Concepções de poder e política no século XVI no Institutio principis christianis de Erasmo de Rotterdam
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fronteiras (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4600 |
Resumo: | Temos como objetivo neste artigo discorrer sobre as algumas das ideias políticas de Erasmo de Rotterdam presentes em um dos seus vários escritos do século XVI, a Institutio principis crhistianis. Todo o esforço de leitura, descrição e interpretação dessa importante produção do filólogo, filósofo e teólogo agostiniano insere-se na especialidade ou subárea da História das Ideias, com acento especial na subespecialidade da História das Ideias Políticas. Valemo-nos também dos pressupostos teóricos do contextualismo linguístico de Quentin Skinner. Nesse sentido, percebemos alguns sinais claros de mudança no tocante à “arte” de governar em A educação do príncipe cristão, não obstante prevaleça ainda uma ligação muito nítida com a ética cristã, pois o rotterdamês escreve e argumenta a partir de seu lugar de cristão católico do século XVI que, embora veja e critique veementemente as mazelas da cristandade, jamais se decide por abandoná-la, já que acredita na sua volta aos princípios evangélicos dos primeiros anos do cristianismo. |
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Concepções de poder e política no século XVI no Institutio principis christianis de Erasmo de RotterdamErasmo de Rotterdam. História das ideias. Ideias políticas.Temos como objetivo neste artigo discorrer sobre as algumas das ideias políticas de Erasmo de Rotterdam presentes em um dos seus vários escritos do século XVI, a Institutio principis crhistianis. Todo o esforço de leitura, descrição e interpretação dessa importante produção do filólogo, filósofo e teólogo agostiniano insere-se na especialidade ou subárea da História das Ideias, com acento especial na subespecialidade da História das Ideias Políticas. Valemo-nos também dos pressupostos teóricos do contextualismo linguístico de Quentin Skinner. Nesse sentido, percebemos alguns sinais claros de mudança no tocante à “arte” de governar em A educação do príncipe cristão, não obstante prevaleça ainda uma ligação muito nítida com a ética cristã, pois o rotterdamês escreve e argumenta a partir de seu lugar de cristão católico do século XVI que, embora veja e critique veementemente as mazelas da cristandade, jamais se decide por abandoná-la, já que acredita na sua volta aos princípios evangélicos dos primeiros anos do cristianismo.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4600Fronteiras; v. 17 n. 29 (2015): Dossiê 07: Mato Grosso colonial; 140-1572175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4600/2358Rosa, Sérgio PaulaPierezan, Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T17:30:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4600Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:30:56Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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