Da metalurgia legislativa das Diretrizes Curriculares Nacionais à marcenaria curricular da licenciatura em História: o caso da UEPG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerri, Luis Fernando
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/622
Resumo: O texto objetiva analisar e discutir as características principais do currículo de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Para isso, o método de análise documental utilizado foi a reconstituição do contexto do surgimento desse currículo e a análise interna dos deslocamentos que significou em relação ao currículo anterior. Para o primeiro momento, foi necessário sistematizar e problematizar o processo de produção as Diretrizes Curriculares de História em confronto com as posições vitoriosas consolidadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Além disso, nessa constituição de cenário, foi considerada a leitura local dominante dos documentos nacionais, com a qual se confrontou a equipe que produziu o documento local. Por fim, estabelecidas as condições históricas de produção, analisam-se os resultados finais: quais áreas foram privilegiadas, quais foram preteridas e quais foram mantidas em relação ao que foi apontado nas diretrizes. Verifica-se que a imposição legal de 800 horas de Estágio e Prática foi assimilada através da redução de carga horária de disciplinas de conteúdo, mas a carga teórica também foi ampliada. De um modo geral, pode-se dizer que a mudança não significou apenas a assimilação das normas legais, mas uma mudança de paradigma, o que indica uma força de mudança independente dos estatutos legais e vinculada à dinâmica epistemológica da disciplina. Isso não deve ofuscar o fato de que restaram permanências, tanto ligadas a elementos tradicionais do ensino de História (como a divisão quadripartite da História, por exemplo) quanto à necessidade de manter brechas que desobriguem mudanças práticas em nichos específicos das disciplinas do curso.
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