serão elencados como objeto de pesquisa. As pessoas que transitam pela escola são compostas de gênero, orientação sexual, identidade de gênero e estão em constante transformação, variando seus interesses e desejos, alterando práticas cotidianas e a forma como se percebem e como vêem os outros. A escola ainda é segregadora e discriminatória para os corpos que transgridem os padrões heteronormativos da sociedade. Um grupo é mais hegemônico do que o outro. As diferenças entre homens e mulheres são tidas como naturais e definidas por diferenças nos corpos biológicos. A normatização dos papéis de gênero é perceptível e afeta as liberdades individuais e de escolhas. Diante desse quadro, torna-se importante conscientizar, sensibilizar e informar alunas/os, professoras/es, funcionárias/os, mães e pais sobre a necessidade urgente do trabalho com questões de gênero e diversidade na escola, contribuindo, desse modo, com a formação humana integral.Debido a la importancia de discutir el género y la diversidad en la escuela, este artículo evoca la ideia general del Proyecto “Género y Diversidad en la Escuela”, llevando a cabo en la Escola de Educação Básica Antônio Lehmkuhl (Águas Mornas – Santa Catarina), desde el período de tiempo de 2015 a 2016, y considera los carteles como fuentes de subjetividades, que se enumerarán como objeto de investigación. Las personas que pasan por la escuela están formadas por género, orientación sexual, identidad de género y cambian constantemente, cambiando sus intereses y deseos, cambiando las prácticas diarias y la forma en que se perciben a sí mismos y cómo ven a los demás. La escuela todavía está segregando y discriminando los cuerpos que violan los estándares heteronormativos de la sociedad. Un grupo es más hegemônico que el otro. Las diferencias entre hombres y mujeres se dan por sentadas y se definen por las diferencias en los cuerpos biológicos. La normalización de los roles de género es perceptible y afecta las libertades individuales y de elección. Ante esta situación, es importante crear consciencia, sensibilizar y informar a los estudiantes, maestros, empleados, madres y padres sobre la urgente necesidad de trabajar con temas de género y diversidad en la escuela, contribuyendo así a la formación humana integral.Due to the importance of discussing gender and diversity at school, this article evokes the general idea of the Project “Gender and Diversity at School”, carried out at the Escola de Educação Básica Antônio Lehmkuhl (Águas Mornas – Santa Catarina), starting from time frame from 2015 to 2016, and thinks of posters as sources for sujectivities, which will be listed as an object of research. People who pass through the school are made up of gender, sexual orientation, gender identity and are desires, changing daily practices and the way they perceive themselves and how they see others. The school is still segregating and discriminating against bodies that violate society’s heteronormative standards. One group is more hegemonic than the other. Differences between men and women are taken for grated and defined by differences in biological bodies. The normalization of gender roles is perceptible and affects individual and choice freedoms. Given this situation, it is important to raise awareness, sensitize and inform students, teachers, employees, mothers and fathers about the urgent need to work with issues of gender and diversity at school, thus contributing to the integral human formation.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/1257110.30612/frh.v22i39.12571Fronteiras; v. 22 n. 39 (2020): DOSSIÊ 17: GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA; 86 - 1062175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. 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